Consulta de opções de acesso aberto de revistas

Visando à fomentação do movimento de Acesso Aberto, antes de escolher onde publicar seu artigo, é importante conhecer a política editorial da revista ou editora científica.

Há permissões e restrições que precisam ser consideradas: em alguns casos, a versão post-print do artigo (versão que já passou por avaliadores) pode ser depositada no Repositório Institucional UNIFESP. Em outros, não pode ser depositada. Algumas revistas cobram taxas para permitir a livre divulgação do artigo; outras permitem que o pesquisador deposite uma versão do artigo no Repositório Institucional, mas não a versão final. Algumas impõem um período de embargo, em que o acesso fica restrito à instituição e, após passado o período de embargo, o artigo pode ser disponibilizado publicamente; enquanto outras permitem que o PDF publicado pela própria revista seja depositado no Repositório Institucional. 


Para consultar as opções de acesso aberto de revistas, é possível contar com alguns recursos:

SHERPA / RoMEO

Sherpa Romeo é um recurso online que agrega e analisa as políticas de acesso aberto de editoras de todo o mundo e fornece resumos de direitos autorais de editoras e políticas de arquivamento de acesso aberto em uma base periódica. 

Sherpa Romeo novo

Como nem sempre as políticas das revistas são atualizadas no SHERPA RoMEO, recomenda-se também verificar as políticas nos websites das próprias Editoras.


 DIADORIM

O Diadorim, Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras, é um serviço de informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto.

diadorim

Constitui-se em uma fonte de consulta importante para que autores e gestores de repositórios não descumpram o acordo de publicação estabelecido entre o autor e a revista, quando do arquivamento de artigos no repositório da instituição. 


 HOW CAN I SHARE IT

A ferramenta de pesquisa How Can I Share It fornece aos pesquisadores acadêmicos uma maneira fácil de verificar onde um artigo de periódico pode ser compartilhado de acordo com os direitos de acesso e uso do artigo. 

Where can I share It 768x266

Mostra permissões de compartilhamento para artigos com DOI e links para políticas de compartilhamento dos principais editores científicos.