Recursos de Pesquisa de Acesso Livre

 

 

 

 

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) é coordenada pelo IBICT e tem o objetivo de reunir de maneira integrada um sistema com informações sobre tesses e dissertações existente nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil.Com isso dá-se o incentivo da publicação digital desses trabalhos e uma tentativa de dar maior vivsibilidade à produção científica brasileira.

 

 A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza livros, diários, manuscritos, mapas, filmes, impressos e fotografias e registros fonográficos. É possível navegar por período, lugar, tópico, tipo de material e instituição. São diversas instituições participantes em todo o mundo. Em português.

 

 A Biblioteca Nacional Digital disponibiliza documentos digitalizados de acesso livre de grande importância para o Brasil, incluindo documentos da Biblioteca Nacional.

 

 A Brasiliana USP é um projeto que foi criada em 2005 após a doação da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. A coleção reúne obras que pertenceram a  oitenta anos de pesquisa pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita. A coleção doada pela família Mindlin à USP é formada por cerca de 17. 000 títulos ou 40.000 volumes.

Parte desse acervo pertenceu também ao bibliófilo Rubens Borba de Moraes que após  sua morte foram guardados pelo casal.

 

CAIRN.INFO : Chercher, repérer, avancer.

Cairn.info surgiu da vontade de quatro publicadoras (Belin, De Boeck, La Découverteet Erès) que apóiam a publicação e a difusão de revistas de ciências humanas e sociais, de unir esforços para melhorar sua presença na internet e propor aos outros atores que pretendam desenvolver uma versão eletrônica de suas publicações, técnicas e ferramentas comerciais desenvolvidas para esta finalidade

 

Catálogo Coletivo Nacional (CCN)

O Catálogo Coletivo Nacional (CCN) é um instrumento do COMUT e consiste em uma rede aberta de cooperação de unidades de informação que reúne informaçãos de todos os catálogos de periódicos do Brasil. De modo que facilite a disponibilziação dessas informações e além de permitir o intercâmbio das publicações via COMUT, O CCN permite ainda:

  • identifcar todas as publicações periódicas existentes no país;

  • busca fácil e rápida das informações;

  • padronizar a entrada dos títulos das revistas;

  • establecimento de políticas de aquisição de maneira coordenada.

 

O Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) tem o objetivo de promover o desenvolvimento da pesquisa e do ensino na área de Ciências Sociais e fortalecer o intercâmbio de instituições de 25 países da América Latina e Caribe, EUA e Europa filiados ao Conselho. Permite o acesso a cerca de 10.000 textos completos e outras coleções, resumos e livros.

 

O objetivo do Diretório Open Access Journals é aumentar a visibilidade e facilidade de uso de periódicos científicos e acadêmicos de acesso aberto, promovendo assim a sua maior utilização e impacto. O Diretório pretende ser abrangente e cobrir todos os periódicos científicos de acesso aberto que utilizam um sistema de controle de qualidade para garantir pertinência.

 

 O portal Domínio Público foi lançado em 2004 e disponibiliza um acervo de obras que estão em domínio público ou que tenha sua divulgação autorizada pelos responsáveis. O portal tem o objetivo de disponibilizar informações e conhecimento de obras literárias, artísticas e científicas em textos, sons, imagens e vídeos para fomento da inovação, educação e aprendizado de forma livre e gratuita.

 

 

http://www.fcc.org.br/biblioteca/imagem/logo_scielo_educa.jpg

Educa é uma parceria entre a Fundação Carlos Chagas e o Scielo. Essa base foi criada para disseminar periódicos científicos específicos da área de Educação. Os periódicos são analisados, classificados e catalogados por um comitê científico altamente qualificado da área de Educação, de forma a permitir o uso direto dos interessados - cidadãos em geral, sociedade acadêmica e profissionais ligados à área - , que podem fazer download gratuito de publicações na íntegra ou de artigos específicos. (Fonte: Fapesp)

 

A biblioteca digital da Biblioteca Nacional da França Gallica oferece acesso a mais de  1,5 milhões de documentos digitais disponíveis que se encontram em domínio público nas áreas de Artes e Humanidades. Dentre os documentos disponibilizados estão livros, manustritos, cartas, imagens, revistas e jornais, partituras, músicas e letras de músicas.

Os recursos de pesquisa podem ser acessados nos idiomas: francês, inglês, português e espanhol. A utilização do seu conteúdo para usos não comercial é gratuita.

 

 

O Google Acadêmico é uma plataforma simplificada que tenta abranger a literatura acadêmica de todas as áreas. É possível pesquisar artigos, teses, livros e resumos com textos completos, resumos e citações de diversas fontes.  

 

Europeana - Think culture é um portal que disponibiliza acesso a milhões de itens digitais como livros, pinturas filmes, objetos de museus e outros documentos do patrimônio cultural europeu. É uma iniciativa dos países europeus para tornar acessível a todos os recursos culturais e cientíticos da Europa.

 

 Michael é um portal cultural que tem o objeto de disponibilziar acesso a coleções digitais localizada em diferenetes museus, arquivos, bibliotecas e outras instituições da Europa. Para interessados em arte, arqueologia, história moderna, etc.

 

New York Public Library Digital Gallery oferece livre acesso a mais de 800.000 imagens digitalizadas do acervo da biblioteca pública de Nova York. Essa vasta coleção inclui iluminuras, mapas históricos, posters vintage, impressões raras, fotografias e mais.

 

Persée é um programa de publicação eletrônica de periódicos científicos nas áreas de humanidades e ciências sociais criado pelo governo francês. O portal dá acesso a todas as coleções digitalizadas com possibilidades avançadas de explorar as revistas digitalizadas que são criteriosamente avaliadas.

 

O Projeto Google Art Project é uma parceria entre o Google e mais de 151 museus de arte advindos de mais de 40 países. Possui uma tecnologia avançada que permite uma experiência bastante interessante. Os usuários podem fazer passeios virtuais em museus, e explorar centenas de obras de arte com um incrível zoom. É possível ainda criar e compartilhar coleções individuais.

 

O PortalRedalyc reúne revistas científicas com artigos integrais em todas as áreas. São revistas dos países íbero-americanos. O portal foi desenvolvido pela Universidad Autónoma de Estado de México e pretende contribuir para a difundir o acesso a informação científica e fomentar o desenvovimento de pesquisas.

 

SciELO (Scientific Electronic Library Online /Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é uma base de publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos. Possui mais de 920 periódicos e 340 mil artigos. Foi desenvolvido para apresentar e viabilizar acesso a literatura científica, especialmente na América Latina e Caribe. Apresenta interface amigável que proporciona uma facilidade de busca por artigo, periódico ou áea do conhecimento. É possível ainda vizualizar números e indicadores de acesso, proporcionando informação sobre o impacto, uso e pertinência das publicações.

O Modelo SciELO é o produto da cooperação entre a FAPESP (http://www.fapesp.br) - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, BIREME (http://www.bireme.br) - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, instituições nacionais e internacionais relacionadas com a comunicação científica e editores científicos.

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse