Quarta, 28 Março 2018 14:26

Unifesp assume gestão acadêmico-assistencial do CAISM

Atividades ligadas à saúde mental serão direcionadas para o local

CAISM 1

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em conjunto com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), assumiu a gestão acadêmico-assistencial do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM). Fruto de um convênio tripartite entre as duas instituições com a Secretaria Estadual de Saúde - SES, o local abrigará as atividades relacionadas à saúde mental na Universidade, com atuação do seu quadro de pessoal, docentes, servidores e colaboradores.

O CAISM esteve sob administração da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo até 28 de fevereiro de 2018. Ao assumir a gestão das ações e serviços de natureza acadêmico assistencial no local, a Unifesp e a SPDM se comprometem com a assistência à saúde no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), zelando pela qualidade das ações e serviços oferecidos à população, tendo como desafio de longo prazo a constituição de um Centro de Excelência em Saúde Mental, com assistência de qualidade, integrada à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), do Ministério da Saúde, assim como o desenvolvimento de pesquisa a partir dos projetos convergentes da Universidade. Os usuários são encaminhados por meio de marcação prévia da consulta, utilizando-se a Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (sistema CROSS).

O CAISM Unifesp está localizado no bairro da Vila Mariana, próximo ao Campus São Paulo da Unifesp e ao Metrô Vila Mariana. O local estará apto para atender casos de saúde mental em todos os níveis de complexidade, dentro de suas cinco disciplinas - Psiquiatria Clínica, Psicoterapia e Psicologia Médica, Psiquiatria Infantil e Desenvolvimento, Álcool e Drogas e Políticas Públicas e Neurociências Clínica. Após o período de transição da Santa Casa para a Unifesp, iniciado em 01/03/2018, o CAISM Unifesp passará a desenvolver um espaço integrado de ações junto aos outros departamentos e disciplinas da Escola Paulista de Medicina (EPM) e da Escola Paulista de Enfermagem (EPE), em articulação com os projetos e pesquisas dos Campi Unifesp que tenham interseção com a saúde mental.

Confira aqui uma apresentação do CAISM

CAISM 2

Lido 11484 vezes Última modificação em Segunda, 09 Abril 2018 17:54