Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar

Curso

Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia do Mar

Histórico do Curso
O curso foi autorizado em 2011 e teve sua primeira oferta no SISU em 2012. A primeira turma de egressos concluiu o curso em 2014.

Localização
Campus Baixada Santista

Tempo de Integralização
6 semestres (3 anos)

Turnos
O curso é oferecido em período parcial tendo o ingressante duas opções de turno: Vespertino (das 14h às 18h) e Noturno (das 19h às 23h).

O que é o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar
Os Bacharelados Interdisciplinares caracterizam-se por serem um curso de graduação universitária de natureza interdisciplinar, que oferece ao estudante uma formação técnico-científica, humanística ou artística, dependendo do caráter do curso. Todo BI possui terminalidade própria, instrumentalizando o egresso para atuar nos setores público ou privado, além do campo não-governamental associativo. Por outro lado, o BI serve também como requisito para continuação da formação do aluno em nível de ensino superior, através de seu ingresso em cursos de formação específica na própria Universidade.
Nesse sentido, o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar (BICT-Mar) é um curso de graduação plena com duração de três anos, ao término dos quais o aluno é diplomado como Bacharel em Ciência e Tecnologia do Mar. O Curso está planejado numa concepção modular de currículo, procurando integrar conteúdos/disciplinas em eixos e módulos interdisciplinares. O BICT-Mar apresenta um desenho curricular direcionado por quatro eixos de formação que perpassam os anos de graduação. Em cada um dos eixos, a proposta curricular é constituída por módulos aglutinando áreas temáticas afins. A figura abaixo apresenta uma composição gráfica da interação entre os eixos formativos que constituem o BICT Mar.

 bictmar

A continuidade de formação profissional do BICT-Mar pode acontecer em 7 diferentes trajetórias a serem definidas pelo estudante. A Figura abaixo ilustra as trajetórias possíveis. No momento, O Campus Baixada Santista oferece os cursos de Engenharia de Petróleo e Recursos Renováveis (duração de 2 ½ anos) e Engenharia Ambiental e Portuária (duração de 2 ½ anos). O curso de Oceanografia está previsto para iniciar em 2018.

bictmar2

Objetivo e Perfil do Curso
O BICT-Mar visa formar profissionais com sólidos fundamentos teóricos e práticos e uma visão integrada das Ciências do Mar. O curso tem como foco no desenvolvimento de competências, habilidades atitudes e valores que confiram autonomia para a aprendizagem e inserção  abrangente e multidimensional na vida social e no mercado de trabalho.
São, portanto, objetivos do BICT Mar:

  •      Formar  um bacharel com capacidade de integração e aplicação de conhecimentos para resolução de problemas contemporâneos na área de Ciências do Mar, comprometido com a sustentabilidade nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente;
  •      Propiciar uma formação técnico-científica e humana de excelência, entendendo a pesquisa como propulsora do desenvolvimento científico, tecnológico e social;
  •      Formar um profissional preparado para o trabalho em equipe interdisciplinar com ênfase na integralidade na abordagem profissional;
  •      Formar um profissional com atitude ética nas esferas profissional, acadêmica e das relações interpessoais.

Grade Curricular
A grade curricular oferecida na BICT-Mar é composta por unidades curriculares obrigatórias e eletivas. Além de cumprir a carga horária relativa às unidades curriculares obrigatórias, o estudante deverá concluir 920h em unidades curriculares eletivas.
As principais unidades curriculares obrigatórias incluem Biodiversidade Marinha; Funcionamento da Vida; Fenômenos Mecânicos; Geologia Geral; Fenômenos Químicos; Ciências Atmosféricas; Oceanografia Física e Química; Gestão Costeira e Integrada; Sociedade, Porto e Mar;
Dentre as unidades curriculares eletivas, podemos citar: Geologia Marinha e Costeira; Introdução     à Engenharia do Petróleo e Recursos Renováveis; Introdução à Engenharia Ambiental e Portuária; Introdução à Aquicultura; Introdução à Engenharia de Pesca, Interações Homem-Tecnologia-Ambiente; Direito do Petróleo; Energia e Meio Ambiente, entre outras.

Perfil do Egresso e Área de atuação
O BICT-Mar compromete-se com a formação interdisciplinar de um profissional apto a atuar na análise, identificação, e resolução de problemas pertinentes à área de Ciências do Mar de forma integrada e ecossistêmica, a partir do domínio de conhecimentos das Ciências Exatas e da Terra, Biológicas e Humanas.
O egresso do BICT Mar apresentará uma formação crítica, reflexiva, interativa e ética no discernimento das etapas e dimensões que envolvem o processo de geração, aplicação e disseminação do conhecimento científico e tecnológico.
O Bacharel estará habilitado para atuar nos setores público, privado e terceiro setor. Poderá planejar, executar e gerir atividades relacionadas à exploração, uso e conservação dos bens ambientais e dos serviços ecossistêmicos das zonas costeiras e oceânicas. Poderá, ainda, dar continuidade a seus estudos em outro bacharelado ou ainda ascender diretamente ao nível de pós-graduação (vide representação gráfica das trajetórias de formação na Figura 1).

Coordenação
Prof. Dr. Rodolfo E. Scachetti
Profa. Dra. Tatiana M. Mazzo (vice)

Contato: coordenacao.bictmar@gmail.com
 
 
 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse