Apresentação

picture11 0

 

A computação está sendo cada vez mais utilizada e se tornando essencial e indispensável no mundo moderno, como levantado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em seu currículo de referência:

Os computadores têm um papel fundamental na sociedade. Estão presentes, na Educação, nas comunicações, na saúde, na gestão, nas artes e na pesquisa. Hoje, praticamente, todos os dispositivos elétricos incorporam um processador. A invenção do computador no século 20 é um evento único em um milênio comparável, em importância, ao desenvolvimento da escrita ou da imprensa. Não é um exagero dizer que a vida das pessoas depende de sistemas de computação e de profissionais que os mantêm, seja para dar segurança na estrada e no ar ou ajudar médicos a diagnosticar e tratar problemas de saúde, seja com um papel fundamental no desenvolvimento de novas drogas. O progresso no conhecimento da genética ou da criação de uma vacina requer profissionais que pensem em termos de Computação porque os problemas são insolúveis sem isso. Mais frequentemente, profissionais de computação estão trabalhando com especialistas de outras áreas, projetando e construindo sistemas de computação para os mais diversos aspectos da sociedade. Métodos computacionais têm, também, transformado campos como a estatística, a matemática e a física. Embora possa parecer surpreendente, a computação também pode ajudar a entender o Ser Humano. O sequenciamento do genoma humano em 2001 foi uma conquista marcante da biologia molecular, que não teria sido possível sem a aplicação de técnicas de inteligência artificial, recuperação de informação e sistemas de informação. A modelagem, simulação, visualização e administração de imensos conjuntos de dados criaram um novo campo – a ciência computacional. Avanços na previsão do tempo, por exemplo, se devem a melhores modelagens e simulações. Nesse novo mundo amplamente conectado novos benefícios se impõem, destaque para as redes sociais online, softwares que permitem a construção de relacionamentos de grupos de pessoas baseados em interesses comuns que têm desempenhado um papel fundamental na sociedade.

Neste contexto, o curso de Engenharia de Computação (Ecomp) do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UNIFESP de São José dos Campos vem como resposta a uma demanda regional e nacional da sociedade e do mercado de trabalho por profissionais na área de computação com o objetivo de contribuir com o progresso da ciência e da tecnologia e na melhoria das condições de vida e de bem-estar da população.

O ICT se situa na região do Vale do Paraíba, considerada uma das regiões mais industrializadas do país, constituindo-se num dos maiores pólos nacionais em tecnologia e engenharia, especialmente nos setores aeronáutico, de telecomunicações, automobilístico, químico-farmacêutico e de petróleo. Em São José dos Campos encontram-se grandes institutos e empresas que demandam especialistas na área de computação, como por exemplo: o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Vale Soluções em Energia (VSE), a empresa brasileira de aeronáutica (Embraer), a General Motors, a Johnson & Johnson, a Panasonic, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) entre muitos outros. Além disso, o ICT é favorecido pela proximidade com grandes centros metropolitanos como Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, os quais possuem uma forte demanda por profissionais na área de computação.

De maneira geral, a Engenharia de Computação pode ser considerada o conjunto de conhecimentos que utilizamos para o projeto e desenvolvimento de computadores, seus periféricos e seus aplicativos. O engenheiro de computação deve ser capaz de desenvolver sistemas computacionais, tendo uma visão tanto de hardware quanto de software.

Dentro deste panorama, o curso de Engenharia de Computação do ICT possui uma organização curricular que possibilitará ao aluno ingressante:

  • uma sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Eletrônica visando à análise e ao projeto de sistemas de computação;
  • uma formação multidisciplinar, pois a computação hoje pode ser desenvolvida e aplicada nas mais diversas áreas do conhecimento. Sendo assim, o aluno deverá cursar disciplinas não só da área de Exatas, mas também das áreas de Humanas e Biológicas;
  • a capacidade de utilizar técnicas e procedimentos da Computação e da Engenharia para especificar, projetar, simular, implementar e testar sistemas digitais, incluindo processadores, microprocessadores e sistemas embarcados;
  • a compreensão de conceitos e teorias relacionadas à Ciência da Computação para o desenvolvimento de softwares e suas aplicações;
  • a capacidade de projetar, implantar, administrar e gerenciar redes de computadores;
  • a capacidade de gerenciar e realizar a manutenção de sistemas computacionais.

Um diferencial do curso de Engenharia de Computação do ICT de São José dos Campos é uma organização curricular multidisciplinar: o aluno cursará disciplinas de várias áreas do conhecimento, como por exemplo, Biologia Molecular e Celular, Bioquímica e Fisiologia Molecular, Química Geral, Estrutura e Dinâmica Social, Economia, Meio Ambiente, além das disciplinas tradicionais da Física, da Eletrônica, da Matemática e da Computação. O curso do ICT conta com docentes altamente qualificados nas áreas da computação, da matemática, da estatística, da economia, da física, da eletrônica, da química, de ciências sociais, da biologia dentre outras áreas.

Outro diferencial deste curso está relacionado ao fato de que o ICT de São José dos Campos tem previsão de se instalar, em 2014, num grande complexo de desenvolvimento tecnológico conhecido como Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec-SJC). Atualmente, o PqTec-SJC é composto por diversos centros de desenvolvimento tecnológicos e empresarias e conta com mais de 20 empresas instaladas em seu espaço. Instalados no Parque Tecnológico, os alunos do curso de Engenharia de Computação do ICT estarão inseridos em um ambiente favorável à sinergia entre empresas, centros tecnológicos, universidades e instituições, possibilitando uma formação acadêmica e profissional única no país.

Coordenação:

Coordenador: Prof. Dr. Fábio A. M. Cappabianco (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Vice-coordenador: Prof. Dr. Tiago de Oliveira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse