ACONTECE NO ICT

Programa Caravana da Ciência recebe professores de escolas de São José dos Campos

O objetivo dessa ação é apresentar o II EnCaCi, que trará atividades para serem trabalhadas com os alunos  
 
Hoje (7/4), o Programa de Extensão Caravana da Ciência do ICT/Unifesp, em parceria com o Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de ensino de São José dos Campos, reunirá cerca de 50 professores de matemática e 50 coordenadores pedagógicos de unidades escolares pertencentes à Rede Pública Estadual das cidades de São José dos Campos e Monteiro Lobato para incentivá-los a participar de atividades programadas.
 
O objetivo dessa ação é promover um encontro para divulgar o II Encontro Caravana da Ciência Unifesp (EnCaCi) e convidar as escolas a participarem do evento deste ano (23 a 29 de outubro na universidade), durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNTC) 2017, com o tema “A Matemática está em tudo”.
 
Aproveitando a temática, os educadores presentes serão estimulados a convidar seus alunos a produzirem, de forma criativa, um vídeo mostrando como a matemática está envolvida no dia a dia das pessoas. As produções serão publicadas e compartilhadas na página do Facebook do Caravana da Ciência ou na página da escola com a hashtag AMATEMATICAESTAEMTUDO. Além disso, outras atividades com o tema podem ser feitas como painel, experimentos, jogos, aplicativos entre outros.
 
Os participantes também terão a oportunidade de conhecer o que a Unifesp, através do ICT, tem a oferecer na área de graduação e pós-graduação, como o mestrado Profissional em Matemática (ProfMat).
 
Zuleika Stefânia Sabino Roque, docente e uma das coordenadoras do projeto, explica que a integração da universidade com a comunidade é algo que tem acontecido através de vários programas e projetos de extensão do ICT/Unifesp. “Essa ação realizará a divulgação dos cursos que tanto os professores como alunos da Educação Básica têm à sua disposição no instituto. E, em outubro, os alunos que aceitaram o desafio de produzir o vídeo com o tema "A matemática está em Tudo" compareçam ao encontro de iniciação científica júnior - II EnCaCi".
 
“Esperamos que as escolas aceitem a proposta de participar do evento e que seja, sempre, um espaço de troca de saberes entre professores, alunos e pesquisadores”, esclarece o docente e coordenador do EnCaCI, Elias de Barros Santos.
 
Na página do Caravana da Ciência e nas redes sociais é possível acompanhar boletins e novidades do projeto.
 
O Caravana da Ciência tem o objetivo de disseminar a alfabetização científica a partir da inserção de universitários do ICT/Unifesp nas escolas públicas de São José dos Campos e região, tendo como foco principal comunidades cuja oferta de atividades de incentivo à prática de ciência não seja rotineira; utilizando-se de experimentos de baixo custo, sobretudo com recursos sustentáveis, promovendo o gosto pela ciência nas crianças e adolescentes e subsidiando a prática pedagógica de docentes.

Ciência e Tecnologia Pública: em Risco de Extinção

risco de extincao final

Bate-papo sobre empreendedorismo com Diogo Branquinho Ramos, sócio diretor da TecSUS

Bate-papo sobre empreendedorismo com Diogo Branquinho Ramos, sócio diretor da TecSUS  

Diogo Branquinho Ramos é o fundador da TecSus e iniciou sua trajetória como empreendedor durante seus estudos de mestrado em Engenharia da Computação (ITA) e doutorado em Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais (INPE).

Ele irá compartilhar conosco sua experiência como empreendedor, desde a concepção da empresa até a fase atual da TecSUS.

Data: 05/04/17 - sala 304 - 13h:30 ou 12/05 - sala 302 - 19h

O evento é aberto e conta com a participação de todos que desejam saber mais sobre empreendedorismo

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse