VI Curso de Formação de Facilitadores de Meditação em Saúde

O curso de Formação de Facilitadores de Meditação em Saúde tem por objetivo formar instrutores de meditação na área da saúde. Os requisitos para participar são graduação ou pós-graduação em áreas da saúde e, domínio da leitura em inglês.

O curso tem duração de 34 semanas, sendo: 22 semanas (atividades teórico-práticas meditativas) + 12 semanas (para elaboração espontânea de artigo em moldes de publicação com livre escolha, Workshop sobre meditação, este obrigatório para finalizar o curso).

Carga horária total: 88 horas (aulas presenciais) + 24 horas (artigo e/ou Workshop) = Total 112 horas.

O curso é dividido em quatro disciplinas:

1. Aspectos Conceituais e Operacionas -  docente responsável: Roberto Cardoso e Elaine Sales.

2. Efeitos Psicofisiológicos e utilização em Saúde - docente responsável: Mary Uchiyama Nakamura e Regina Chamon

3. Relação entre o cenário Acadêmico e Ancestrais - docente responsável: Roberto Cardoso e Liliana Centurione

4. Aspectos Didáticos da Meditação - docente responsável: Roberto Cardoso e Elaine Sales

O curso tem dois processos de avaliações, o primeiro depois da terceira disciplina em formato de pergunta e resposta dissertativa e, o segundo, a elaboração e apresentação de um Workshop de meditação, realizado com voluntários e sob supervisão dos professores Mary Uchiyama Nakamura e Roberto Cardoso.

Coordenação geral do curso: Mary Uchiyama Nakamura

Organização: Roberto Cardoso

Cooordenação pedagógica: Mary Uchiyama Nakamura

Coordenação da prática e de atividades didáticas: Mary Uchiyama Nakamura e Roberto Cardoso