FISIOTERAPIA

O CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

 

A Fisioterapia, de acordo com a WCPT (World Confederation for Physical Therapy), presta serviços a pessoas e populações com intuito de desenvolver, manter e restaurar o movimento e a capacidade funcional em todos os ciclos da vida, no contexto da promoção, prevenção, tratamento e reabilitação. Inclui a prestação de serviços em circunstâncias em que o movimento e a função estão ameaçados pelo processo de envelhecimento, por lesão ou por doença. A Fisioterapia interage com o modelo de funcionalidade e incapacidade, sendo um serviço exclusivamente prestado pelo fisioterapeuta.

O curso de graduação em Fisioterapia do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo, seguindo as Diretrizes para a formação de fisioterapeutas do Conselho Nacional de Educação, compromete-se com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitando os profissionais a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual.

O curso tem por objetivo capacitar o futuro profissional para o exercício de competências e habilidades gerais de atenção à saúde, tomada de decisão, liderança, gestão e empreendedorismo e educação permanente relacionados à prática da Fisioterapia. Assim, objetiva preparar o aluno para ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação, tanto individual como coletiva, com alto padrão de qualidade e princípios éticos e de responsabilidade profissional.

Espera-se que o egresso dos cursos tenha uma formação profissional em saúde que o torne apto para o trabalho em equipe multiprofissional, com ênfase na integralidade no cuidado ao paciente. Por outro lado, este egresso deve ter uma formação técnico-científica e humana de excelência na área específica de atuação da Fisioterapia.

O Curso está planejado numa concepção modular de currículo e procura integrar conteúdos/disciplinas em eixos e módulos interdisciplinares. Neste sentido, prioriza a adoção de metodologias problematizadoras para o ensino, a inserção de novas tecnologias de informação e comunicação, o estímulo a uma postura ativa do aluno na construção do conhecimento e a iniciação científica.

Está estruturado em quatro eixos: 'O Ser Humano em sua Dimensão Biológica', 'Trabalho em Saúde', 'O Ser Humano e sua Inserção Social' e 'Aproximação a uma Prática Especifica em Saúde'.

O eixo 'Aproximação a uma Prática Especifica em Saúde' aborda as questões específicas da Fisioterapia: História e Fundamentos da Fisioterapia; Semiologia Fisioterapêutica; Recursos Biotecnológicos; Cinesioterapia; Fisioterapia preventiva; Fisioterapia pneumofuncional; Neurofuncional; Ortotraumatofuncional; Reumatofuncional; Cardiofuncional e Dermatofuncional. Aborda também a Fisioterapia na saúde da criança, da mulher e do idoso.

Para mais informaçôes, visite a página oficial do curso de Fisioterapia site da Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp.

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse