Marcia Cristina Consolim

Professora Associada II da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP). Credenciada na Pós-Graduação dessa instituição desde agosto de 2011. Possui graduação em Ciências Sociais (1990), mestrado em Filosofia (1997) e doutorado em Sociologia (2007), todos pela Universidade de São Paulo. Suas atividades acadêmicas e publicações concentram-se nas seguintes áreas de pesquisa: história social dos intelectuais; sociologia das ciências humanas e sociais; sociologia da cultura; intelectuais franceses; ensino superior e disciplinas universitárias. Suas pesquisas focalizam o estudo de intelectuais livres e de obras de vulgarização científica, assim como a circulação do saber entre a universidade e instituições de difusão para o grande público (imprensa, escolas abertas, conferências públicas). Suas pesquisas concentram-se na área de história da psicologia e da sociologia na França. Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa sobre a circulação de intelectuais e de teorias sociais entre a França e o Brasil na primeira metade do século XX. É editora-chefe da BIB - Revista Brasileira de Informação Bibliográfica (2017-2019) e editora-assistente da revista Serendipities: Journal for the Sociology and History of the Social Sciences (Universidade de Graz/Áustria). É membro do Instituto Brasileiro de Estudos Durkheimianos (UFRGS), pelo qual organizou dois volumes da coleção Biblioteca Durkheimiana - Durkheim (2016) e Mauss (2018). Pesquisadora convidada do Centre Européen de Sociologie et de Science Politique (CESSP - Paris) e do Centre Alexandre Koyré (EHESS - Paris). Vice-Presidente do Research Committee (08) History of Sociology - grupo de trabalho do ISA - International Sociological Association (2018-2022). Membro do corpo editorial da revista Durkheimian Studies/Études Durkheimiennes.

Marcia Consolim