Núcleo de Formação Socio Cultural

Núcleo de Formação Socio Cultural

Coordenador/Extensionista: Renato Nabas Ventura

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ÁREAS TEMÁTICAS: Cultura; Educação

O projeto Núcleo de Formação Sociocultural objetiva promover a capacitação de profissionais e técnicos nas diversas áreas do conhecimento, através da formação de um Núcleo Sociocultural, com vistas a fomentar práticas e gestão de políticas culturais, criando metodologias de desenvolvimento de diálogos permanentes com grupos culturais, gestores públicos e privados, entidades socioculturais, orientando-os para o seu empoderamento no exercício de sua profissão. Fortalecer e capacitar os jovens da Zona Leste de São Paulo, socialmente, de modo que possam aperfeiçoar ações educativas, culturais e de intervenção dando-lhes autonomia de atuação em sua comunidade; promover o debate e a reflexão por parte de seus participantes da importância do seu papel social como agentes atuantes do processo da construção da cidadania; favorecer o contato com a leitura e a escrita de modo que os jovens compreendam alguns usos sociais dessas linguagens e usufruam da leitura como prática no seu cotidiano.

Mediante celebração de Termo de Cooperação (Termo de Execução Descentralizada) com o MinC - Ministério de Cultura - para a execução do  Projeto Núcleo de Formação Sociocultural na Zona Leste de São Paulo serão ofertados 14 cursos de extensão (de 36 a 48 horas) na Zona Leste até fevereiro de 2017.

A PROEX acompanha o andamento do Projeto e coopera para a sua execução, desde a seleção de bolsistas/monitores  até a viabilização do espaço físico.

Em 2014, foram finalizadas turmas dos seguintes cursos de extensão:

  •     Sonoplastia;
  •     Oficinas "Memória Viva Tietê" (Várzea Do Baixo Tietê);
  •     Oficina de Audiovisual/Cinema;
  •     O Teatro e o Corpo.

Também foi realizada, em 2014 uma ação complementar não prevista no plano de trabalho original:Elaboração e Gestão de Projetos Culturais.

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse