Apresentação

Missão do IMAR

“Produzir e difundir conhecimento científico interdisciplinar sobre os oceanos nas suas diversas dimensões e interações, substanciando a formação de recursos humanos e o desenvolvimento tecnológico em benefício da sociedade e do ambiente.”

Nossa missão compreende tanto as ações do IMar quanto o público alvo a que estão voltadas. A produção de conhecimento científico é tida como ponto de partida, destacando o potencial para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e inovação já existentes na comunidade composta por pesquisadores, estudantes e corpo técnico. A disseminação do conhecimento produzido acontecerá nas atividades de ensino, extensão e divulgação científica. O caráter interdisciplinar é um diferencial do Instituto no cenário nacional e internacional e já está evidente nos cursos de graduação atualmente oferecidos. O objeto principal das atividades e ações do IMar será o oceano, como meio físico-químico-geológico e habitat para seres vivos, bem como espaço indissociável ao homem. Também se destacam suas dimensões e interações, que abrangem diversas interfaces com a sociedade, atmosfera e demais ambientes do planeta. A geração de conhecimento ainda tem por desdobramento a formação de recursos humanos, via ensino e extensão, e o desenvolvimento tecnológico, apontando para inovação e dialogando com as áreas tecnológicas. Por fim, o objetivo último dessas ações é o benefício da sociedade na qual se insere, que financia e supre a Universidade Pública, e do ambiente, no qual estamos inseridos e sem o qual não sobrevivemos.


Visão do IMAR

“Um Instituto do Mar consolidado na busca continuada de excelência e inovação em suas ações.”

A visão descreve a aspiração do Instituto do Mar. O IMar surge em um cenário turbulento da política nacional, em situação muito aquém do cenário ideal. A comunidade acadêmica envolvida manterá a busca contínua da excelência nas ações previamente descritas, consolidando o IMar no cenário nacional e internacional como instituição de referência nas Ciências do Mar e áreas correlatas. A comunidade acadêmica do IMar aspira manter um espírito inovador, explorando novas ideias e criando soluções criativas para os problemas complexos da atualidade. Assim, o IMar deve ser compreendido como uma Unidade Universitária em constante movimento e evolução, onde o foco das ações não deverá ser pautado pela simples continuidade e comodismo, mas pela saudável ambição de melhorias em suas condutas e ações.


Valores do IMAR

  • Ética
  • Sustentabilidade
  • Transparência e eficiência administrativa
  • Equidade e Democracia
  • Diálogo e trabalho conjunto (intra- e interinstitucional)
  • Espírito empreendedor e Dinamicidade

O IMar assume os princípios da instituição que o abriga, a UNIFESP, nas esferas de Universidade e de Campus. No entanto, destaca certo conjunto de valores com os quais apresenta forte identificação. A boa conduta pessoal e profissional deve pautar nossas ações, e servir de exemplo aos alunos e profissionais vinculados ao IMar. Tratando-se de um instituto com vocação ambiental, a sustentabilidade de nossas ações e ambições é essencial. Pretende-se conduzir a gestão como Unidade Universitária de forma mais transparente possível, buscando simplificar a administração, dentro do possível, para tornar o sistema eficiente, transparente e pouco burocratizado. A representatividade e igualdade de direitos e deveres será defendida com base na participação da comunidade e interação com seus membros. O diálogo deverá permear nossas relações, buscando estabelecê-lo nos mais diversos níveis institucionais de modo a permitir debates e reavaliações construtivas constantes. Por fim, o IMar deverá permanecer aberto às reflexões, mudanças e novas ideias que se façam necessárias para o avanço institucional e deverá ser resiliente frente às adversidades.