Como formatar seu trabalho acadêmico

Manual de normalização visa orientar a padronização de TCCs, dissertações e teses baseados nas normas da ABNT de maneira unificada e com exemplos que facilitam sua utilização.

Manual de Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Mudanças da Norma 6023 de Referências Bibliográficas

Modelos de trabalho acadêmico

Os Modelos de Trabalhos Acadêmicos possuem uma pré-estrutura do trabalho com a formatação exigida pelas normas. De maneira fácil e rápida, será possível inserir dados e o texto do trabalho no Modelo em Microsoft WordLibreOffice Writer para sua normalização quase automática. Para isso, foi criado também um guia que o acompanha para orientação de como utilizar esse modelo. Confira os documentos abaixo:

Escolha o formato de arquivo:

Arquivo Microsoft Word | Como usar o arquivo (Word)

Arquivo LibreOffice Writer | Como usar o arquivo (Writer)

Modelo de ficha catalográfica

Arquivo modelo de ficha catalográfica (.docx)

Gerenciadores de referências

Zotero

Gerenciador de referências e de citações gratuito disponibilizado pela Roy Rosenzweig Center for History and New Media. Permite armazenar, organizar, compartilhar e gerar referências a partir de diversas bases de dados. Nas versões web e desktop também pode ser integrado aos editores de texto para geração automática de citações e referências.

Acesso em: https://www.zotero.org.

Mendeley

Gerenciador de referências e de citações gratuito disponibilizado pela empresa Elsevier. Permite armazenar, organizar, compartilhar e gerar referências que podem ser importadas de diversas bases de dados. Nas versões web e desktop e pode ser integrado a editores de texto para geração automática de citações e referências.

Acesso em: http://www.mendeley.com.

EndNote Basic 

Gerenciador de referências disponível junto à base Web of Science, no Portal de Periódicos da Capes. Permite armazenar, organizar, compartilhar e gerar referências recuperadas em diversas bases de dados e pode ser integrado ao Word para geração automática de citações e referências.

Primeiro acesso em: http://www.periodicos.capes.gov.br.

Acesso em: www.myendnoteweb.com.