História da Arte

Duração: 4 anos
Período: Noturno
Ano de Criação: 2009
Conceito de Avaliação do MEC: nota 5 (MÁXIMA)

Apresentação

A História da Arte investiga os fenômenos visuais em qualquer campo do conhecimento no mundo atual. O curso de História da Arte, assim, propõe um diálogo intenso com as abordagens trans-disciplinares relacionadas às artes e aos estudos da imagem, focalizando a pintura, a escultura, a fotografia, o cinema, além de imagens mecânicas, eletrônicas e digitais, inclusive não-artísticas.

As imagens e obras de arte visuais criaram ao longo da história um universo expressivo próprio, irredutível à linguagem discursiva. O curso visa preparar o aluno para um campo do conhecimento no qual as mensagens só podem ser analisados a partir de sua própria lógica, cujos sentidos são dados por sua sedimentação histórica e cultural, que lhe conferem eficiência comunicativa.

O curso formará profissionais capazes de fazer uma leitura crítica de qualquer representação visual. O mercado de trabalho para estes profissionais abrange campos tradicionais do ensino e pesquisa como museus, curadoria, patrimônio, ensino superior, cursos livres, galerias, crítica da arte e do cinema e a própria pesquisa, e abre possibilidades nas áreas da propaganda, produção gráfica, digital, consultoria nacional e internacional e meios de comunicação diversos.

Profa. Dra. Marina Soler Jorge (Coordenadora)

Profa. Dra. Michiko Okano Ishiki (Vice-coordenadora)