Nota de solidariedade as vitimas do Jd. Conceição - Osasco

O Laboratório de Estudos Interdisciplinares e Análise Social (LEIA) da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Universidade Federal de São Paulo, vem a público demonstrar sua solidariedade às famílias vítimas da chacina ocorrida no último dia 04/05/2018, no Bairro Jd. Conceição, periferia de Osasco, na qual 02 jovens foram brutalmente assassinados, uma criança de 13 anos e um jovem de 18 anos, que se encontravam sentados na calçada em frente as suas residências, sem nenhuma chance de defesa.
Lamentamos a total perda de controle sobre a violência por parte do Poder Público e a total ineficácia das políticas de segurança pública no Estado de São Paulo e seus municípios metropolitanos. Em Osasco fomos chocados com notícias das chacinas de 2015 e de 2017 que atingiram exclusivamente as populações moradoras das regiões periféricas da cidade, justamente aquelas mais diretamente atingidas pela insegurança. Lamentamos por testemunharmos essa tragédia se repetir seguidamente em cidades brasileiras e no campo brasileiro como tem demonstrado por exemplo, as chacinas contra trabalhadores rurais no norte e centro-oeste do país. 
Demonstramos nosso pesar pela forma como tais tragédias são repercutidas pela grande mídia, cujo tratamento jornalístico não causa maiores repercussões e comoções, e por vezes criminalizam as vítimas dos ocorridos. Nossos jovens e crianças negras, pardas, brancas e pobres das periferias e múltiplas cidades do Brasil nos importam e necessitam do máximo de proteção em seu desenvolvimento econômico e social sendo o Estado o responsável pela apuração e encaminhamento jurídico do caso em proteção às famílias e moradores da região. 
À família e amigos, assim como aos moradores do bairro prestamos pesares e solidariedade assumindo compromissos na luta por melhores dias, por paz e justiça social, com menos lamento e dor sobre nossa juventude.
 
Osasco, 09/05/2018. 
 
Claudia Moraes de Souza
Coordenadora do LEIA
 
Docentes integrantes do LEIA
 
A Direção Acadêmica da EPPEN também se solidariza com as famílias. 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse