Alunos do 3º e 5º ano de Medicina fazem prova de habilidades e atitudes

A realização desta prova representa uma importante contribuição para o aprimoramento do curso médico da EPM/Unifesp

Por Maria Teresa Terreri

Aconteceu nos dias 3 e 10 de dezembro a prova de habilidades e atitudes, respectivamente, para os alunos de 3º e 5º ano do curso de Medicina. Desde o ano de 2006, a Comissão do Curso Médico tem organizado e realizado esta prova para os alunos do 5º ano e, desde 2014, para os alunos do 3º ano do curso de Medicina. O objetivo é avaliar habilidades na relação médico-paciente, semiotécnica, conhecimentos diagnósticos, terapêuticos e de epidemiologia.

A estrutura e a complexidade da organização das provas vêm aumentando, o número de professores envolvidos também, mas a satisfação dos alunos tem sido recompensadora.

As provas incluem estações de avaliação nas áreas de clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia-obstetrícia, medicina preventiva e psiquiatria. Ao término de cada estação é feita a devolutiva da questão onde os alunos têm a oportunidade de tomar conhecimento, imediatamente, de seus acertos e erros.

Foram cerca de 40 professores envolvidos na prova do 3º ano e 60 professores na prova do 5º ano, além de atores/atrizes e funcionários. Contamos, também, com o Centro de Ensino de Habilidades e Simulação Profa. Helena Nader, recém-inaugurado, no fornecimento dos bonecos e outros materiais.

Estas avaliações são muito importantes para o aluno, pois testam seus conhecimentos, identificam as necessidades de aprimoramento, avaliam os professores e o curso e trazem subsídios para a melhoria do currículo e dos métodos pedagógicos.

Ouvimos dizer deles que sedimentaram em cerca de 60 minutos de prova tudo o que aprenderam em um semestre!

(*) coordenadora da Comissão de Avaliação de Habilidades e Atitudes do Curso Médico