Unifesp oferece curso de especialização em transdisciplinaridade

Interessados devem se inscrever até o dia 27 de janeiro

Por Juliana Narimatsu

O Setor de Transdisciplinaridade Aplicada à Saúde do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) está com inscrições abertas para curso de especialização intitulado A Transdisciplinaridade aplicada ao cotidiano das Empresas, da Educação e da Saúde: a Integralidade.

O objetivo do curso é capacitar o participante a se rever dentro de uma cosmologia moderna, ancorada nos saberes tradicionais validados pelo saber quântico contemporâneo, permitindo que se torne multiplicador do paradigma de sustentabilidade vivenciado. Desta forma, o curso será estruturado em três períodos: autoformação (ferramentas de homeostase e autoconhecimento serão disponibilizadas com embasamento teórico), heteroformação (instrumentos para construção de um novo olhar permitirão rever seu meio ambiente com outros pontos de vista) e ecoformação (habilitação para ser um agente de transformação planetária).

Transdisciplinaridade é um conceito que busca uma nova organização do conhecimento e estimula uma nova compreensão da realidade. “É uma atitude científica contemporânea que, reconhecendo a complexidade dos fenômenos, se dispõe a procurar soluções sustentáveis nos estratos mais sutis da realidade”, explica Fernando Bignardi, coordenador executivo do curso e coordenador do Centro de Estudos do Envelhecimento da Unifesp.

No caso da Medicina Transdisciplinar, sua metodologia valoriza e intervém em todas as dimensões do paciente (física, metabólica, vital, mental e espiritual), criando condições para que a cura das doenças crônicas seja despertada, isto é, aborda a saúde multidimensional, alcançando a plenitude do ser humano, inclusive a dimensão espiritual.

A unidade operacional do curso será a tríade, formada por um representante de cada uma das áreas expostas, exercitando, na prática, a atitude transdisciplinar com supervisão de monitores já formados. Ao final do curso, será produzido um artigo científico.

Os interessados devem realizar a inscrição para participação do processo seletivo nesse link até o dia 27 de janeiro.

O curso oferece 90 vagas. Os candidatos aprovados no processo seletivo, realizada durante o mês de fevereiro, serão convocados para matrícula (com taxa de R$ 70).

Os requisitos para o ingresso é ensino superior completo e, preferencialmente, atuação nas seguintes áreas: Ambiente Organizacional, Saúde e Educação. As aulas acontecerão na primeira e terceira segundas-feiras do mês, das 16h às 21h, e no último sábado, das 9h às 18h. O período do curso é de dois anos, com início previsto para o dia 20 de fevereiro.

Mais informações no endereço eletrônico (clique aqui).