ICT/Unifesp sedia a exposição Negra Devoção

A mostra fotográfica estará aberta ao público até o dia 12 de fevereiro de 2017

Por Mariane Santos

Negra Devoção
Negra Devoção - A Cosmologia Bantu nas festas de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é a exposição fotográfica que o Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp) sediará até o dia 12 de fevereiro de 2017.

A mostra reúne 12 fotografias produzidas por Marco Antonio Sá, fotógrafo há mais de 20 anos, em Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Maranhão, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Bahia, para mostrar como a cosmologia Bantu se fez presente e se espalhou pelo Brasil. É o resultado de um trabalho que começou há mais de oito anos, em Minas Gerais, e que levou Sá a querer saber mais sobre a emocionante devoção católica e africana que está presente em tantos estados brasileiros.

Negra Devoção estará disponível ao público em geral de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h, até o dia 12 de fevereiro de 2017.  

Sá é Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal o Rio de Janeiro, e Fotógrafo, dedica-se a fotografia há mais de 20 anos, com especial atenção à pesquisa e documentação dos variados aspectos do patrimônio material e imaterial brasileiro, com ênfase na religiosidade e nas festas populares. Mestrando em Ciência da religião na PUC/SP, com tese relacionada ao Catolicismo afro-brasileiro nas festas de N. Sra. do Rosário e São Benedito, em vários estados do Brasil, é autor das exposições: Andanças por Ouro Preto – Museu de Arte Sacra de Santos, Santos/SP(1983) e Reinados de Minas - SESC Minas Gerais, Belo Horizonte/MG (2008). Contribuiu para a Exposição Coletiva África em Nós – Museu Afrobrasil – São Paulo/SP (2009). Na produção literária participou dos títulos: O Vale do Paraíba Ontem e Hoje - Monsanto (1988), Café – Melitta (1988), Arte no Trabalho – Eucatex (1991) e Festas Populares – Ed. Escrituras (2006).  

Ficha técnica
Produção executiva: Katiucia Zigiotto
Projeto Gráfico da exposição: Marcelo da Silva Franco
Curadoria: Marco Antonio Sá
Apoio: Zuleika Stefânia Sabino Roque
Apoio: Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/ Unifesp)
Realização: Unifesp, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e Catedra Kaapora
Produção: Câmara Técnica de Extensão e Cultura (CaEc) Campus São José dos Campos
Patrocínio: Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (Fap/Unifesp)

Serviço
Exposição: Negra Devoção - A Cosmologia Bantu nas festas de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Período: até o dia 12 de fevereiro de 2017 (se segunda a sexta-feira) - ENTRADA FRANCA
Horário: das 8h às 19h
Endereço: Térreo do ICT/Unifesp – unidade Parque Tecnológico (Avenida Cesare Mansueto Giulio Lattes, n° 1201 - Eugênio de Mello, São José dos Campos)

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse