Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Química Industrial

O Curso de Química Industrial da UNIFESP é oferecido em período noturno com duração mínima de 9 semestres. Está estruturado em módulos integrados, com formação multidisciplinar e conhecimentos sólidos de Química, adquiridos com o domínio de técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos. O aluno é estimulado a ter uma postura ativa frente à construção do conhecimento, sendo capaz de inserir e aplicar novas tecnologias específicas da área industrial no mercado de trabalho.

O Químico Industrial é o profissional que formula produtos e supervisiona unidades industriais de fabricação de produtos químicos, petroquímicos, plásticos, alimentos, etc. Pode atuar também em laboratórios de indústrias de transformação e na área comercial de produtos químicos e derivados, além de exercer qualquer atividade dentro da área da Química, menos aquelas que envolvam planejamento, projetos e montagem de equipamentos e instalações industriais.

Périodo: Noturno

Confira o site

Química

O curso de Bacharelado em Química da UNIFESP é oferecido em período integral e tem duração mínima de 4 anos. Está estruturado em módulos integrados, com metodologia de ensino que adota a discussão de problemas, inserção de novas tecnologias específicas da área, assim como de informação e comunicação, estimulando o aluno a ter uma postura ativa frente à construção do conhecimento. Tem como objetivo principal formar profissionais altamente qualificados, com uma ampla e sólida base conceitual na área de Química, visando atender as necessidades sociais em consonância com as legislações educacionais e profissionais.

O aluno tem a oportunidade de conhecer os mais modernos temas de pesquisa em química e recebem uma formação personalizada em unidades curriculares obrigatórias distribuídas nas áreas de conhecimento de Ciências Moleculares, Ciências Físicas e Matemáticas, Ciências Biológicas, Ciências Ambientais e Análises Químicas.

Além da carreira acadêmico-científica, o profissional químico formado em nosso curso poderá se dedicar à produção e manejo de matéria prima, de produtos manufaturados, controle de qualidade do produto acabado, uso desses produtos em processos secundários e, ainda participar do planejamento de ações que permitam prevenir, monitorar e remediar a contaminação ambiental resultante dos processos mencionados.

Périodo: Integral

Confira o site

Farmácia

O curso tem como objetivo central a formação de um profissional capacitado a atuar na área das análises clínicas e toxicológicas, com enfoque especial na toxicologia ambiental e humana, em todos os setores da cadeia produtiva de medicamentos, cosméticos, alimentos e insumos farmacêuticos (indústria farmacêutica, de cosméticos e de alimentos), na farmácia pública e hospitalar e no Sistema Único de Saúde (SUS), apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.

Desta maneira, o curso de Farmácia e Bioquímica fornece subsídios para a formação de um profissional farmacêutico com visão generalista, atento às particularidades da sua área de atuação, e ao mesmo tempo com uma visão global do cenário ao qual sua atividade profissional se insere.

A Matriz Curricular do Curso de Farmácia e Bioquímica está organizada de maneira a permitir uma formação sólida, com carga horária adequada em unidades curriculares (disciplinas) básicas obrigatórias e unidades curriculares profissionalizantes eletivas, as quais garantem ao aluno egresso condições ideais para o bom exercício profissional, com ética e proficiência.

O oferecimento de unidades curriculares eletivas tem o intuito de permitir a construção de itinerários formativos diferenciados, respeitando as habilidades específicas e anseios profissionais do aluno. Contempla-se, deste modo, a formação generalista ao mesmo tempo em que é garantido ao aluno o direito de optar por especialização ainda em nível de graduação, como forma de investir em sua formação complementar e alcançar sucesso profissional em um mercado cada vez mais competitivo e especializado.

Périodo: Integral ou Noturno.

Confira o site

Ciências​ - Licenciatura​

O curso, com duração de 4 anos, busca promover uma formação global do professor em Ciências, buscando construir uma sólida formação científica em diversas áreas do conhecimento (sobretudo Física, Química, Biologia e Matemática), aliada a uma igualmente sólida formação em Humanidades, necessária à sua formação docente.

O desafio central da proposta curricular do curso é a ruptura com os modelos disciplinares tradicionalmente rígidos e a busca por um projeto de formação em Ciências apoiada na integração de diferentes conhecimentos, das mais diversas áreas e com amplo leque de atuações profissionais. Essa integração implica pensar em novas interações no trabalho em equipe, configurando trocas de experiências e saberes, numa postura de respeito à diversidade e à cooperação, de modo a se buscarem práticas transformadoras, parcerias na construção de projetos e exercícios permanentes de diálogo.

O curso forma professores que poderão atuar no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio.

O curso possui duração de quatro anos. Nos dois primeiros anos há um ciclo básico comum, composto por unidades curriculares chamadas cientificas básicas, que contemplam as áreas de Biologia, Física, Matemática e Química. 

No início do terceiro ano, o estudante opta por uma das quatro trajetórias acadêmicas: Física, Biologia, Química ou Matemática.

São oferecidas 100 vagas no período Vespertino e 100 vagas no Período noturno

 

Engenharia Química

O Curso de Engenharia Química da UNIFESP tem como objetivo a formação de um profissional com capacidade analítica, com sólida formação em engenharia e capacidade de interagir criativamente com as interfaces da Matemática, Física, Biologia e Química, sendo capaz de utilizar ferramentas clássicas e modernas para solucionar problemas, além de compreender as relações entre os sistemas produtivos, o ambiente e o homem que o integra.

Périodo: Integral ou Noturno

Confira o site

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse