22 a 27.10.2018 - III Semana do Servidor Público - inscreva-se !!!

Estão abertas as inscrições para participação da III Semana do Servidor Público – Unifesp Tecnologia e Comunicação Conectando Nossas Ideias.

Participe da programação local que acontecerá no campus de 22 a 27/10/2018.

Prestigie os trabalhos acadêmicos e os talentos artísticos de nossos colegas, vamos juntos tornar este evento um marco que valorize os servidores da Unifesp!

Faça sua inscrição, acesse: https://phpu.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=15243

Veja a programação em: http://www.unifesp.br/reitoria/propessoas/programacao-servidor

 

LOGO_III_2_ret.jpg

 

Servidor, acesse a programação em http://www.unifesp.br/reito

18.10.2018 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Workshop “Matriz Energética Brasileira”

O Brasil, assim como diversos países no mundo, encontra-se num momento de transição energética impulsionada não só por fatores socioeconômicos como também por questões ambientais de cunho regional e global. A disponibilidade de recursos energéticos é fator primordial para promover o crescimento econômico do país e elevar o bem-estar e a qualidade de vida da sociedade. No entanto, a ampliação da oferta de energia realizada sem planejamento baseado em conhecimento e desenvolvimento técnico-científico pode acarretar impactos ambientais que afetem a sustentabilidade dos benefícios que o acesso à energia traz no seu bojo. 


As questões ambientais relacionadas à matriz energética brasileira abrangem aspectos relacionados à aproveitamento de recursos hídricos da Amazônia, aumento da emissão de gases de efeito estufa em razão do uso de termoelétricas alimentadas por combustíveis fósseis, impacto da variabilidade climática nos recursos hídricos, intermitência de fontes alternativas como a energia solar e eólica, expansão de áreas agrícolas para produção de biomassa. Todas essas questões estão relacionadas com a oferta e atendimento de energia elétrica e com o transporte de cargas.

Neste contexto, planejar a expansão do sistema energético torna-se uma tarefa árdua, face às incertezas políticas, econômicas e mudanças tecnológicas em curso. Este evento visa oferecer um espaço para discussão dos cenários apresentados nos documentos de planejamento do setor energético brasileiro e das alternativas e perspectivas futuras para alavancar o uso de fontes alternativas com base em três pilares de sustentação: garantir a segurança energética do país, assegurar a sustentabilidade socioambiental do setor, e ampliar o suporte técnico-científico para o desenvolvimento tecnológico com base na capacitação de recursos humanos e apoio à pesquisa e desenvolvimento em território nacional.

O evento será composto por duas mesas redondas reunindo pesquisadores e representantes das organizações governamentais e não-governamentais com atividades diretamente relacionadas às temáticas apresentadas.

Local: Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos.
Dr. Artur Porchat de Assis, 47 - Boqueirão - Santos / SP.
Data: 18/10/2018 Horário: 9:00 às 17:00

Comitê Organizador:
Prof. Dr. Fernando Ramos Martins (UNIFESP/Departamento de Ciências do Mar)
Prof. Dr. Cledson Akio Sakurai (UNIFESP/Departamento de Ciências do Mar)
Profa. Dra. Liliane Janikian (UNIFESP/Departamento de Ciências do Mar)
Prof. Dr. Emiliano Castro (UNIFESP/Departamento de Ciências do Mar)

Institutição Organizadora
Universidade Federal de São Paulo

Instituições Parceiras
Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos

Workshop_MatrizEnergiaBras-1.jpg

 

10.10.2018 - Aula aberta "Relações solidárias no enfrentamento ao neoliberalismo" - Prof. Dr. Egeu Gomez Esteves

O curso de Psicologia está realizando o ciclo de aulas abertas "Psicologia e Temas Urgentes"

A segunda aula terá como tema "Relações solidárias no enfrentamento ao neoliberalismo" e terá como convidado o Prof. Dr. Egeu Gomez Esteves, da Unifesp Campus Zona Leste.

Será nesta quarta, dia 10 de outubro, das 9h às 12h, na sala 229 do Edifício Central do Campus Baixada Santista da Unifesp (Rua Silva Jardim, 136 - Santos)

lokephljgfdhpiph.jpg

16.10.2018 - Unifesp participa de ação comemorativa do Dia Mundial da Alimentação

Evento acontece na próxima terça-feira (16/10) no Mercado Municipal de Santos

 O Campus Baixada Santista da Unifesp participa de evento relacionado ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro. Organizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), a ação acontece na data comemorativa, das 10h às 16h, no Mercado Municipal de Santos.

Além da participação do Centro Acadêmico de Nutrição e do estágio em Nutrição Social, a Unifesp também é representada pelos projetos de extensão Counut e Cultivando a Jardim.

Dentre as atividades programadas, estão degustações, orientações sobre reciclagem de resíduos orgânicos, feira de produtos orgânicos e educação alimentar e nutricional. Os visitantes também podem esclarecer dúvidas sobre saúde bucal e assistir a um teatro infantil.

Confira a programação completa abaixo.

Dia_Mundial_da_Alimentacao_em_Santos.jpg

 

 

15.10.2018 - Roda de conversa "Estratégias de luta pela democracia"

Convidamos a comunidade universitária a participar da roda de conversa "Estratégias de luta pela democracia". Por favor, convide também a preceptora do seu estágio, os seus parceiros nos projetos de extensão e ensino.

Dia: 15.10.2018
Local: Saguão Principal da Silva Jardim
Horário: 17 às 20h.


estrategias_de_luta_pela_democracia.jpg