15, 16 e 17.05.17 - Pint of Science 2017

Santos recebe pela primeira vez festival internacional de divulgação científica

17800318 449323088733294 2467706850740762282 n

O Pint of Science tem como objetivo levar pesquisadores para conversar sobre ciência em ambientes descontraídos como cafés, restaurantes e bares. Você chega para um happy hour com os amigos em um bar da cidade e se depara com vários cientistas falando sobre temas curiosos da atualidade e sobre como eles impactam sua vida. Cenário pouco provável? Não para quem participar do Pint of Science Brasil, um festival internacional de divulgação científica que este ano será realizado pela primeira vez em Santos, e mais 21 cidades espalhadas pelo Brasil, nos dias 15, 16 e 17 de maio.

E como funciona?

Durante as três noites do festival, a população da cidade de Santos poderá escolher entre 10 temas, que serão debatidos em dois locais: Dusk Lounge Bar e no Pizza Bar. Os assuntos escolhidos para esse ano são: Agrotóxicos, Drogas Ilícitas, Hábitos Errados, Medicina Forense, Sono, O Mito da Beleza, Uso de animais para a Pesquisa, a Importância do Exercício Físico, Mentes Criminosas e Popularização Científica (veja a programação completa). O evento é gratuito e as pessoas só pagarão o que consumirem nos locais em que ocorrerá cada bate-papo. Como não são realizadas inscrições ou reservas antecipadas, recomenda-se que as pessoas cheguem antes para garantir seu lugar.

A iniciativa, formada por uma rede de voluntários, acontecerá simultaneamente em 11 países, em mais de 100 municípios espalhados pelo Brasil, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Espanha, Itália, Austrália, Alemanha, França, Japão e Tailândia.

Como tudo começou – A ideia surgiu quando dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores, em 2012. Nesse encontro, pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos pesquisadores e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

A experiência foi tão inspiradora que os dois decidiram propor uma iniciativa em que os pesquisadores poderiam sair de seus laboratórios para conversar diretamente com as pessoas. Nasceu, assim, o Pint of Science, que rapidamente se espalhou pelo mundo. Em 2015, o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Em Santos, o Pint será realizado por um grupo independente de apreciadores da ciência e pesquisadores, com apoio da Universidade Federal de São Paulo, contando com a colaboração da Euraxess Science Slam, Verakis, Time 2 Travel Agency e Douke Art’s Gráfica. Já em âmbito nacional, o festival é patrocinado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, eScience Unicamp, Galoá e por quatro Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria; Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos; o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros; e o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades.

Programação Pint of Science Santos

Segunda-feira, 15/05, às 19h00 horas

O veneno nosso de cada Dia

Onde: Dusk Lounge Bar

Uso de drogas ilícitas – A ciência por trás disso.

Onde: Dusk Lounge Bar

Hábitos errados, uma tomada de atitude

Onde: Pizza Bar

Aventuras científicas de um repórter viajante

Terça-feira, 16/05, às 19h00 horas

50 tons de ética: uma conversa sobre ciência e uso de animais

Onde: Dusk Lounge Bar

O código da beleza: A ditadura imposta a você.

Quarta-feira, 17/05, às 19h00

Mexa-se e durma bem – A importância exercício físico e sono para a Saúde e qualidade de vida.

Onde: Dusk Lounge Bar

Sono, seus mistérios e distúrbios

Compreendendo as mentes criminosas

Onde: Pizza Bar