Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Criada em 2007, a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Unifesp constitui a unidade universitária do Campus Guarulhos, cuja implantação decorreu do programa de expansão das universidades federais (Reuni). Seu projeto acadêmico propõe a integração entre as áreas de conhecimento das Ciências Humanas e intenciona formar cidadãos aptos a atuar de forma crítica e propositiva. A adoção desses pressupostos justifica-se diante das exigências da sociedade atual e das possibilidades de emergência de novos conhecimentos, gestados na interface dos diferentes campos do saber.

Com 3.200 estudantes matriculados, a EFLCH sobressai pela qualidade de ensino e pela produção acadêmica, que engloba ações de pesquisa e extensão universitária. Em seu campo de atuação, busca cumprir a função social de produção e difusão do conhecimento, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática e menos desigual.

Os cursos de graduação oferecidos – em Filosofia, Ciências Sociais, História, História da Arte, Pedagogia e Letras – organizam-se em torno de três eixos de disciplinas: obrigatórias, de domínio conexo (formação complementar) e optativas (formação livre). No domínio conexo, as disciplinas de Leitura e Interpretação de Textos e de Filosofia Geral são obrigatórias, enquanto as demais podem ser escolhidas em áreas de graduação diversificadas, estimulando a troca de conhecimento no campo das humanidades. As matrizes curriculares permitem o acesso aos textos originais que fundamentam as tradições depensamento das respectivas áreas, e ainda à bibliografia crítica produzida em diferentes contextos acadêmicos.

Em nível de pós-graduação são ministrados sete programas de mestrado (Educação e Saúde na Infância e Adolescência, Educação, Filosofia, Ciências Sociais, História, História da Arte e Letras) e  dois de doutorado (Educação e Saúde na Infância e Adolescência e Filosofia), com 405 estudantes inscritos. Associados a esses programas, são desenvolvidos por docentes e estudantes diversos projetos mediante o financiamento das agências de fomento à pesquisa.

O quadro de servidores é formado por 240 docentes, em regime de dedicação exclusiva, e 68 técnicos administrativos, prevendo-se – em relação a esta cifra – a ampliação para 90 até o final de 2014. Devido à construção do novo prédio e à reforma das instalações do campus principal, as atividades acadêmicas foram deslocadas para uma unidade provisória, localizada na Av. Monteiro Lobato, n.º 679, no bairro Macedo, em Guarulhos. Após o término das obras, o campus terá salas de pesquisa, auditórios, laboratórios de informática e de línguas e uma ampla biblioteca com mais de quatro mil m2. O teatro Adamastor Pimentas, que dispõe de recursos técnicos consideráveis e capacidade para acomodar 500 pessoas, está situado no interior do campus e nele são realizados eventos institucionais, apresentações artísticas e projetos culturais voltados à comunidade acadêmica e ao público em geral.

 

Acesse aqui o Regimento Interno do Campus Guarulhos

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse