História

Modalidade: Bacharelado e Licenciatura
Área: Humanas
Ingresso: Anual - SiSU
Regime: Semestral
Duração: 4 anos
Período: Vespertino e Noturno
Ano de Criação: 2007

 

Apresentação

Como ciência humana, a História tem por objeto a ação dos seres humanos sobre o mundo natural e social em suas mais variadas dimensões – o trabalho e a transformação da natureza, a vida material, a organização da sociedade e do poder político, as formas de representação simbólica e artística, as identidades coletivas, a vida cotidiana. O modo de conhecer do historiador caracteriza-se, principalmente, por seu compromisso com a temporalidade, recorte que impõe, diante dos fatos humanos do passado e do presente, a interrogação sobre a sua emergência e desenvolvimento no tempo.  Perguntar sobre a gênese, balizar os momentos fundamentais de transformação (periodizar) são as práticas inseparáveis dessa estratégia de conhecimento. Trabalhando com escalas e durações diversas, o historiador tem sempre presente o plano da diacronia.

Operando com aquilo que é humano, vale dizer, mortal e contingente, o historiador lida com a memória coletiva e coopera na sua produção. Para além da preservação da memória, seu trabalho exige reconstituir, interpretar e produzir versões sobre os fatos humanos do passado, resultados que serão sempre novos, pois guiados pelos questionamentos do presente.

O curso de História da Unifesp procura dar conta dessas várias dimensões de sua disciplina através dos cursos especializados da sua área, do aprofundamento das interfaces com as outras áreas de humanidades (pedagogia, letras, ciências sociais e filosofia) e se empenha na montagem de um programa de estudos que contemple de forma integrada a formação erudita, o treinamento para a pesquisa e para o ensino. Presente em todos os conteúdos do curso, essa proposta se concretiza de forma peculiar nos Laboratórios de Ensino e Pesquisa, onde o aluno é colocado frente aos desafios de seu ofício desde o início do curso, através da exploração dos diversos tipos de fontes e exercitando a crítica e a produção de material didático. O curso oferece duas formações: Bacharelado e Licenciatura. Porém, a proposta curricular procura a máxima aproximação entre a formação do bacharel e do licenciado, diferenciando a licenciatura apenas por sua carga específica de estágios no sistema escolar.

 

Coordenação

Profa. Dra. Elaine Lourenço (Licenciatura)

Prof. Dr. José Carlos Vilardaga (Bacharelado)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse