Parque Tecnológico

Parques Tecnológicos são ambientes de inovação que visam dinamizar economias regionais e nacionais, agregando-lhes conteúdo de conhecimento.

O Parque Tecnológico de São José dos Campos, ParqTec-SJC, faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos criado por decreto do Governo do estado de São Paulo em de 6 de fevereiro de 2006.

O Núcleo do ParqTec localiza-se ao longo da via Dutra, 12 km a nordeste de São José dos Campos. Este parque foi viabilizado pelo projeto “Sistema Paulista de Parques Tecnológicos” e possui uma área de 1 milhão e 168 mil m2, dos quais 30 mil m2 já são de área construída e abrigam diversos empreendimentos. O restante da área, 1 milhão 138 mil m2, está destinado a receber novos empreendimentos. Em particular, parte dessa área já abriga um campus da Faculdade de Tecnologia (FATEC) paulista. O parque conta também com a implantação de dois centros de desenvolvimento tecnológico.

Parque Tecnológico 

 

O primeiro é o Centro de Desenvolvimento de Aeronáutica (CDTA), coordenado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em parceria com a Embraer; o segundo é o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Energia (CDTE), encabeçado pela Vale Soluções em Energia (VSE). Essa proximidade geográfica configura uma desejável sinergia, viabilizando o compartilhamento de serviços, de infraestrutura e de recursos humanos, e, consequentemente, viabilizando o desenvolvimento e a transferência de tecnologia.

A missão

A missão do Parqtec-SJC é promover a interação entre instituições de ensino e pesquisa, empresas, governos e entidades de fomento e investimento visando à inovação tecnológica, à criação de novas empresas de base tecnológica, à melhoria da competitividade industrial, à revitalização de economias locais e regionais, à geração de novos empregos.

O ICT-Unifesp e o Parqtec-SJC

O ICT-UNIFESP será futuramente instalado no ParqTec-SJC.  A estratégia de atrelar a identidade do ICT-UNIFESP ao ParqTec-SJC é muito interessante. Em primeiro lugar, as oportunidades de atuar em conjunto com as empresas, institutos de pesquisa e outras instituições de ensino superior presentes nas instalações do parque são muito promissoras (sinergia profissional, ganhos de escala, uso conjunto de equipamentos, oportunidades de aplicação das pesquisas, etc).

maquetes

 

No dia 02 de fevereiro de 2010 a prefeitura do município doou à Unifesp uma área de 126 mil m2 com essa finalidade.O terreno doado à UNIFESP-SJC é amplo, fica numa região com muita área verde e nas proximidades de outras áreas semelhantes que abrigarão outras instituições de ensino. A previsão para o início das obras apontam para o final de 2011.

Finalmente, conversas já em curso com autoridades do parque indicam o interesse preliminar das empresas do ParqTec-SJC em construir moradias que abrigariam estudantes de graduação e pós-graduação e professores e pesquisadores visitantes da UNIFESP-SJC e das demais instituições de ensino e pesquisa ali estabelecidas.

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse