Palestras sobre metabolismo, mitocôndrias e os problemas enfrentados por "vampiros" naturais.


Prof. Marcus Oliveira, Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (http://lattes.cnpq.br/0053965943745529).

- às 10h00 no auditório, sobre "Metabolism with a taste of blood: biochemical lessons from natural vampires", e;

- às 13h30 na sala 303, sobre "Do we stand together, or divided we fall? Mitochondrial dynamics in the regulation of cellular energy metabolism". 


Uma pequena introdução sobre os temas...

Metabolism with a taste of blood: biochemical lessons from natural vampires - A hematofagia é uma característica compartilhada por diversos organismos. Durante a digestão da hemoglobina, ocorre a liberação de heme que é um poderoso agente citotóxico que estimula geração de radicais livres, contra os quais os hematófagos precisam se proteger. Serão portanto apresentados diversos mecanismos protetores para detoxificação do heme elaborados por esses animais e também estratégias que podem ser desenvolvidas para intervir nesses mecanismos de proteção como tática de controle de populações de animais hematófagos, dentre os quais insetos causadores de doenças como dengue, zika, chicungúnia, Chagas, leishmaniose, malária, ou de helmintos, como o Schistosoma mansoni.

Do we stand together, or divided we fall? Mitochondrial dynamics in the regulation of cellular energy metabolism - A mitocôndria é uma organela fundamental para a homeostase energética e redox celular, representando um dos principais sítios de produção de ATP e de espécies reativas de oxigênio, assim como também uma importante fonte de anti-oxidantes. Trabalhando com a hipótese de que a função mitocondrial do mosquito Aedes aegypti desempenhe um papel central na adaptação desse inseto a diversos estímulos estressores, investiga-se a fisiologia e estrutura das mitocôndrias deste mosquito para estabelecer  padrões funcionais e estruturais desta organela que permita, no futuro, o desenvolvimento de estratégias para o controle deste inseto vetor.

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse