Biblioteca em Números

A Biblioteca da Eppen e seus números

Ao longo de 11 anos, a Biblioteca já catalogou mais de 20.000 materiais entre livros, periódicos, CDs, DVDs, calculadoras e mangás, como segue na tabela abaixo:

 

Ano Títulos catalogados Exemplares catalogados
2011 260 391
2012 193 750
2013 1.985 5.988
2014 1.132 2.954
2015 414 1.825
2016 1.168 3.332
2017 645 1.170
2018 641 1.041
2019 618 720
2020 82 85
2021
2022 433 1.853
TOTAL 7.571 títulos 20.109 exemplares

 

Em destaque o ano de 2021, em que não houveram materiais catalogados, pois neste ano a Unifesp ficou fechada em tempo integral devido a pandemia do Covid-19.

Apesar da Biblioteca da Eppen já ter materiais catalogados e passíveis de empréstimos desde 2011, foi somente no dia 13 de maio de 2013 que a Biblioteca abriu oficialmente as portas para atendimento à comunidade acadêmica para empréstimos e devoluções. Esse atraso foi devido à falta de uma impressora para a Biblioteca, necessária para a impressão das etiquetas de lombada que permitem tanto a organização do acervo quanto às operações de empréstimos e devoluções. 

Essa falta foi solucionada no começo de 2013, com a disponibilização de uma impressora para a Biblioteca pela Diretoria Acadêmica à época, os Professores Murilo Leal Pereira Neto e Cláudia Alessandra Tessari. E com a ajuda dos próprios discentes que ofereceram-se para auxiliar a Biblioteca na colagem das etiquetas, em maio daquele ano começamos nossas atividades de circulação de acervo. Ao longo destes 9 anos (2013 - 2022), realizamos mais de 104.000 empréstimos e renovações, conforme segue:

Ano Empréstimos e renovações
2013 3.565
2014 7.900
2015 5.740
2016 8.869
2017 22.751
2018 24.653
2019 13.596
2020* 4.718
2021* 4.872
2022* 7.673
TOTAL 104.337

 

* De março de 2020 a março de 2022 a Unifesp teve suas atividades presenciais suspensas por conta da pandemia do Covid 19. Neste intervalo, a Biblioteca realizou a renovação mensal de 406 livros que estavam emprestados, para que nossos usuários não ficassem prejudicados e não precisassem ter que renovar os livros frequentemente. 

Além dos empréstimos, renovações e devoluções de livros, a Biblioteca faz as estatísticas dos livros consultados, que são os livros lidos pelos usuários dentro da Biblioteca, sem serem emprestados. Seguem as estatísticas de consulta de 2013 a 2022:

 

Ano Livros consultados
2013 1.056
2014 2.578
2015 375
2016 820
2017 1.582
2018 1.040
2019 1.482
2020 71
2021
2022 889
TOTAL 9.893

 

Como pode ser visto, não há dados para 2021 devido à Biblioteca ter ficado totalmente fechada neste ano por conta da pandemia já citada.

MURAL DE AVISOS - Secretaria de Graduação

AVISOS IMPORTANTES!

 

06/09/2023 - Atendimento Remoto 08/09/2023

 

Informamos que a Secretaria de Graduação não terá atendimento presencial no dia 08/09/2023 (sexta-feira), devido ao recesso do feriado de 7 de setembro (quinta-feira).

As demandas serão atendidas exclusivamente via canais:

secretaria.osasco@unifesp.br

estagio.osasco@unifesp.br

 

 

18/08/2023 - Aproveitamento de Estudos

 

O aproveitamento de estudos poderá ser pleiteado de 18/08/2023 a 27/09/2023.

Publicamos no nosso Menu Lateral o Tutorial para peticionamento dos aproveitamentos.

Atalho para o tutorial

 

15/08/2023 - Início do 2º semestre em 16/08/2023

 

Amanhã inicia-se o segundo semestre de 2023, desejamos a todos um ótimo retorno às aulas!

No mural físico da secretaria (térreo) colocamos o QR Code para acesso à grade horária e salas.

A grade também encontra-se publicada no nosso site (em Menu lateral>Grade Horária 2º semestre 2023)

Atalho para grade

 

11/08/2023 - Lista Final de Formandos 1º semestre de 2023

 

Publicada (em Menu lateral>Formandos) a lista final dos formandos 1º semestre de 2023, bem como as datas de colação divulgadas no site da Prograd.

Atalho para a lista

 

09/08/2023 - Expediente Secretaria de Graduação em 11/08/2023

 

Devido à redução abrupta da equipe por motivos de saúde, excepcionalmente nesta sexta-feira, dia 11 de agosto de 2023, a Secretaria de Graduação – Campus Osasco prestará atendimento apenas de forma remota pelo nosso canal de atendimento: secretaria.osasco@unifesp.br

 

02/08/2023 - Rematrícula 2º semestre 2023

 

Acesso REMAT: LINK

 

REMATRÍCULA

 

31/07/2023 - Questionário Econômico para Rematrícula

 

Aviso importante aos estudantes convocados a preencher novamente o Questionário Socioeconômico: caso não o façam não terão acesso ao sistema da Rematrícula! Já foi enviado por e-mail um comunicado conjunto entre Prograd, Praepa e STI com orientações e o link do questionário.

Segue lista dos estudantes por RA que necessitam preencher o formulário: LISTA

 

Equipe Biblioteca

Bibliotecários

Maria Rosa Kushnir (Coordenadora)

Ana Letícia Olímpio da Silva David

Andreas Leber

 

Assistentes em Administração 

Naiara dos Santos Souza

Patrícia Félix da Silva

 

Intérprete de LIBRAS

Vivian Pataro Moraes