Bases de dados

Recursos de Pesquisa de Acesso Restrito

As bases de dados de acesso restrito e outros documentos digitais podem ser acessados diretamente pela conexão da rede Unifesp. 

Para acessar remotamente, siga as instruções. 

 

 

 

A BV UNIFESP - Trajetória Científica tem por objetivo contribuir para ampliar a visibilidade da Universidade Federal de São Paulo assim como da produção científica e acadêmica dessa instituição.

O espaço da BV UNIFESP abriga uma rede de fontes e fluxos de informação operada de modo descentralizado por diferentes departamentos e instâncias relacionadas com a memória científica da UNIFESP, mantendo a interoperabilidades com redes de fontes de referências internacionais disponíveis. 

A BV UNIFESP - Trajetória Científica é um espaço virtual que visa o controle bibliográfico da literatura técnica científica realizada dos pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo. A inclusão das infomações na BV UNIFESP é feita de modo descentralizado e progressivamente alinhando-se com o paradigma da comunicação científica da internet.

 

O Portal de Periódicos Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 30 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, dez bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Utilize os tutoriais do Portal para aperfeiçoar suas pesquisas.

 

BasesJstor

A base de dados Jstor proporciona acesso a textos completos nas áreas Cobertura nas áreas de História, Filosofia, Letras, Ciências Sociais, Artes e outras. São mais de 700 periódicos com acesso a textos integrais. Confira a lista de periódicos.

 Proquest

A base de dados Proquest tem um conteúdo nas áreas de Humanas e Ciências Sociais Aplicadas. As pesquisas podem ser realizadas tanto pelas áreas temáticas, como pelo assunto, ou ainda pelas suas publicações. Contém referências e livros eletrônicos que podem ser lidos on-line ou baixados após rápido cadastro.

 

A EEBO é uma base eletrônica que contém uma coleção de obras raras, advindas de recuperação do acervo da Biblioteca Britânica e de coleções particulares. A base contém fac-símiles digitais de livros publicados em língua inglesa no período de 1475 a 1700. Dentre os títulos incluem-se livros nas áreas de  Literatura, Inglês, História, Filosofia, Linguística, Teologia, Música, Artes Plásticas, Educação, Matemática e Ciência.



                                               

 

British Newspapers 1600-1900

A British Newspapers 1600-1900 é uma coleção digital histórica de jornais britânicos. Com uma nova plataforma de pesquisa que faz a busca em todo o texto oferece acesso com ferramentas de visualização de imagens que permite a descoberta deste valioso arquivo histórico e cultural. Além disso, encontram-se nessa base ensaios recomendados e materiais de contexto e análise escrito por estudiosos especialistas destinados a ajudar utilizadores não especialistas e estudantes.

19th Century British Library Newspapers 

19th Century Jornal British Library contém tiragens de influentes jornais nacionais e regionais que representam diferentes segmentos políticos e culturais da sociedade britânica do século 19.

NewsVault 

NewsVault proporciona a experiência da pesquisa cruzada para explorar a coleção de jornais históricos da Gale. Com o poder de busca de mais de 10 milhões de páginas fac-símiles digitalizadas, Gale NewsVault fornece uma janela sem precedentes para o passado.

Arab-Israeli Relations, 1917-1970: The Middle East Online, Series 1 

The Middle East Online, Series 1 oferece uma ampla gama de materiais de fontes originais sobre as relações árabe-israelenses desde a Declaração Balfour de 1917 até a guerra de Setembro Negro de 1970-1. Dentre os materiais oferecidos pela base estão cartas, atas, relatórios, mapas, selecionados pelo Dr. Eugene Rogan, Diretor do Centro do Oriente Médio da Universidade de Oxford - a partir de documentos de fonte primária do Arquivo Nacional de Londres.


Iraq, 1914-1974: The Middle East Online, Series 2

The Middle East Online, Series 2 é um recurso essencial para a compreensão contemporânea do Iraque moderno. Esta base de documentos de fontes primárias oferece registros de primeira mão do governo no período desde o desmantelamento do Império Otomano, a criação do novo estado, até a ascensão de Saddam Hussein em 1974. Principais questões estratégicas e declarações de políticas constam no seu acervo, revelando o funcionamento interno de administração, relações internacionais e tratados, a importância do petróleo, e todos os assuntos de importância local e regional.

Slavery and Anti-Slavery: A Transnational Archive 

Slavery and Anti-Slavery é uma coleção dividida em quatro partes dedicada à história transatlântica da escravidão. Estão inclusos livros, manuscritos, arquivos oficiais e publicações seriadas. A primeira parte documenta os debates sobre a escravidão e sua abolição nos EUA, seu envolvimento com o Reino Unido e outros países europeus, Caribe, América Latina e África. As próximas publicações serão: Comércio de Escravos nas Américas, A Instituição da Escravidão e a Era da Emancipação. Uma vez concluída, a coleção incluirá mais de 5 milhões de páginas.

17th and 18th Century Burney Collection

Os jornais e panfletos de notícias recolhidas por Charles Burney (1757 - 1817) representam a maior coleção dos séculos 17 e 18 da imprensa inglesa. Publicadas na sua maioria em Londres. No entanto, existem também alguns papéis das províncias inglesas, irlandesas e escocesas, e alguns das colônias americanas, da Europa e da Índia. A base disponibiliza conteúdo raro nas áreas de Educação, Política e Economia.

The Economist Historical Archive 1843-2006

The Economist Historical Archive 1843-2006 ('EHA') é coleção completa da revista The Economist. Periódico semanal de leitura essencial para qualquer um envolvido na política com assuntos atuais e todos os aspectos do negócio e do mundo da Economia. Em 8000 artigos e mais de 600.000 páginas, EHA oferece imagens coloridas, índices de pesquisa múltipla, tópicos e suplementos de áreas e pesquisas, em conjunto com uma galeria de capas e uma seleção de quadros financeiros que podem ser baixados e pesquisados. Em geral, é uma fonte inigualável multidisciplinar primária de pesquisa.

The Making of the Modern World 

Base de dados que disponibiliza para pesquisa, em 11,5 milhões de páginas, o texto completo de mais de 61 mil obras e 466 periódicos. Essa é uma vasta coleção on-line, que apresenta a digitalização do conteúdo de duas das mais aclamadas bibliotecas do mundo acadêmico: The Goldsmiths' Library of Economic Literature, do acervo da biblioteca da Universidade de Londres e The Kress Collection of Business and Economics, da Escola de Negócios de Harvard. Oferece visão abrangente de teorias, hábitos, costumes da economia e negócios no Ocidente entre os séculos XV e XIX.

British Literary Manuscripts Online 

British Literary Manuscripts Online é uma coleção de manuscritos digitalizados de autores britânicos. Ele contém poemas, peças de teatro, romances, diários, revistas, correspondência e outros papéis de grandes coleções de bibliotecas, reproduzidos em fac-símile que pode ser pesquisado através de informações descritivas detalhadas.

19th Century UK Periodicals 

19th Century UK Periodicals [Jornais britânicos do século 19] é uma serie multi-parte com os eventos, vidas, valores e temas que formaram o mundo do século 19. Os conteúdos provêem dos acervos da British Library, da National Library of Scotland, da National Library of Australia e outras reconhecidas fontes do mundo.

 


Gale Virtual Reference Library é uma base de enciclopédias e fontes de referência especializada em pesquisas multidisciplinares. As pesquisas podem ser realizadas por publicação ou pelo assunto em listas de preferência ou buscas livres.

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse