Regras Para Elaboração De Ficha Catalográfica

FICHA CATALOGRÁFICA deverá ser confeccionada de acordo com as normas vigente segundo à AACR2.O tamanho padrão é de7,5cm x 12,5cm. A margem esquerda é padronizada com parágrafos pré-estabelecidos e a direita livre. A fonte recomendada é Arial ou Times New Roman tamanho 12 com espaçamento simples e iniciando na segunda linha da borda superior. O Cutter (link acima) localiza-se a 1cm da margem esquerda vindo em seguida a 2cm o autor. O número de classificação (link acima) deverá vir à direita no final da ficha. Esta ficha deverá se localizar no verso da folha de rosto, centralizada abaixo da metade da folha.

DESCRIÇÃO

Autoria – a entrada deverá ser dada pelo último sobrenome do autor, virgula seguida de espaço mais o nome e o prenome sem o ponto.

Título e Imprenta – transcrito na integra iniciando na próxima linha na direção da 4ª letra do sobrenome do autor. O subtítulo, se houver, deve vir após o título, precedido de dois pontos (:), as informações seguintes devem continuar na direção da primeira letra do sobrenome do autor. Após o título colocar 1 espaço, 1 barra (/) 1 espaço, em seguida o nome do autor em ordem direta, ponto (.) 1 travessão (−), 1 espaço, a data do trabalho e ponto(.)

Descrição Física – Inicia-se na 4ª letra do sobrenome do autor. Consta de dados complementares que descrevem fisicamente o trabalho como: número de folhas e ilustrações. Transcreve-se o número de folhas em algarismos arábicos seguido de 1 espaço, o f, 1 ponto (.), 1espaço, dois pontos (:) a abreviação il (Iinclui figuras, tabelas), 1 ponto (.)

Ex: 96 f. : il.

Notas – Pular uma linha iniciando na 4ª letra do sobrenome do autor. Redija uma nota com a palavra Monografia, Dissertação ou Tese em seguida entre parêntese informar o título obtido com o trabalho, espaço hífen (-) espaço e o nome da instituição virgula (,), espaço o nome do departamento se necessário, virgula espaço, o local se necessário, virgula e a data da defesa ponto (.).

Ex: Dissertação (Mestrado em Quimica) – Universidade Federal de São Paulo, 2010.

Tese (Doutorado em Física) – Universidade Estadual de São Paulo, 2008.

- O nome do orientador deverá ser informado em ordem direta, orientação dois pontos (:) espaço, partindo da 4ª letra do sobrenome do autor.

Ex:  Orientação: Prof. Dr. Carlos Augusto da Silva Alves.

PISTA – Indicar os assuntos/descritores precedidos por algarismos arábicos, iniciando na 4ª letra, colocando o numeral ponto (.) espaço. Informar em seguida outras informações precedidas de algarísmos romanos.

Ex:  1. Doença de Parkinson. 2. Medicina preventiva. 3. Saúde pública. I. Título.

OBSERVAÇÃO: Caso se faça necessário acrescentar alguma informação imprescindível ao entendimento/compreensão do trabalho, informá-la no campo recomendado segundo orientação da AACR2. Quando houver muita informação ficando pequeno o espaço de 7,5 x 12,5, recomenda-se que seja diminuído para 11 o tamanho da letra.

A FICHA DEVERÁ SER IMPRESSA.

MODELO AQUI