EVENTO DIA 7/11 - Os trajes de encantados Pankararu: da Missão de Pesquisas Folclóricas à São Paulo de hoje

A Cátedra Kaapora reforça o convite para o evento "Os trajes de encantados Pankararu: da Missão de Pesquisas Folclóricas à São Paulo de hoje", amanhã, quarta-feira dia 7 de novembro, das 18h30 às 21h, no Teatro Adamastor Pimentas.

Para além de pesquisadores da Unesp e da Unicamp, contaremos com a presença de membros da comunidade Pankararu de São Paulo.

Neste ano, celebram-se os 80 anos da Missão de Pesquisas Folclóricas promovida por Mário de Andrade, expedição etnográfica oficial pioneira no registro de saberes e fazeres tradicionais do Norte e Nordeste do país.
Um dos itens coletados pela Missão foi uma indumentária representativa de entidade espiritual Praiá, do povo indígena Pankararu, de Pernambuco, que gerou fascinação nos Modernistas.
A proposta do evento é conversar sobre esse projeto dos anos 1930 e também sobre os trajes Praiá.
Um dos pontos altos será a oportunidade de vê-los ganharem vida pelas mãos de nossos convidados Pankararu.


Obs. Certificados para horas complementares podem ser obtidos mediante inscrição online no site da Proec, até meia noite do dia 6/11 - ou então conversando com os docentes responsáveis na hora.

Mais informações no cartaz anexo.

Contamos com vocês!

 

cartaz pankararu 1

Na parte de cima do cartaz está, do lado esquerdo, o logotipo da Cátedra Kaapora. No centro da página vem o título do evento: Encantados Pankararu: da Missão de Pesquisas Folclóricas à São Paulo de hoje”. Logo abaixo, um breve parágrafo explica do que tratará o evento: “Em 2018, celebram-­se 80 anos da expedição etnográfica promovida por Mário de Andrade, pioneira no registro de saberes e fazeres tradicionais no país. Um dos itens que mais fascinou o pesquisador foi o praiá, traje que presentifica espíritos ancestrais do povo Pankararu. Os praiás se farão presentes no encontro por danças e falas dos Pankararu e por uma conversa sobre a expedição nos anos 1930”.

Na metade inferior do cartaz, está uma fotografia em que índios Pankararu dançam com trajes cerimoniais chamados Praiá. Ao lado da fotografia, lêem-se os nomes dos convidados que participarão do evento: “Convidados: Representantes da comunidade Pankararu em São Paulo; Prof. Dr. Alberto Ikeda (etnomusicólogo –Unesp/Kaapora); Prof. Dr. José Maurício Arruti (antropólogo –Unicamp). Por fim, aparecem as informações sobre dia, hora e local: “7 de novembro de 2018 | Quarta-feira | 18:00 - 21:00. Teatro Adamastor Pimentas | UNIFESP | Campus Guarulhos”.