Divisão de Gestão Ambiental

A Divisão de Gestão Ambiental (DGA), criada pela Portaria 2.210/2015, tem por missão apoiar, orientar e implementar as ações e políticas de responsabilidade socioambiental e sustentabilidade na instituição, auxiliando no processo administrativo e desempenho ambiental do Campus, bem como realizando a gestão eficiente dos serviços oferecidos aos clientes internos, de forma a atender as necessidades buscando um padrão de qualidade e excelência, de forma continua.

São atribuições da Divisão:

- Elaborar, atualizar, gerenciar, executar e emitir os devidos relatórios do(a):

- Plano de Logística Sustentável (PLS), em cumprimento à Instrução Normativa No 10/MPOG, e ainda pelo art. 16, do Decreto no 7.746, de 5 de junho de 2012;

- Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P);

- Política de Excelência em Sustentabilidade Ambiental na Unifesp (PENSA-Unifesp);

- Plano de Trabalho Anual de Gestão Ambiental;

- Relatório Anual de Gestão Ambiental.

- Representar o Campus em assuntos relacionados à área ambiental e principalmente junto à Câmara Técnica de Gestão e Segurança Ambiental (CT-GSA), promovida pelo Departamento de Gestão e Segurança Ambiental em conjunto com a PróAdm e o Escritório Técnico de Apoio à Gestão e Assuntos Estratégicos (ETAGAE), bem como em Comissões (Resíduos etc) e outros colegiados;

- Participar ativamente dos processos de Compras e Contratações, de forma que estas alcancem critérios de sustentabilidade, bem como gerir equipamentos e contratações de cunho especificadamente ambiental, incluindo reflorestamentos, manejo de mata, estações de tratamento de água e esgoto, coleta, tratamento e disposição final de resíduos, dentre outros;

- Planejar, elaborar, executar políticas e planos e propor modelos e soluções técnicas que colaborem para as boas práticas ambientais do Campus, sobretudo aquelas relacionadas às edificações e espaços institucionais, ao reuso e redução de uso da água, utilização de fontes de energia alternativas, racionalização do uso de materiais e serviços menos impactantes à qualidade ambiental, compras sustentáveis, educação ambiental, entre outros;

- Fiscalizar, gerenciar, propor otimizações e acompanhar os contratos de água/esgoto e energia elétrica junto às concessionárias, bem como alimentar mensalmente ou sob demanda a base de dados de consumo e gastos do Projeto Esplanada Sustentável – PES, instituído pela Portaria Interministerial MP/MMA/MME/MDS no 244, de 6 de junho de 2012, e ratificado pela Portaria MPOG, no 23, de 12 de fevereiro de 2015;

- Organizar e gerenciar toda a informação de geração, acondicionamento, transporte e destinação de resíduos, rejeitos produzidos no âmbito do Campus, bem como a geração, experimentação, acondicionamento, transporte e destinação final de OGMs;

- Organizar e gerenciar toda a informação sobre responsabilidade socioambiental, passivos ambientais e projetos e ações que visam à sustentabilidade das atividades do Campus;

- Apoiar e assessorar a Direção do Campus em procedimentos, licenciamentos, assuntos técnicos e normativos relacionados a temas ambientais, realizando diagnóstico e propondo soluções;

- Acompanhar as atualizações da legislação ambiental e dispositivos normativos, informando em prazo hábil as áreas correlacionadas sobre a necessidade de cumprimento dos dispositivos normativos;

Contato: ramal VoIP 9543 e e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse