SERVIÇO SOCIAL

O CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL


O Curso de Graduação em Serviço Social, na UNIFESP, tem uma história recente, com início de suas atividades em março de 2009. É ministrado no Campus da Baixada Santista, nos períodos vespertino e noturno, formando Assistentes Sociais em quatro anos.

A profissão de Assistente Social é regulamentada pela Lei Federal 8662/1993 e para exercê-la é necessária a graduação em Serviço Social e a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).

O ensino em Serviço Social é regido pelas Diretrizes Curriculares para o Curso de Serviço Social, aprovadas em 1996, no âmbito da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e em 2001, pelo Parecer nº. 492 do Conselho Nacional de Educação (CNE), mediado pelo Projeto Político Pedagógico do Campus Baixada Santista – UNIFESP, cujos principais enfoques são o interprofissionalismo, a formação interdisciplinar, o trabalho em rede e em equipe e a atenção integral à saúde e no cuidado com o cidadão.

O Projeto Pedagógico de Formação Profissional do Curso de Serviço Social da UNIFESP/Baixada Santista está alicerçado no Projeto Ético-Político Profissional do Serviço Social, e fundamentado nas citadas Diretrizes Curriculares, no Código de Ética do Assistente Social (1993) e na Lei de Regulamentação da Profissão (1993).

O Curso de Serviço Social da UNIFESP Campus Baixada Santista tem seus princípios fundamentais, sua lógica curricular e seus conteúdos orientados por quatros eixos: Fundamentos Teórico-Metodológicos da Vida Social; Fundamentos da Formação Sócio-histórica da Sociedade Brasileira; Fundamentos do Trabalho Profissional e Serviço Social e Saúde: contribuições para análise das condições de vida, trabalho e saúde, na busca de uma sólida formação que garanta competência teórica, técnica e ético-política no exercício do trabalho do Assistente Social. Além disso, esse projeto pressupõe uma direção social alinhada com os interesses dos trabalhadores, com as lutas sociais e com a busca da igualdade e justiça social.

O Curso de Serviço Social, a partir do principio da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, tem como objetivos:

  • formar Assistentes Sociais generalistas, humanistas e críticos, preparados para intervir nas expressões da questão social com uma sólida, coerente e consistente fundamentação teórico-metodológica, técnico-operativo e ético-política;
  • desenvolver competências, habilidades e atribuições no âmbito da elaboração, gestão, execução, avaliação e monitoramento de políticas sociais, programas, projetos sociais, assessoria, consultoria e capacitação;
  • possibilitar o exercício de postura ética, com respeito à pluraridade e diversidade de idéias, atitude investigativa e propositiva, devendo perpassar todo o currículo;
  • inserir novos profissionais nos diversos campos de atuação e no mercado de trabalho mediante apreensão dos processos sociais e de intervenção no movimento contraditório da sociedade, a partir de uma visão de totalidade, em uma perspectiva democrática, de lutas, de desafios, de conquistas de direitos sociais e da emancipação humana.

Para mais informaçôes, visite a página oficial do curso de Serviço Social no site da Pró-Reitoria de Graduação da Unifesp.

 

 

 

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse