Centro de pesquisa em políticas de esporte e de lazer é lançado na Unifesp

Projeto é coordenado pelo Campus Baixada Santista, juntamente com a USP Leste

No dia 8 de dezembro de 2016, aconteceu o lançamento oficial do Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e de Lazer da Rede Cedes do Estado de São Paulo. O evento foi realizado no prédio da Reitoria da Unifesp.

Sob a liderança de Nara Rejane Cruz de Oliveira, docente do Departamento de Ciências do Movimento Humano do Campus Baixada Santista da Unifesp, o projeto do centro foi aprovado em chamada pública do Ministério do Esporte. Trata-se de uma iniciativa inédita tanto no âmbito local quanto nacional, considerando que esta chamada pública aprovou apenas um centro em cada Estado brasileiro. “Dessa forma, esse centro de pesquisas sediado no Campus Baixada Santista da Unifesp será referência do Estado de São Paulo para todo o Brasil”, explica a coordenadora.

 

1.JPG

Mesa de abertura (da esquerda para direita): Daniel Araki Ribeiro (vice-chefe da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação do Campus Baixada Santista, que representou a Direção Acadêmica do campus); Maria Cristina Motta de Toledo (diretora da EACH-USP); Maria José da Silva Fernandes (chefe de Gabinete da Reitora Unifesp); Luciano Vieira de Araújo (vice-presidente da Comissão Pesquisa EACH-USP); e Nara Rejane Cruz de Oliveira (Unifesp - coordenadora do centro de pesquisas).


O projeto é desenvolvido em parceria com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP Leste), representada pelo docente Ricardo Ricci Uvinha, vice-coordenador do centro, o que contribui para a aproximação efetiva entre duas prestigiadas e qualificadas instituições de ensino e pesquisa no Estado de São Paulo, além de promover o desenvolvimento técnico-científico em dois campi relativamente recentes.

O Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e de Lazer da Rede Cedes do Estado de São Paulo tem por objetivo geral criar, estruturar e desenvolver junto a instituições em regiões emergentes de São Paulo polos inéditos de pesquisas com vistas à qualificação das políticas públicas de esporte e lazer, frente à demanda por conhecimento científico socialmente referenciado e sua divulgação (tanto no âmbito acadêmico quanto comunitário), o fomento à inovação e ao desenvolvimento regional, a formação para atuação crítica no campo do esporte e lazer, a compreensão e análise ampliada das políticas públicas de esporte e lazer e suas repercussões no contexto dos megaeventos esportivos, especialmente no Estado de São Paulo.

O evento foi prestigiado por docentes, servidores e gestores das duas universidades, além de estudantes de pós-graduação e membros dos grupos de pesquisa coordenados pelos professores Nara e Ricardo em suas respectivas instituições.

 

2.JPG

Nara Rejane Cruz de Oliveira, docente do Campus Baixada Santista e coordenadora do centro de pesquisas, apresentou a equipe e falou sobre os projetos e atividades de pesquisas e extensão a serem desenvolvidas no biênio 2016-2018

3.JPG

Ricardo Uvinha, docente da EACH-USP Leste e vice-coordenador do centro de pesquisas, falou sobre os legados dos megaeventos esportivos no Brasil, tema central das pesquisas do centro

4.JPG

Da esquerda para direita: Denise Amado Scerni (pró-reitora adjunta de Pós-graduação e Pesquisa da Unifesp); Hanna Karen Antunes (coordenadora do curso de Educação Física do Campus Baixada Santista); Emerson Stefanoviciaus D'Anela (diretor administrativo do Campus Baixada Santista); Daniel Araki Ribeiro (vice-chefe da Câmara de Pesquisa e Pós-graduação do Campus Baixada Santista); João Paulo Botero (chefe do Departamento de Ciências do Movimento Humano do Campus Baixada Santista); Ricardo Uvinha (EACH-USP Leste - vice-coordenador do centro de pesquisas); Luciano Vieira de Araújo (vice-presidente da Comissão Pesquisa EACH-USP Leste); Maria Cristina Motta de Toledo (diretora da EACH-USP Leste); e Nara Rejane Cruz de Oliveira (Unifesp - coordenadora do centro de pesquisas).


*Créditos das fotos: Leopoldo Ortega da Silva, doutorando do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde - Unifesp Baixada Santista

 

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse