Conclusão do Curso de Gestão Autônoma da Medicação

Finalizado hoje o Curso de Gestão Autônoma da Medicação (GAM), estratégia de cuidado emancipatório em saúde mental, desenvolvida no Canadá e adaptada ao contexto brasileiro. Pautada pelo direito dos usuários em participarem de maneira protagonista das propostas de tratamento, a GAM problematiza a centralidade dos medicamentos na atenção em saúde mental, promovendo maior apropriação das informações necessárias para o desenvolvimento de processos de cogestão da conduta terapêutica.

O curso foi desenvolvido sob coordenação da Profa. Luciana Surjus, da Unifesp Baixada Santista, e teve como facilitadores participantes do "DiV3rso: Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos", e residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Rede de Atenção Psicossocial.

Estiveram presentes no encerramento Lilian Barreiro, Coordenadora da Região Centra Histórica, Haroldo de Oliveira Souza Filho, Chefe do Departamento Atenção Básica, e Patrícia Carvalho, Coordenadora de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde de Santos.

Os 60 profissionais capacitados - entre acompanhantes terapêuticos, agentes comunitários de saúde, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais -, apresentaram aos gestores suas propostas de implementação da GAM no Município de Santos, o que deve incluir 5 experiências iniciais a serem desenvolvidas em 2018 de forma colaborativa, por profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial, Serviço de Reabilitação Psicossocial, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde.

Este processo será acompanhado por meio do Programa de Extensão de Apoio à Rede de Atenção Psicossocial de Santos, parte da pesquisa "Observatório Internacional de Práticas GAM".

AUDITORIO.jpeg

GRUPO_1.jpeg

GRUPO_2.jpeg

GRUPO_3.jpeg

GRUPO_4.jpeg

GRUPO_5.jpeg

HAROLDO.jpeg

PATRICIA.jpeg

TURMA.jpeg

PASSOS.jpeg

Edital de Chamamento Público para associações e/ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis

A Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, comunica aos interessados que realizará procedimento de seleção para associações e/ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis, visando à coleta dos resíduos descartados, passíveis de retorno ao seu ciclo produtivo, nos termos do Decreto nº 5.940, de 25 de outubro de 2006, e demais normas pertinentes.

Clique AQUI para conferir o edital.

Campus Baixada Santista da Unifesp participou e marcou presença em diversas atividades da 3ª Semana Municipal da Ciência e da Tecnologia de Santos

Na semana de 23 a 28 de outubro ocorreu a 3ª Semana Municipal da Ciência e da Tecnologia de Santos, que foi promovida pela Prefeitura de Santos, por meio da Fundação Parque tecnológico de Santos (FPTS) e das Secretarias de Governo (Segov) e Educação (Seduc). Este evento está vinculado a XIV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, gerida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, com a temática “A Matemática está em tudo".

Introduzir o mundo da tecnologia para crianças e adolescentes e o estimular o empreendedorismo no setor de inovação estão entre os objetivos este evento

Neste sentido, o Campus Baixada Santista da Unifesp teve sua participação promovendo o Unifesp Portas Abertas, que aconteceu no dia 24 de outubro, com as ações: ExpoImar: Mar de Ciência e Tecnologia e Expo Saúde e Sociedade, para divulgação dos cursos de graduação.

Além disso, o Campus também marcou presença nos dias 26 e 27 de outubro, no Teatro Municipal Brás Cubas, em outro evento também integrante da 3ª Semana Municipal da Ciência e da Tecnologia de Santos, a III Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Santos (FECIT), que teve como objetivo central a popularização e da difusão da ciência de forma interativa e lúdica, recebendo os alunos das escolas municipais de Santos no nível Fundamental I e II e do EJA (Escola de Jovens e Adultos), além da comunidade em geral. Dentre as programações estavam os projetos 5ª edição do Neorama e o Desafio Startup Cidadã.

Na atividade do Neorama a Unifesp participou na modalidade "Universitário Inovador" com a exposição de três Trabalhos de Conclusão de Curso voltados à inovação tecnológica. Estes trabalhos foram avaliados por uma banca examinadora, e estão concorrendo a premiação. São eles: 1 - "Nanopartículas de óxido de zinco sensibilizadas por hematita: potencialidades para aplicação em células solares", do aluno do curso de Engenharia de Petróleo e Recursos Renováveis, Gabriel Yuji Hata, sob orientação da Profa. Dra. Tatiana Martelli Mazzo; 2 - "Produção sustentável de biocombustível a partir de microalgas marinhas", do aluno do curso de Engenharia de Petróleo e Recursos Renováveis, Bruno Alves de Oliveira, sob orientação da Profa. Dra. Flavia Talarico Saia e do Prof. Dr. José Juan Barrera Alba; e 3 – “Efeitos no reparo ósseo da associação do laser terapêutico com compósitos de biovidro/colágeno/magnésio”, do aluno do curso de Fisioterapia, Henrique Malagodi Caliari, sob orientação da Profa. Dra. Ana Claudia Muniz Renno.

No Desafio Startup Cidadã, alunos do DCMar participaram, nos dias 27 e 28 de outubro, com uma ideia inovadora que teve como proposta a criação de um sistema que libera o semáforo com a aproximação da ambulância através de uma tecnologia que utiliza frequências de rádio, possibilitando os semáforos sempre abertos no trajeto até o Hospital.

WhatsApp_Image_2017-10-27_at_14.52.00_1.jpeg

WhatsApp_Image_2017-10-27_at_14.52.00.jpeg