Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Ciências Farmacêuticas

O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema tem como objetivo a formação, qualificação e aperfeiçoamento técnico-científico de profissionais para atuar em uma ou mais etapas inerentes ao ciclo do medicamento. Com linhas específicas de conhecimento, porém complementares, busca atender aos preceitos de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade inerentes à área de Ciências Farmacêuticas. Colaborando assim com o desenvolvimento intelectual, científico e tecnológico regional e nacional no âmbito das ciências farmacêuticas.

Análise Ambiental Integrada

O PPGAAI é coordenado de forma compartilhada entre os campi Diadema (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas) e Baixada Santista (Instituto do Mar). A proposta é integrar docentes e alunos de áreas distintas de conhecimento, resultando no exercício da interdisciplinaridade e na compreensão da complexidade envolvida nas questões ambientais. A área de concentração em “Análise Ambiental Integrada” objetiva avaliar, diagnosticar, monitorar, controlar e remediar, mediante abordagens interdisciplinares, as causas e efeitos sinérgicos, aditivos e cumulativos dos impactos ambientais ocasionados pelo conjunto dos processos naturais e/ou decorrente das atividades humanas em operação e/ou em planejamento no contexto de bacias hidrográficas. Essa área de concentração se desenvolve por meio das linhas de pesquisas em “Avaliação, Prognóstico e Diagnóstico Ambiental”, “Monitoramento Ambiental” e “Controle e Remediação Ambiental”.

Ecologia e Evolução

Estudar a biodiversidade dentro de um contexto ecológico e evolutivo é fundamental para o entendimento do funcionamento dos ecossistemas e das paisagens, bem como dos processos de especiação e extinção, tendo implicações diretas para a implantação de estratégias de conservação em diferentes escalas espaço-temporais.
Nosso objetivo é formar profissionais capazes de formular perguntas, testar hipóteses e solucionar problemas nas áreas de Ecologia e Evolução; divulgar de forma clara, objetiva e eficiente o conhecimento científico em Ecologia e Evolução; e discutir, tanto em âmbito nacional como internacional, os conhecimentos adquiridos, contribuindo para um melhor entendimento da diversidade biológica do Brasil em particular e do nosso planeta como um todo.

Confira o site

Engenharia e Ciência de Materiais (PPG-ECM)

A Universidade Federal de São Paulo apresenta seu Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais (PPG-ECM), em nível de Mestrado e Doutorado. O PPG-ECM foi criado a partir da nucleação de recursos humanos e de infraestrutura existentes nos campi da UNIFESP de São José dos Campos, São Paulo e Diadema, sendo, portanto, um Programa Interunidades. O PPG-ECM tem como principal missão a formação de recursos humanos de alto nível, com uma formação sólida e um forte perfil interdisciplinar, qualificando-os à docência, à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico na grande área de Materiais.

Em termos de pesquisa, três grandes linhas são o foco deste Programa: Biomateriais; Nanomateriais; e Materiais e Processos para Aplicações Industriais. Com isto, este Programa irá não somente implantar linhas de pesquisas articuladas com a tradição da UNIFESP na área médica (biomateriais), como também abrigará linhas em sintonia com os desenvolvimentos e as inovações tecnológicas do mundo contemporâneo (Nanomateriais; e Materiais e Processos para Aplicações Industriais).

Química - Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade

O programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade (PPG-CTS) do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), calcado na formação de profissionais com bases científicas sólidas e tecnológicas, com foco interdisciplinar, contribuirá (1) para o fortalecimento de uma consciência e abordagem correta e moderna do que se entende por desenvolvimento sustentável no país, tanto ao nível acadêmico quanto popular, (2) para a elevação dos índices de desenvolvimento humano do país e suas comunidades e (3) para a formação de recursos humanos altamente qualificados, nos níveis Mestrado e Doutorado, com competência no atendimento das demandas sociais, econômicas e ambientais da academia, indústria e órgãos reguladores e certificadores.

Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Alexandre Galdino da Silva

Vice-coordenadora: Profa  Dra Suzan Pantaroto Vasconcellos