Relações Internacionais

RELAÇÕES INTERNACIONAIS
 
CAMPUS OSASCO
Integral e Noturno
Duração
Integral: 8 semestres
Noturno: 10 semestres
Número de Vagas: 40 Integral e 40 Noturno
 
Sobre o curso
Em um cenário de globalização e interdependência, multilateralismo e cooperação, guerras e paz, governança e paradiplomacia, novos temas sociais, econômicos, políticos, diplomáticos e estratégicos, as Relações Internacionais constituem-se em um campo dinâmico de conhecimento. Para o Brasil que busca cada vez mais um papel diferenciado no sistema internacional, trata-se de área em crescimento e expansão no setor público e privado, que demanda um profissional capacitado para pensar o país e o mundo. Entender o passado para projetar o futuro, atuando no presente de forma propositiva e crítica são desafios que ultrapassam fronteiras e sociedades nacionais. Neste contexto, o curso de graduação em Relações Internacionais do Campus Osasco da UNIFESP visa a formação de um Bacharel multifacetado capaz de atuar além fronteiras desenhar cenários e projetar o Brasil de forma autônoma e assertiva no equilíbrio de poder mundial. Atividades Acadêmicas: Pesquisa, Extensão, TCC, Negociação, Simulação e Análise de Risco e Estratégia.
 
Principais Unidades Curriculares
Introdução à Política Internacional, Teoria das RI, História das RI, Política Externa Brasileira, Direito Internacional, Organizações Internacionais, Integração Regional, Governança, Política e Segurança Internacional Questões Estratégicas e Análise de Política Externa. 
 
Mercado de Trabalho
O graduado desenvolverá habilidades críticas, analíticas e propositivas e estará habilitado a atuar em diversas áreas do setor Público e Privado; Diplomacia, Consultoria, Organizações Internacionais Governamentais e Não Governamentais, Educação, Sindicatos, Partidos Políticos e Grupos de Interesse, Empresas, Bancos, Mídias e Informação e Terceiro Setor.
 
Diferencial do Curso
Prover formação em Relações Internacionais por meio de um curso baseado nas demandas curriculares multidisciplinares da área, habilitando profissionais de perfil crítico, propositivo e analítico, capacitados para a liderança e o pensamento estratégico, e que atuem proativamente nas diversas arenas do setor público e privado, como agentes do país.
 
Coordenação
Prof.ª Dr.ª Ismara Izepe de Souza
Áreas de pesquisa e interesse: História da Política Externa Brasileira; Política Externa Brasileira Contemporânea; História da Política Externa; Política Externa e Imprensa; Relações Hispano-Brasileiras; Guerra Civil Espanhola; Imigração Espanhola.
Unidades curriculares ministradas: História da Política Externa, Política Externa Brasileira, História das ideias políticas no Brasil - século XX.
 
Vice-coordenação
Prof.ª Dr.ª Juliana Bigatão Puig
Áreas de pesquisa e interesse: Política Internacional; Paz, Defesa e Segurança; Defesa na América do Sul.
Unidades curriculares ministradas:  Organizações Internacionais, Temas Sociais em Relações Internacionais. 

 

Chefe de Departamento
Prof.ª Dr.ª Fabiana Rita Dessotti
Áreas de pesquisa e interesse: Política Comercial, Integração Regional, América Latina;  Redes Internacionais de Cidades.
Unidades curriculares ministradas:  Economia Mundial, Comércio Internacional, Mercado Financeiro e de Capitais, Trabalho de Conclusão de Curso.
 
Vice-chefe de Departamento
Prof. Dr. Osmany Porto de Oliveira
Áreas de pesquisa e interesse: Difusão Internacional de Políticas, Políticas Públicas Internacionais, Democracia e Participação Política.
Unidades curriculares ministradas: Análise de Política Externa, Organizações Internacionais e Difusão Internacional de Políticas Públicas
 

 

Corpo Docente do Curso
 
Prof. Dr. Acácio Augusto
Áreas de pesquisa e interesse: segurança internacional, terrorismo, movimentos sociais planetários, narcotráfico, conflitos urbanos, violência, anarquismo.
Unidades curriculares ministradas: Segurança Internacional.
   
Prof.ª Dr.ª Cristina Soreanu Pecequilo
Áreas de pesquisa e interesse: Política Externa dos Estados Unidos, Política Externa Brasileira, Política Externa da China e das Grandes Potências.
Unidades curriculares ministradas: Introdução à Política Internacional, Política Internacional Contemporânea.
 
Prof. Dr. Daniel Campos de Carvalho
Áreas de pesquisa e interesse: Direito Internacional e Governança Global, Direitos Humanos, Sistemas Internacionais e Regionais de Proteção aos
Direitos Humanos, Direito da União Europeia, Teoria Geral e História do Direito Internacional.
Unidades curriculares ministradas:  Direito Internacional, Sistemas de Direito, Direito e Democracia na Integração Europeia.
 
Prof.ª Dr.ª Esther Solano Gallego
Áreas de pesquisa e interesse: Conflitos sociais e violência urbana na esfera internacional, Conflitos sociais no mundo contemporâneo, Movimentos Sociais, Feminismo, Gênero e as Relações Internacionais.
Unidades curriculares ministradas:  Teoria das Relações Internacionais, Movimentos Sociais e Conjuntura Nacional, Desafios Democráticos na Atualidade.
 
Prof. Dr. Fábio Luis Barbosa dos Santos
Áreas de pesquisa e interesse: História da América Latina; Relações Internacionais na América Latina; Pensamento Brasileiro e Latino-Americano. 
Unidades curriculares ministradas: Relações Internacionais da América Latina,  História e Conjuntura do Mundo não-Europeu, Formação e Crise do Brasil Contemporâneo. 
 
Prof. Dr. João Alberto Amorim
Áreas de pesquisa e interesse: Direitos Humanos, Meio Ambiente e Segurança Internacional; Direito Internacional do Meio Ambiente; Direito dos Refugiados e Migrantes; Direito Internacional Penal, Direitos e Políticas Públicas para imigrantes e refugiados.
Unidades curriculares ministradas: Princípios de Direito, Direito Internacional. Sistemas de Direito, Direito Internacional dos Refugiados.
 
Prof. Dr. José Alexandre Altahyde Hage
E-mail: alexandrehage@hotmail.com
Áreas de pesquisa e interesse: Geopolítica do Brasil, Política Energética e Estudos Estratégicos.
Unidades curriculares ministradas: Geopolítica, Questões Estratégicas Contemporâneas, Pensamento Social e Política Externa Brasileira.
 
Prof.ª Dr.ª Juliana Bigatão Puig
Áreas de pesquisa e interesse: Política Internacional; Paz, Defesa e Segurança; Defesa na América do Sul.
Unidades curriculares ministradas:  Organizações Internacionais, Temas Sociais em Relações Internacionais. 
 
Prof.ª Dr.ª Karen Fernandez Costa
Áreas de pesquisa e interesse: Economia Política Internacional; Políticas de Desenvolvimento e Inovação; Governança Econômica Internacional; Difusão Internacional de Políticas.
Unidades curriculares ministradas: Teoria das Relações Internacionais e Política Comparada.
 
Prof. Dr. Marcus Maurer de Salles
Áreas de pesquisa e interesse: Integração da América Latina; Mercosul; Organizações Internacionais; Direito Internacional
Unidades curriculares ministradas: Comércio Internacional, Regionalismo Comparado
  
Prof.ª Dr.ª Marina Gusmão de Mendonça
E-mail: marinamendonca@uol.com.br
Áreas de pesquisa e interesse: História do Brasil; História Econômica; História da África; História Contemporânea e Economia Política Internacional.
Unidades curriculares ministradas: Economia Brasileira, Formação Econômica do Brasil e Aspectos Essenciais da História da África. 
 
Prof. Dr. Nilo Américo Rodrigues Lima de Almeida
Áreas de pesquisa e interesse: GeoEconomia Mundo; GeoPolítica; Fundamentações Estratégicas para Integração entre Países: Nova Rota da Seda e Mercosul; Solidariedades Territoriais/Geográficas para Valorização do Território (Nações e Cidades), GeoEconomia Criativa e Digital.
Unidades curriculares ministradas: Economia Mundial; Compreensão da Realidade Brasileira 3: Território e Desenvolvimento.
 
Prof.ª Dr.ª Regiane Nitsch Bressan
Áreas de pesquisa e interesse: América Latina; Integração Regional; Regionalismo; Relações Internacionais. 
Unidades curriculares ministradas: Integração Regional; Blocos Econômicos Regionais; Trabalho de Conclusão.
 
Prof. Dr. Rodrigo Medina Zagni
Áreas de pesquisa e interesse: História das Relações Internacionais; História Contemporânea; Conflitos Internacionais; Conflitos Armados, Massacres e Genocídios; Guerras no Pós-Guerra Fria.
Unidades curriculares ministradas: História das Relações Internacionais, Conflitos armados, massacres e genocídios na era contemporânea, Introdução aos Estudos Históricos, Temas do Pensamento Latino-Americano.
 
Professoras Visitantes
 
Prof.ª Dr.ª Fabíola Fanti
Áreas de pesquisa e interesse: Movimentos sociais e direito, mobilização transnacional do direito, movimento feminista e estudos de gênero, estudos sobre Poder Judiciário
Unidades curriculares ministradas: Movimentos sociais e mobilização transnacional dos direitos humanos.
 
Prof.ª Dr.ª Juliana Jerônimo Costa
E-mail: julianacosta@uol.com.br
Áreas de pesquisa e interesse: Análise de Politica Externa, Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Cooperação e Relações Sul-Sul
Unidades curriculares ministradas: Temas Sociais em Relações Internacionais
 
Prof.ª Dr.ª Marina Gisella Vitelli
Áreas de pesquisa e interesse: Segurança Internacional, Cooperação em Defesa na América do Sul, Conselho de Defesa Sul-Americano, Políticas de Defesa do Brasil e da Argentina e Missões das Forças Armadas.
Unidades curriculares ministradas: Teoria das Relações Internacionais.

 

Secretaria do Curso:

Secretaria Integrada (8h às 20h)
Tel.: (11) 2284-6903
 
 
Matriz Curricular - A partir de 2020
 
 
Matriz Curricular - Relações Inernacionais - Integral - 8 Semestres
1. Termo 2. Termo 3. Termo 4. Termo 5. Termo 6. Termo 7. Termo 8. Termo
Introdução à Política
Internacional
Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar Teoria Social Contemporânea Política Internacional
Contemporânea
Elaboração e Gestão de Projetos Integração
Regional
TCC I TCC II
História das Relações
Internacionais I
História das Relações
Internacionais II
História da Política
Externa Brasileira
Política Externa
Brasileira Contemporânea
Organizações Internacionais Governamentais
e Não-Governamentais
Análise de Política
Externa
Temas Sociais em
Relações Internacionais
Questões Estratégicas
Contemporâneas
Teoria Política I Métodos Quantitativos Aplicados às Políticas Públicas e Sociais Princípios do Direito para
Relações Internacionais
Direito Internacional Sistemas de Direito
Internacional
Economia
Mundial
Eletiva Comércio Internacional
Compreensão da Realidade Brasileira 1 Teoria Política II Teoria das RI I Teoria das RI II Teoria das RI III Política
Comparada
Eletiva Eletiva
Introdução à
Economia
Formação Econômica do Brasil Economia Brasileira Compreensão da Realidade Brasileira 3 Geopolítica Relações Internacionais da
América Latina Contemporânea
Eletiva Eletiva
        Segurança Internacional   Eletiva  
 
 
Relações Internacionais – Noturno
1. Termo 2. Termo 3. Termo 4. Termo 5. Termo 6. Termo 7. Termo 8. Termo 9. Termo 10. Termo
Introdução à Política Internacional Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar Teoria Social Contemporânea Política Internacional Contemporânea Elaboração e Gestão de Projetos Integração  Regional Temas Sociais em Relações Internacionais Questões Estratégicas 
Contemporâneas
TCC I  TCC II
História das Relações  Internacionais I História das Relações Internacionais II História da Política  Externa Brasileira Política Externa Brasileira Contemporânea Organizações Internacionais Governamentais e Não-Governamentais. Economia  Mundial Segurança Internacional Política  Comparada Eletiva Eletiva
Teoria Política I Métodos Quantitativos Aplicados às PPS Princípios do Direito para Relações Internacionais Direito Internacional Sistemas de Direito Internacional Análise de Política Externa Eletiva Comércio Internacional Eletiva Eletiva
Compreensão da Realidade Brasileira 1 Teoria Política II Teoria das RI I Teoria das RI II Teoria das RI III Relações Internacionais da América Latina Contemporânea Eletiva      
Introdução à Economia Formação Econômica do Brasil Economia Brasileira Compreensão da Realidade Brasileira 3 Geopolítica          

 

OBRIGATÓRIAS EIXO COMUM

  • Compreensão da Realidade Brasileira 1: Processo Histórico-Político
  • Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar
  • Métodos Quantitativos Aplicados às Políticas Públicas e Sociais
  • Teoria Social Contemporânea
  • Compreensão da Realidade Brasileira 3: Território e Desenvolvimento
  • Elaboração e Gestão de Projetos

ELETIVAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

  • A Crise da Democracia
  • Antropologia Política e do Estado na América Latina
  • Aspectos Essenciais da História da África
  • Blocos Econômicos Regionais
  • Conflitos Armados, Massacres e Genocídios na Era Contemporânea
  • Constitucionalização Global dos Direitos Humanos
  • Democracia e processos de democratização no século XXI
  • Diálogos Materialistas nas Relações Internacionais
  • Difusão de Políticas Públicas e Cooperação para o Desenvolvimento
  • Direito e Democracia na Integração Europeia
  • Direito Internacional dos Refugiados
  • Direito, Gênero e Sexualidade
  • Direitos Humanos e Justiça Internacional;
  • Ditaduras e Golpes de Estado
  • Elaboração de Projetos
  • Estado, Política e Direitos Humanos
  • Forças Armadas, defesa e democracia na América Latina
  • Formação e Crise do Brasil Contemporâneo
  • Guerras e democracia: processos de securitização governamental e neoliberal
  • História das Ideias Políticas no Brasil - século XX
  • História e Conjuntura do Mundo Não Europeu
  • Introdução aos Estudos Históricos
  • Justiça de transição e Direitos Humanos
  • Justiça de Transição e Direitos Humanos
  • Mercado Financeiro e de Capitais
  • Mercado planetário de segurança: da indústria do controle de crime às tecnologias planetárias de monitoramento
  • Movimentos Sociais e Conjuntura Nacional
  • Movimentos sociais e mobilização transnacional dos Direitos Humanos
  • Mudanças Climáticas, Saúde Pública e Migrações;
  • Negociações Econômicas Internacionais
  • Pensamento Social e Política Externa Brasileira
  • Planejamento Governamental e Economia Brasileira
  • Práticas de gestão municipal e redes internacionais de cidades
  • Proteção internacional dos Direitos Humanos: o sistema interamericano
  • Regimes Econômicos Internacionais
  • Temas do Pensamento Latino-Americano
  • Teoria Geral do Direito e do Direito Internacional
  • Teorias do Imperialismo
  • Violência e Responsabilização

Os estudantes de Relações Internacionais podem cursar Unidades Curriculares em quaisquer outros cursos da EPPEN-UNIFESP. As UCS cursadas em outros cursos da EPPEN são consideradas Eletivas no curso de RI.

Documentos do Curso

 
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Atividades Complementares

Estágio
 
Projetos de Extensão do Curso de Relações Internacionais
 
Criado em 2016, a missão geral do Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (LABOPPI) é ser um lócus de produção de pesquisa, diálogo e interação – entre academia, governos e órgãos não-governamentais – e difusão de conhecimento. Os objetivos específicos do LABOPPI são:
  1. Produção de material didático, técnico e científico sobre as políticas públicas internacionais;
  2. Construção de bancos de dados;
  3. Realização de entrevistas sobre a teoria e a prática das políticas públicas internacionais;
  4. Gravação de podcasts;
  5. Produção de boletins de políticas públicas;
  6. Publicações de artigos científicos;
  7. Realização de oficinas e cursos de capacitação para alunos e interessados;
  8. Simulações;
  9. Consultorias;
  10. Organização de encontros. 
Inspirada em projetos similares realizados pela Associação Nossa América ao longo dos anos 2000, o programa de extensão Realidade Latino-Americana propõe o estudo, pesquisa e difusão de conhecimento sobre um ou mais países do continente em cada ano, a partir da constituição de grupos multidisciplinares e pluriinstitucionais de estudantes em diferentes estágios da formação acadêmica, bem como professores. Trata-se de um programa de múltiplas implicações acadêmicas, dentre as quais destacamos:
  1. o estudo teórico e o contato vivencial com a realidade de diferentes países latino-americanos;
  2. a possibilidade de aprender com especialistas no Brasil e nos países visitados;
  3. o contato com organizações sociais de diferente natureza (direitos humanos, movimentos populares, organizações indígenas, entre outras) e personalidades políticas, propiciando uma experiência de aprendizagem que transcende o ambiente acadêmico;
  4. uma vivência de estudo e pesquisa interdisciplinar e interinstitucional;
  5. possibilidade de aprendizagem intensiva, por meio da convivência extra acadêmica com professores e pós-graduandos ao longo do processo;
  6. uma experiência de construção coletiva do conhecimento, em contraste com a pesquisa individual;
  7. elaboração dos resultados do processo por meio da organização de eventos públicos ou publicações dos resultados;
  • frequentemente, alunos elegem temas relacionados ao processo para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), iniciação científica, dissertação de mestrado ou tese de doutorado. O programa existe de 2014 e já foram visitados: Colômbia, Venezuela, Chile, Argentina, Peru, Bolívia e Cuba. 
Criado em 2017, o programa busca:
  1. democratizar o conhecimento crítico, pró-ativo e propositivo na área das Relações Internacionais, incentivando a consolidação dos estudos de área e dos estudos de caso sobre política internacional;
  2. estimular a reflexão sobre os possíveis cenários de reordenamento do equilíbrio de poder mundial a partir da compreensão das mudanças da ordem e da agenda internacional;
  3. debater o papel das nações emergentes do Terceiro Mundo na consolidação da ascensão do Sul;
  4. avaliar o papel crítico do Brasil e sua inserção internacional;
  5. proporcionar à comunidade interna e externa, ao público em geral atividades de conhecimento, divulgação e formação sobre as relações internacionais;
  6. ampliar a participação do público em geral no debate sobre a ordem mundial e o papel do Brasil. 
Observatório Sul-Americano de Defesa e Forças Armadas" é um programa conjunto de grupos acadêmicos sul-americanos que se dedicam ao estudo dos assuntos da defesa e das forças armadas na região. O objetivo central é contribuir com o debate acerca das temáticas abordadas por meio da produção e divulgação de Informes semanais, tendo como referência as notícias publicadas nos principais periódicos de ampla circulação nos países integrantes: Argentina, Brasil, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
O Informe Brasil é elaborado há 18 anos por pesquisadores do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES). 
Este projeto visa integrar ao Observatório docentes e discentes da Escola Paulista de Economia, Política e Negócios (EPPEN) da UNIFESP, constituindo uma equipe interinstitucional de redatores e uma rede de cooperação acadêmica envolvendo extensão e pesquisa. Dentre as atividades desenvolvidas, estão:

1. Produção semanal do Informe Brasil;
2. Discussão das notícias veiculadas pela mídia sobre defesa e forças armadas no Brasil e países da América do Sul e seu entorno estratégico;
3. Divulgação do Informe a toda comunidade interessada via correio eletrônico, redes sociais e site (https://gedes-unesp.org/observatorio-sul-americano-defesa-forcas-armadas/)
4. Elaboração de um banco de dados com base nas notícias coletadas, como forma de subsidiar futuras pesquisas;
5. Realização de reuniões de discussão da literatura especializada para embasar o entendimento das notícias que são publicadas pela mídia e comparar a abordagem de cada periódico em relação a determinado tema;
6. Promoção de mesas de debate, cursos de curta duração e de palestras.
O LASInTec (Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento) é um grupo de pesquisa e projeto de extensão do Departamento de Relações Internacionais da EPPEN-UNIFESP. Pesquisa as políticas de segurança  emsua atual simbiose entre segurança pública e segurança internacional e as tecnologias políticas de monitoramento. Interessa-se, também, pelas táticas de antisegurança. Promove ações de ensino e extensão voltadas ao diagnóstico dessas tecnologias políticas de controle e na construção de ações que contenham a atual ameaça que a segurança oferece às liberdades individuais e coletivas.