Biblioteca em Números
A Biblioteca da Eppen e seus números
Ao longo de 11 anos, a Biblioteca já catalogou mais de 20.000 materiais entre livros, periódicos, CDs, DVDs, calculadoras e mangás, como segue na tabela abaixo:
Ano | Títulos catalogados | Exemplares catalogados |
2011 | 260 | 391 |
2012 | 193 | 750 |
2013 | 1.985 | 5.988 |
2014 | 1.132 | 2.954 |
2015 | 414 | 1.825 |
2016 | 1.168 | 3.332 |
2017 | 645 | 1.170 |
2018 | 641 | 1.041 |
2019 | 618 | 720 |
2020 | 82 | 85 |
2021 | — | — |
2022 | 433 | 1.853 |
TOTAL | 7.571 títulos | 20.109 exemplares |
Em destaque o ano de 2021, em que não houveram materiais catalogados, pois neste ano a Unifesp ficou fechada em tempo integral devido a pandemia do Covid-19.
Apesar da Biblioteca da Eppen já ter materiais catalogados e passíveis de empréstimos desde 2011, foi somente no dia 13 de maio de 2013 que a Biblioteca abriu oficialmente as portas para atendimento à comunidade acadêmica para empréstimos e devoluções. Esse atraso foi devido à falta de uma impressora para a Biblioteca, necessária para a impressão das etiquetas de lombada que permitem tanto a organização do acervo quanto às operações de empréstimos e devoluções.
Essa falta foi solucionada no começo de 2013, com a disponibilização de uma impressora para a Biblioteca pela Diretoria Acadêmica à época, os Professores Murilo Leal Pereira Neto e Cláudia Alessandra Tessari. E com a ajuda dos próprios discentes que ofereceram-se para auxiliar a Biblioteca na colagem das etiquetas, em maio daquele ano começamos nossas atividades de circulação de acervo. Ao longo destes 9 anos (2013 - 2022), realizamos mais de 104.000 empréstimos e renovações, conforme segue:
Ano | Empréstimos e renovações |
2013 | 3.565 |
2014 | 7.900 |
2015 | 5.740 |
2016 | 8.869 |
2017 | 22.751 |
2018 | 24.653 |
2019 | 13.596 |
2020* | 4.718 |
2021* | 4.872 |
2022* | 7.673 |
TOTAL | 104.337 |
* De março de 2020 a março de 2022 a Unifesp teve suas atividades presenciais suspensas por conta da pandemia do Covid 19. Neste intervalo, a Biblioteca realizou a renovação mensal de 406 livros que estavam emprestados, para que nossos usuários não ficassem prejudicados e não precisassem ter que renovar os livros frequentemente.
Além dos empréstimos, renovações e devoluções de livros, a Biblioteca faz as estatísticas dos livros consultados, que são os livros lidos pelos usuários dentro da Biblioteca, sem serem emprestados. Seguem as estatísticas de consulta de 2013 a 2022:
Ano | Livros consultados |
2013 | 1.056 |
2014 | 2.578 |
2015 | 375 |
2016 | 820 |
2017 | 1.582 |
2018 | 1.040 |
2019 | 1.482 |
2020 | 71 |
2021 | — |
2022 | 889 |
TOTAL | 9.893 |
Como pode ser visto, não há dados para 2021 devido à Biblioteca ter ficado totalmente fechada neste ano por conta da pandemia já citada.
MURAL DE AVISOS - Secretaria de Graduação
AVISOS IMPORTANTES!
06/09/2023 - Atendimento Remoto 08/09/2023
Informamos que a Secretaria de Graduação não terá atendimento presencial no dia 08/09/2023 (sexta-feira), devido ao recesso do feriado de 7 de setembro (quinta-feira).
As demandas serão atendidas exclusivamente via canais:
18/08/2023 - Aproveitamento de Estudos
O aproveitamento de estudos poderá ser pleiteado de 18/08/2023 a 27/09/2023.
Publicamos no nosso Menu Lateral o Tutorial para peticionamento dos aproveitamentos.
15/08/2023 - Início do 2º semestre em 16/08/2023
Amanhã inicia-se o segundo semestre de 2023, desejamos a todos um ótimo retorno às aulas!
No mural físico da secretaria (térreo) colocamos o QR Code para acesso à grade horária e salas.
A grade também encontra-se publicada no nosso site (em Menu lateral>Grade Horária 2º semestre 2023)
11/08/2023 - Lista Final de Formandos 1º semestre de 2023
Publicada (em Menu lateral>Formandos) a lista final dos formandos 1º semestre de 2023, bem como as datas de colação divulgadas no site da Prograd.
09/08/2023 - Expediente Secretaria de Graduação em 11/08/2023
Devido à redução abrupta da equipe por motivos de saúde, excepcionalmente nesta sexta-feira, dia 11 de agosto de 2023, a Secretaria de Graduação – Campus Osasco prestará atendimento apenas de forma remota pelo nosso canal de atendimento: secretaria.osasco@unifesp.br
02/08/2023 - Rematrícula 2º semestre 2023
Acesso REMAT: LINK
31/07/2023 - Questionário Econômico para Rematrícula
Aviso importante aos estudantes convocados a preencher novamente o Questionário Socioeconômico: caso não o façam não terão acesso ao sistema da Rematrícula! Já foi enviado por e-mail um comunicado conjunto entre Prograd, Praepa e STI com orientações e o link do questionário.
Segue lista dos estudantes por RA que necessitam preencher o formulário: LISTA
Equipe Biblioteca
Bibliotecários
Maria Rosa Kushnir (Coordenadora)
Ana Letícia Olímpio da Silva David
Andreas Leber
Assistentes em Administração
Naiara dos Santos Souza
Patrícia Félix da Silva
Intérprete de LIBRAS
Vivian Pataro Moraes