Programa de Gestão e Educação para a Sustentabilidade (GES)

PROGRAMA DE GESTÃO E EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE (GES)

 

Coordenação Geral: Profa. Dra. Liége Mariel Petroni

 

INTRODUÇÃO

O Programa de Gestão e Educação para a Sustentabilidade (GES) foi fundado na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), campus Osasco da Universidade  Federal de São Paulo (Unifesp), em outubro de 2012, sob a coordenação da Profa. Dra. Liége Mariel Petroni, com a missão de gerar e disseminar  conhecimento, pesquisa e ações para a promoção da sustentabilidade de forma participativa, para um mundo mais justo, ético e igualitário.
 
O GES congrega docentes, discentes, especialistas e profissionais de diversas áreas para a realização de estudos, pesquisas e ações junto à comunidade em prol da sustentabilidade.

OBJETIVO

Tem por objetivo promover  a  sensibilização,  a  mobilização  e  a conscientização  dos  conceitos  do  desenvolvimento  sustentável  a  partir  do  campus Osasco  da  UNIFESP  e  da  sociedade  do  Município  de  Osasco,  devendo  apresentar  como resultados: a iniciação científica; construção de  parceria  com  todos  os  campi  da  Unifesp  e  com  outras  instituições  de ensino e pesquisa; envolvimento do campus Osasco com a comunidade local; atividades acadêmicas com os diversos tipos de agentes sociais e propiciar um ambiente para a educação pautada em valores éticos e de cidadania.

METODOLOGIA

O Ges conta com parceiros dos setores do governo, empresa e do terceiro setor e trabalha por projetos e cada um dos projetos contempla diferentes abordagens metodológicas, já que as mesmas são adaptadas às  necessidades e objetivos específicos para cada ação trabalhada. Neste sentido, o GES tem a preocupação de desenvolver atividades articuladas entre a universidade e a comunidade de tal forma a ser um espaço articulado e de diálogo onde se formam/transformam pessoas construtoras ativas da sociedade na qual vivem e exercem sua cidadania. Isto requer uma prática metodológica  educativa, participativa e dialógica, que trabalhe a relação prática-teoria-prática, e na qual o cotidiano universitário esteja permeado pela vivência dos direitos humanos e planetários. Desta forma, as ações desenvolvidas pelo Ges, compreendem os princípios de parceria e acolhimento, pois significa – neste caso – “fazer com a comunidade” e não “para a comunidade”.

RESULTADOS

Dentre os resultados, podem ser destacados: os estudos de casos quinzenais; a parceria com o Instituto para o desenvolvimento sustentável e a Ordem dos Emancipadores de Osasco para a realização do Processo Prospectivo e Construção de Cenários para o Desenvolvimento Sustentável de Osasco; Organização de eventos (Mesa Redonda abordando temas de sustentabilidade e a Semana de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade) que congregam diversos participantes e palestrantes; participação no desfile sete de setembro de Osasco à convite da Ordem dos Emancipadores; visitas técnicas à diversas organizações; participação do Comitê da Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários; organização da Páscoa Solidária para a instituição Centro Promocional Cristo Rei; organização do Natal Solidário para os catadores cooperados de Osasco; parceria com a Prefeitura Municipal de Osasco para o desenvolvimento do projeto de pesquisa sobre a Gestão de Resíduos Sólidos; parceria com a Prefeitura de Ribeirão Branco, para o desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local de plantas medicinais. Além disto, o Ges desenvolve inúmeras pesquisas inseridos no contexto da sustentabilidade, tendo como resultados diversas publicações e participações em eventos nacionais e internacionais.

Saiba mais no link: http://gesunifesp.wix.com/home

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse