Ciências Atuariais

Apresentação do Curso:

O Curso de Ciências Atuariais envolve o contexto técnico de identificação, análise, mensuração e gestão de riscos securitários, previdenciários e financeiros. O campo previdenciário é, de maneira crescente, muito relevante para a atuação do profissional dentro das Ciências Atuariais. As mudanças demográficas no Brasil tornaram o campo previdenciário privado muito mais complexo e relevante nas últimas duas décadas. Logo, a atuação do atuário se tornou extremamente significativa dentro desse mercado crescente, sólido e dinâmico. Evidentemente, a atuação na área dos seguros em geral continua muito importante. Também no setor bancário e financeiro há a demanda por atuários. Porém, o Curso reflete, a exemplo do que vem ocorrendo em outros países, a abissal necessidade de profissionais qualificados no campo previdenciário. Suprir o mercado com tais profissionais beneficia diretamente o País. Dessa forma, o Curso reverbera essa realidade, e tem um caráter interdisciplinar envolvendo matérias financeiras, matemáticas, estatísticas, jurídicas, entre outras.

O curso de Ciências Atuariais da EPPEN-UNIFESP apresenta tanto disciplinas práticas, específicas para a vida profissional, como disciplinas teóricas, que estão representadas em disciplinas de base matemática, estatística e probabilística. O contato com o conhecimento jurídico reflete a imensa necessidade de entendimento técnico do arcabouço constitucional, legislativo, doutrinário e jurisprudencial que interfere inexoravelmente na atuação profissional atuarial.

Perfil profissional do egresso:

Atuário é o profissional essencial dentro do âmbito de seguros e previdência. Sua atuação abrange o contexto técnico de avaliação e administração de riscos com aplicação de modelos e conceitos matemáticos, estatísticos, demográficos, financeiros e jurídicos no que tange ao cotidiano técnico das estruturas de seguros, previdência e finanças.

O atuário otimiza e convalida processos de tomada de decisões financeiras, mitigando eventuais impactos e garantindo equilíbrio financeiro/atuarial, sendo que sua atuação é fundamental para a construção de modelos atuariais que efetivem o contingenciamento apropriado de eventos futuros e incertos. Essa análise profissional de riscos permeia a base de todos os eventos técnicos relacionados às operações de seguro e previdência. Tais profissionais são responsáveis por pareceres e avaliações atuariais que ratificam procedimentos securitários e previdenciários de larga escala pelo cálculo dos prêmios/contribuições e contingências/benefícios, além da gestão dos fundos garantidores das obrigações assumidas e reservas técnicas de seguradoras ou entidades de Previdência Privada.

O egresso da EPPEN-UNIFESP consiste num atuário profissional capaz de abordar com proficiência os problemas técnicos de suas áreas de atuação. As partes pragmática e acadêmica apresentadas ao longo do curso proporcionam uma escolha do egresso entre a atuação prática do mercado ou a permanência na Academia. Mas mesmo o egresso que parta para a vida profissional do mercado tem igualmente a possibilidade e incentivo de regressar ao curso por meio de Pós-Graduação, colaborando com seus conhecimentos profissionais para o desenvolvimento do curso e do sistema atuarial em geral.

 

Coordenação:

Coordenador: Prof. Dr. Antônio Cordeiro Filho
 
Vice-coordenador: Prof. Ms. Luiz Augusto F. F. Maluf

 
Corpo docente:

Prof. Dr. Antônio Cordeiro Filho
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2267805745764586 

Prof. Dr. Arthur Bragança de Vasconcellos Weintraub
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5624405932465689
 
Prof. Dr. Celso Takashi Yokomiso

Prof. Dr. Dan Rodrigues Levy
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1450750405466069

Prof.ª Dr.ª Daniela Baumohl Weintraub
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2986209555346952

Prof. Ms. Danilo Braun Santos
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0385940090974523 
 

Prof. Dr. Joelson Oliveira Sampaio
Currículo Lattes: 
http://lattes.cnpq.br/9134156549907160

Prof. Ms. Luiz Augusto Finger Maluf
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6412359719314902
 

Prof. Dr. Ricardo Hirata Ikeda
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8947172754130123


Secretaria do Curso:

 
Ana Paula Rocha Garcia de Oliveira (11h às 20h)
 
Tel.: (11) 2284-6900 Voip: 5689
 
 

Projeto pedagógico do curso

 

Componentes curriculares, duração, requisitos e critérios de avaliação

Matriz curricular do curso integral

Matriz curricular do curso noturno

Tabela de pré-requisitos

Formas de avaliação

 

Conjunto de normas que regem a vida acadêmica

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2020)

https://www.unifesp.br/reitoria/proplan/pdi-2016-2020

Regimento Geral da UNIFESP

https://www.unifesp.br/images/docs/estatuto_geral.pdf

Regimento da ProGrad

 

Descrição da biblioteca quanto ao seu acervo de livros e periódicos 

A Biblioteca da UNIFESP do campus Osasco, tem como objetivo atender toda a comunidade acadêmica, bem como a comunidade externa em suas necessidades bibliográficas e informacionais. Ela oferece suporte ao desenvolvimento dos cursos ministrados, estimulando a pesquisa científica e o acesso à informação.

Dispõe de um acervo em contínuo crescimento. Atualmente, possui 4226 títulos de livros com 14265 exemplares, 117 títulos de periódicos com 1003 fascículos e 71 teses. Possui também um total de 86 assentos para estudos. Destes, 16 correspondem a postos de estudos em grupo, 4 salas de estudos, 4 postos com computador para acesso a base de dados da biblioteca (consulta, renovação e reserva) e área de leitura de jornais e revistas. A Biblioteca do Campus Osasco possui serviço de Empréstimo Entre Bibliotecas entre os campi da UNIFESP e com bibliotecas da USP, campus São Paulo.

O acervo da Biblioteca do Campus Osasco da UNIFESP referente as bibliografias básicas das unidades curriculares do curso de Ciências Atuariais possui 78 títulos tombados e registrados no sistema de informática, com um total de 1277 exemplares, atendendo a relação média de 16,89 exemplares para cada título da bibliografia obrigatória disponível no acervo. Referente às bibliografias complementares para o curso de Ciências Atuariais possui 87 títulos no acervo físico com um total de 695 exemplares, o que corresponde a uma média de 7,98 exemplares por título. No acervo virtual, são centenas de títulos disponíveis por meio das bases de dados de periódicos da CAPES e ProQuest, tanto como livros eletrônicos da Elsevier. Desse modo, as bibliografias complementares são disponibilizadas via acervo físico ou virtual.

Página da Biblioteca

 

Descrição da infra-estrutura física destinada ao curso

O campus possui 23 salas de aula ativas, sendo 18 de 40 lugares e 5 para 80 lugares. Todas as salas tem ventiladores, projetor multimídia e computador com acesso à internet. São adequadas quanto à iluminação (janelas amplas e cortinas em painel do tipo blackout para projeções), ventilação (janelas que abrem totalmente e ventiladores silenciosos), mobiliário novo e lousa branca com ampla visibilidade.

Os alunos possuem acesso a equipamentos de informática por meio de dois laboratórios de informática e de salas de estudos com gabinetes individuais.

São atualmente dois laboratórios de informática, com capacidade para 54 alunos cada um, mais o computador do professor. Esta prevista para esse ano a implantação de um terceiro laboratório, para o qual já se encontra o mobiliário e a infraestrutura adquiridos, estando os computadores em fase de aquisição.

Todos os computadores possuem acesso à internet e possuem instalados softwares específicos, para aplicações matemáticas, estatísticas, dentre outras. Todos os softwares instalados possuem licença de uso adquirida pela UNIFESP ou são softwares de uso livre. Não são utilizados em nenhuma hipótese softwares piratas, ou que venham a ferir a legislação de direitos autorais.

Como exemplos dos softwares instalados, encontram-se os pacotes do Libre Office, Microsoft Office, E-Views, MatLab, R, Economática, dentre outros.

Possui também uma biblioteca com um total de 86 assentos para estudos. Destes, 16 correspondem a postos de estudos em grupo, 4 salas de estudos, 4 postos com computador para acesso a base de dados da biblioteca (consulta, renovação e reserva) e área de leitura de jornais e revistas. Os alunos têm ainda acesso a 9 computadores disponíveis nas salas de estudo e mais 4 computadores disponíveis na Biblioteca do Campus, com acesso a softwares específicos e internet.

 

Editais

Editais para processos seletivos interno e externo, para ingresso no curso de Ciências Atuariais

 

Manuais e Formulários

Formulário - Avaliação do TCC Pela Banca Examinadora

Formulário - Estrutura do Projeto de TCC

Formulários - Atividades Complementares Requerimento e Protocolo

Manual de TCC

Manual de Ativiades Complementares

Regimento do TCC - Atuariais

Regulamento Atividades Complementares

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse