Seminário "Redução de Danos: história, práticas e desafios atuais"

Temos o prazer de convidá-la(o) para participar do Seminário "Redução de Danos: história, práticas e desafios atuais", que marca o início do "Curso de Atualização em Redução de Danos",  a ocorrer no no dia 22 de setembro de 2018, das 8h30 às 17 horas, no Anfiteatro da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sito à Rua Doutor Carvalho de Mendonça, 144 - Vila Belmiro - Santos, SP.

arteFinalModificadaSeminario.jpg

Clique aqui para abrir a Ficha de Inscrição

Tal evento integra um conjunto de ações previstas no Convênio nº 232/2018, resultante da conjugação de esforços da Universidade Virtual de São Paulo (UNIVESP) e Unifesp, para execução do projeto: “Ações de ensino e extensão no Estado de São Paulo, voltadas a profissionais e comunidade em geral, para a consolidação e o fortalecimento das políticas públicas de Saúde Coletiva, Saúde mental e uso de drogas”.

Clique aqui para consultar a programação deste Seminário.

 

 

Inscrições para o processo seletivo (Mestrado 2019) do Programa de Pós-Graduação em Bioprodutos e Bioprocessos

A partir de 24 de setembro, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de alunos (Mestrado 2019) para o Programa de Pós-Graduação em Bioprodutos e Bioprocessos.


Cronograma do processo de seleção:
 

  • 24 de setembro a 23 de novembro: inscrições;
  • 30 de novembro: 1ª fase (prova conhecimento especifico e inglês);
  • 04 de dezembro: resultado da primeira fase;
  • 07 de dezembro: 2ª fase (entrevista e análise do currículo).
  • 10 de dezembro: resultado final.


Orientações:

Inscrição:

  • O candidato deve entrar primeiramente em contato com o docente do programa com o qual pretende desenvolver seu projeto de pesquisa (acesse aqui).
  • É exigido como documentação, providenciar uma carta do possível orientador aceitando a orientação, devendo conter a assinatura do orientador, ser digitalizada em arquivo formato PDF, e posteriormente encaminhada junto aos demais documentos solicitados: RG, CPF, Diploma de Graduação (frente e verso), Histórico de Graduação e Currículo Lattes (todos em formato PDF), além de uma foto 3x4 digitalizada (em formato JPEG/JPG, XPM, GIF ou PNG).
  • Caso o candidato não tenha em mãos o diploma de graduação, será necessário o envio de uma declaração da universidade informando a previsão de conclusão do curso ou o protocolo de solicitação do diploma.

 Processo de seleção será composto pelas seguintes etapas:

  • Primeira fase: essa fase será constituída pela prova de conhecimentos específicos (de caráter eliminatório e classificatório) e conhecimentos da língua inglesa (de caráter eliminatório). Com isso, todos os candidatos que alcançarem nota igual ou superior a sete pontos na prova de conhecimentos específicos e nota igual ou superior a cinco pontos na prova de conhecimento da língua inglesa, estarão aprovados para a segunda fase.
    A primeira fase terá duração de 4 horas para a prova de conhecimento específicos e de 2 horas para a prova de conhecimento da língua inglesa.
    • Prova de conhecimento específicos: no dia da seleção será apresentado ao candidato 1 artigo científico na língua inglesa, que abordará um tema específico da linha de pesquisa que foi escolhida pelo candidato no momento da inscrição. O candidato responderá as questões referentes ao texto e poderá fazer uso de dicionário Inglês-Português para a realização da prova.
    • Prova de conhecimento da língua inglesa (proficiência em inglês): constituída por um texto em inglês, abordando um tema geral. O candidato deverá responder 10 questões de múltipla escolha, podendo fazer uso de dicionário Inglês-Português.
  • Segunda fase:
    • Entrevista (de caráter eliminatório);
    • Análise do Currículo Lattes (de caráter classificatório).


Informações:

  • Número de vagas: clique aqui para visualizar o número de vagas disponibilizadas por docente.
  • Os artigos científicos e textos que serão utilizados durante a primeira fase estarão disponíveis aos candidatos somente no momento da prova.
  • O local das provas será informado por email.
  • No dia 30 de novembro, a prova específica terá início às 8h30, e a de inglês às 14 horas.
  • O local e horário da segunda fase será informada quando da divulgação do resultado.

Clique aqui para efetuar sua inscrição.

Processo Seletivo 2019 - Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde (Modalidade Profissional)

Prezado(a) candidato(a),

Estão abertas as inscrições online, no período de 3 de setembro a 14 de outubro de 2018 (encerramento às 23h59 - horário de Brasília), para o Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde – Modalidade Mestrado Profissional (clique aqui para ver o EDITAL 2019).

Para a inscrição, será necessário preencher a Ficha de Inscrição online (clique aqui), selecionando a Unidade que pretende se inscrever - CEDESS (São Paulo-SP) ou BAIXADA SANTISTA (Santos-SP), anexar uma foto 3×4 colorida recente digitalizada (em formato JPEG/JPG, XPM, GIF ou PNG) e os seguintes documentos:

  • endereço do Curriculum Vitae, obrigatoriamente no formato Lattes (exemplo: http://lattes.cnpq.br/xxxxx), localizado imediatamente abaixo do nome em: “Endereço para acessar este C.V.” na Plataforma Lattes do CNPq;
  • CPF e R.G. (cópia digitalizada em PDF);
  • Diploma de Graduação com carimbo de reconhecimento (cópia digitalizada em PDF)*;
    *Caso o candidato não tenha em mãos o diploma de graduação, será necessário anexar a Declaração da Universidade informando a previsão de entrega ou o protocolo de solicitação do diploma.
  • Histórico escolar da Graduação (cópia digitalizada em PDF);
  • Anteprojeto de pesquisa, digitalizada em PDF (clique aqui para ver modelo) inserido em uma das Linhas de Pesquisa do Programa (clique aqui para ver as Linhas de pesquisa) e cuja ênfase de estudo esteja relacionada ao binômio Saúde-Educação e ao contexto das práticas profissionais atuais;
  • Carta de Intenções, em formato PDF, relacionando o próprio percurso profissional com as perspectivas que vislumbra para o Projeto de Pesquisa e a Produção Técnica a serem desenvolvidos no PPG Ensino em Ciências da Saúde – modalidade Mestrado Profissional da UNIFESP;
  • Termo de Ciência e Compromisso devidamente preenchido, datado e assinado (clique aqui para acessar modelo).

O processo de seleção consta de:

  • Prova Escrita, com caráter eliminatório, versando sobre temas que constituem as Linhas de Pesquisa do Programa (clique aqui para ver a Bibliografia).
    Será realizada presencialmente, no dia 29 de outubro de 2018, segunda-feira, das 14 às 17 horas (duração de três horas), simultaneamente na Unidade CEDESS/São Paulo-SP e na Unidade BAIXADA SANTISTA/Santos-SP, em local a ser divulgado na página do CEDESS: http://www.unifesp.br/centros/cedess.
  • Análise dos Documentos (Carta de Intenções, Anteprojeto de Pesquisa e Currículo Lattes), tendo caráter eliminatório.
    Será realizada pelos professores credenciados do Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde – Mestrado Profissional (clique aqui para ver os critérios de Análise Documental).
  • Entrevista, também terá caráter eliminatório.
    As entrevistas serão conduzidas por, pelo menos dois professores do Programa Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde – Mestrado Profissional, tendo como eixo direcionador o anteprojeto de pesquisa e a carta de intenções, enviados no ato da inscrição. Período de realização: 21 a 27 de novembro de 2018.

Número de vagas

O Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciência da Saúde – modalidade Mestrado Profissional disponibiliza 51 vagas distribuídas entre as Unidades CEDESS (São Paulo-SP) e BAIXADA SANTISTA (Santos-SP).

  • 10% das vagas serão reservadas a candidatas(os) autodeclaradas(os) negras(os) ou indígenas que atingirem a nota mínima em todas as fases do processo seletivo. Serão consideradas(os) negras(os) e indígenas candidatas(os) autodeclaradas(os) e socialmente reconhecidas(os).
  • 10% das vagas serão destinadas a candidatas(os) com deficiência que atingirem a nota mínima em todas as fases do processo seletivo.
    • A(O) candidata(o) com deficiência deverá informar no ato da inscrição qual adaptação é necessária para a realização de cada etapa do processo seletivo. Essas necessidades serão avaliadas pela Comissão de Exames e serão atendidas no limite das possibilidades do programa.
  • Caso não haja candidatas(os) nas condições referidas acima, as vagas serão preenchidas pelas demais candidatas(os) aprovadas(os) no processo seletivo, respeitando-se a ordem de classificação.

Bibliografia

Clique aqui para visualizar a bibliografia recomendada.

Cronograma do Processo Seletivo 2019

3 de setembro a 14 de outubro de 2018
(até 23h59 - horário de Brasília)
Período de Inscrições Online – Edital 01/2018
22 de outubro de 2018 Divulgação do Resultado de Deferimento e Indeferimento das Inscrições
29 de outubro de 2018
(2ª feira, das 14 às 17 horas)
Prova Escrita (conhecimentos específicos).
Local a ser divulgado.
9 de novembro de 2018 Divulgação do Resultado Prova Escrita
12 de novembro de 2018 Divulgação do Resultado Análise de Documentos
e
Convocação para as Entrevistas - horário e local
21 a 27 de novembro de 2018 Período de realização das Entrevistas
5 de dezembro de 2018 Divulgação do Resultado Final – Aprovados

 

 

 

Cabras surpreendem cientistas ao identificar expressões faciais humanas

Um estudo que acaba de ser publicado na prestigiada revista científica Royal Society Open Science sugere que cabras são capazes de discriminar entre expressões humanas alegres e de raiva, mostrando preferência pelas primeiras. O trabalho foi realizado por um grupo internacional de pesquisadores, do qual participa a docente do Campus Baixada Santista da Unifesp Carine Savalli Redigolo. Leia mais em:

https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/cabras-surpreendem-cientistas-ao-reconhecer-expressoes-faciais-humanas/

https://www.bbc.co.uk/news/science-environment-45336330

https://www.roehampton.ac.uk/life-sciences/news/goats-prefer-smiley-happy-faces-new-study-shows/

https://countrysidenetwork.com/daily/livestock/goats/smiling-happy-faces-goats/

Link para o artigo completo:

http://rsos.royalsocietypublishing.org/content/royopensci/5/8/180491.full.pdf

Rematrícula 2º sem/2018 - Cursos Semestrais

Estudantes dos campi Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, Osasco, São José dos Campos, São Paulo (Tecnologias) e Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional

Amanhã, 27/07/18 (sexta-feira), a partir das 9 horas, terá início o processo de rematrícula referente ao segundo semestre de 2018 para os estudantes da graduação dos cursos semestrais dos Campi Baixada Santista e Diadema.

Nessa mesma data, estudantes dos campi Guarulhos, Osasco, São José dos Campos e São Paulo (Tecnologias), e Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional iniciam o segundo período de rematrícula.

O(a) estudante deverá acessar o link https://remat.unifesp.br/app/ e realizar sua rematrícula.

Demais informações poderão ser acessadas no informe nº03 de 28 de junho de 2018: http://www.unifesp.br/reitoria/prograd/servicos-menu/servicos-da-graduacao/noticias-sub-servicos/623-informe-rematricula-2-semestre-2018

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse