Introdução a Psicoterapia Interpessoal no Tratamento da Depressão. Diminuindo o "Mental Health GAP"

Inscrições abertas até 20/11/2017

Os transtornos mentais, além de extremamente prevalentes, são os quadros que causam o maior impacto negativo globalmente. Contudo, a maior parte dos portadores ainda não são diagnosticados, e mesmo entre aqueles que têm o diagnóstico, metade não recebe uma intervenção com evidências científicas de eficácia. Entre os transtornos mentais, a depressão é o quadro com maior fardo global (Global burden).

A Organização Mundial de Saúde lançou mundialmente um programa para aumentar o acesso a saúde mental, principalmente entre pessoas carentes. O "MENTAL HEALTH GAP". Este acesso deveria ocorrer com intervenções com eficácia baseadas em evidências científicas. Entre as intervenções psicossociais para o tratamento da depressão, que têm evidências científicas, a terapia interpessoal (TIP) é uma das mais divulgadas, fazendo parte de várias diretrizes de condutas de associações em países de primeiro mundo.

A TIP ainda é desconhecida no Brasil, é terapia breve, com 12-16 sessões, é manualizada e focal eficaz no tratamento do transtorno depressivo, em suas várias formas. Neste curso serão abordadas as bases teóricas da TIP para a depressão, as bases teóricas da TIP e dos estudos que suportam sua eficácia.

Os participantes terão uma visão de seu formato, e serão feitos role-plays, para discriminar reforçar o ensino.

 

Inscrição

Mais Informações

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse