Gestão 2018 - 2021

Diretora Acadêmica: Profa. Dra. Magali Aparecida Silvestre

prof magali Pedagoga, Doutora (2008) e Mestre (1997) em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada I da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência (Mestrado e Doutorado) e no Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Responsável pela disciplina Planejamento e Avaliação Educacional no curso de Pedagogia. Preceptora do Programa de Residência Pedagógica - ensino fundamental - na mesma instituição. Pesquisadora na área de Formação de Professores: ensino fundamental e ensino superior, identidade profissional, estágio curricular, inserção profissional e avaliação educacional. Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório de Desenvolvimento Docente e Inovação Pedagógica - GEODDIP. Por mais de 15 anos trabalhou em escolas públicas da rede estadual e municipal de São Paulo, como professora dos primeiros anos do ensino fundamental, EJA e coordenadora pedagógica. Atuou como professora de Didática no CEFAM, na H.E.M. e em cursos de Pedagogia e demais licenciaturas e de Didática do Ensino Superior em cursos de pós-graduação lato-sensu. Coordenou o Centro de Formação de Professores ? Licenciaturas e o Programa de Educação de Jovens e Adultos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenou os cursos de Pedagogia, Letras e História da Universidade Mogi das Cruzes, campus São Paulo. Foi Coordenadora de Área de Gestão de Processos Educacionais do PIBID da UNIFESP e vice-presidente da Comissão Própria de Avaliação - CPA. É avaliadora de curso do SINAES/MEC/INEP e Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Coordenou o GT8 Formação de Professores da Anped - gestão 2016-2017 e foi vice-coordenadora - gestão 2017-2019. Atualmente é membro do Conselho Editorial Executivo da Revista Formação Docente do GT 08 da Anped. É Diretora da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Unifesp, campus Guarulhos - gestão 2017-2021. (Texto informado pelo autor)

 

 

Vice-Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Janes Jorge

 prof janes Professor Associado do curso de graduação e do programa de pós-graduação do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Realiza pesquisas na área de história ambiental. É autor do livro Tietê, o rio que a cidade perdeu e organizou o livro Cidades Paulistas: Estudos de História Ambiental Urbana. Integra o Conselho Consultivo da Associação Nacional de História, Seção São Paulo desde 2014 e coordenou o GT História Ambiental da ANPUH/SP entre 2014 e 2018.. Atualmente, ocupa a Vice-Direção Acadêmica do Campus Guarulhos da Unifesp (2017-2021). (Texto informado pelo autor)

Gestão 2013 - 2017

Diretor Acadêmico: Prof. Daniel Arias Vazquez

Prof Daniel Arias Vazquez Possui graduação em Administração (hab. em Administração Pública) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), mestrado em Economia Social e do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Entre 2013 e 2017, exerceu o cargo de Diretor Acadêmico da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp/ campus Guarulhos. Tem experiência na área de políticas públicas e gestão governamental, com ênfase nas finanças públicas, no financiamento e na avaliação das políticas sociais. (Texto informado pelo autor)

 

 

Vice-Diretora Acadêmica: Profa. Dra. Marineide de Oliveira Gomes

 profa marineide Mestre e Doutora em Educação (FE-USP - 1996; 2003 ); realizou Mestrado Internacional em Estado, Gobierno y Políticas Públicas (Flacso Brasill - 2020) e Pós-Doutoramento em Educação (Universidade Católica Portuguesa - campus Lisboa - 2014). Professora aposentada da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e professora-assistente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Santos/SP - instituição que coordena o Observatório de Profissionais da Educação: Políticas e Pesquisa-Formação (CNPq) com ações nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência nos campos das Políticas Públicas Educacionais, Formação de Professores, Políticas Públicas para a(s) Infância(s) e atualmente realiza pesquisas relativas à educação das infâncias em territórios educativos e pesquisas com crianças. Atuou na docência e na gestão na educação básica e no ensino superior (lato e stricto sensu), na avaliação de cursos de formação de professores pelo Inep/Basis/MEC, na vice-direção acadêmica da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (campus Guarulhos) e fez parte de equipes centrais de Secretarias Municipais (Educação - Santo André e Bem-Estar-Social - em São Paulo). (Texto informado pelo autor)

Gestão 2010-2012

Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas

Prof Marcos Cezar de Freitas Sou Professor Associado Livre-Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Sou orientador de mestrado e doutorado. Supervisiono pós-doutorados. No que diz respeito ao ensino, iniciei a carreira de professor da educação básica na escola pública em 1982 e em 1988 tornei-me professor universitário atuando, desde então, na formação de professores no Curso de Pedagogia oferecendo cursos sobre a construção social da infância. No que diz respeito à pesquisa, vulnerabilidades infantis e educação inclusiva são os temas que pesquiso. Em perspectiva antropológica abordo a educação de crianças com deficiências ou cronicamente enfermas. Essas questões são também abordadas em perspectiva transcultural, analisando as vulnerabilidades corporais de crianças refugiadas ou migrantes.
Coordeno o Projeto de Pesquisa EDUCINEP - Educação Inclusiva na Escola Pública, que abriga a Plataforma de Saberes Inclusivos com colaboradores do Brasil e do exterior. Desenvolvo projeto de produtividade em pesquisa financiado pelo CNPq.
No que diz respeito à extensão, organizei e coordeno a Escola Livre para Formação Inclusiva, que em parceria com escolas públicas e equipamentos de saúde oferece formação a respeito da educação de crianças cronicamente enfermas. (Texto informado pelo autor)

 

 

Vice-Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Glaydson José da Silva

prof gladyson Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e mestrado (2001) e doutorado (2005), também em História, pela Universidade Estadual de Campinas, tendo desenvolvido estágio doutoral em História e Arqueologia (Sanduíche - 2003-2004) junto à Université de Paris I - Sorbonne e ao Musée des Antiquités Nationales de Saint Germain-en-Laye, na França. Realizou pós-doutoramentos Junto à Universidade Estadual de Campinas (entre janeiro de 2006 e dezembro de 2010, com apoio financeiro da FAPESP até fevereiro de 2008), à Université de Strasbourg (entre novembro de 2011 e março de 2012, com apoio financeiro da FAPESP) e junto à Universidade de São Paulo (entre março de 2017 e fevereiro de 2018). Foi professor Adjunto-A da Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Paraná, entre abril e junho de 2008. Atualmente é professor Associado da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos. Foi pesquisador colaborador do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas. Na Unicamp, ministrou disciplinas de Teoria da História e exerceu, de março de 2007 a abril de 2009, função de Diretor Associado do Centro de Estudos e Documentação do Pensamento Antigo Clássico, Helenístico e de sua Posteridade Histórica. Foi Diretor deste mesmo Centro entre abril de 2009 e outubro de 2011. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando, principalmente, nos seguintes temas: tradições interpretativas em História Antiga, relações entre Antiguidade e modernidade/leituras contemporâneas do mundo antigo, História das extremas direitas na França. Foi coordenador nacional do Grupo de Trabalho de História Antiga, da ANPUH (2011-2013) É avaliador do Ministério da Educação para fins de autorização, reconhecimento e credenciamento de cursos de História. É membro da equipe responsável pela implantação da Proposta Curricular de História para o Ensino fundamental e Médio do Estado de São Paulo (2007-2008). É editor chefe de Heródoto - Revista do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-Asiáticas - periódico bilingue. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Antiguidade Clássica e suas Conexões Afro-asiáticas, da EFLCH/Unifesp. É assessor ad hoc da FAPESP. (Texto informado pelo autor)

Gestão 2012-2013 (pro tempore)

Diretora Acadêmica: Prof.ª Dra. Conceição Vieira da Silva Ohara

Prof Conceicao vieira da silva ohara protempore 2012a2013 Possui graduação em Enfermagem (1977) e Habilitação em Enfermagem Obstétrica (1978) pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata, atualmente Universidade Estadual do Pará. É Especialista em Enfermagem Materno Infanto Juvenil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979). Mestre em Enfermagem Pediátrica desde 1985 e Doutora em Enfermagem (1994) pela Universidade Federal de São Paulo. Professora Titular da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. É Líder do Grupo de Estudos em Puericultura da UNIFESP; Membro do Conselho Editorial dos periódicos assim como ad-hoc de periódicos. Exerceu cargo de Presidenta da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras - SOBEP - de 11/1997 a 02/2006 e de 03/2006 até junho de 2012 exerceu o cargo de Vice-Presidenta da mesma. Foi Diretora do Departamento de Enfermagem da Escola Paulista de Medicina, hoje Escola Paulista de Enfermagem, de 2000 a 2006, anteriormente a este período foi vice diretora por três anos.Foi Diretora de Assuntos Comunitários da Unifesp e Diretora Administrativa da Fundação de Apoio da Unifesp (2009-2012). Em fevereiro de 2011 atuou como Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP até o dia 16 de dezembro de 2012, quando foi designada para exercer o cargo de Diretora Pró-Tempore do Campus Guarulhos no dia 17/12/2012 (Portaria 2.994 de 14 de dezembro de 2012) até abril de 2013, Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Estudantis (PRAE) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) de abril de 2013 a março de 2016. Atualmente, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem- seção São Paulo (ABEn/SP).Com experiência nas áreas temáticas: Puericultura, Adolescente, Educação em Enfermagem e Saúde coletiva. (Texto informado pelo autor)

 

 

Gestão 2009-2010

Diretor Acadêmico: Prof. Dr. Marcos Cezar de Freitas

Prof Marcos Cezar de Freitas Sou Professor Associado Livre-Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Sou orientador de mestrado e doutorado. Supervisiono pós-doutorados. No que diz respeito ao ensino, iniciei a carreira de professor da educação básica na escola pública em 1982 e em 1988 tornei-me professor universitário atuando, desde então, na formação de professores no Curso de Pedagogia oferecendo cursos sobre a construção social da infância. No que diz respeito à pesquisa, vulnerabilidades infantis e educação inclusiva são os temas que pesquiso. Em perspectiva antropológica abordo a educação de crianças com deficiências ou cronicamente enfermas. Essas questões são também abordadas em perspectiva transcultural, analisando as vulnerabilidades corporais de crianças refugiadas ou migrantes.
Coordeno o Projeto de Pesquisa EDUCINEP - Educação Inclusiva na Escola Pública, que abriga a Plataforma de Saberes Inclusivos com colaboradores do Brasil e do exterior. Desenvolvo projeto de produtividade em pesquisa financiado pelo CNPq.
No que diz respeito à extensão, organizei e coordeno a Escola Livre para Formação Inclusiva, que em parceria com escolas públicas e equipamentos de saúde oferece formação a respeito da educação de crianças cronicamente enfermas. (Texto informado pelo autor)

 

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