Política editorial da revista Entreteses

I – Do conteúdo da revista

Entreteses publica trabalhos de divulgação científica nas seguintes categorias:

1. Perfil: retrata personalidades que contribuíram para mudar paradigmas em suas áreas de atuação.

2. Entrevista: conversa com pesquisadores de destaque em seu campo de especialização.

3. Ciência no mundo: aborda a relação do mundo com a ciência, isto é, como a esfera cultural, no seu sentido mais amplo, percebe os desenvolvimentos inerentes ao mundo científico. Exemplos: os filmes de ficção sobre robótica e as séries de TV que abordam a ciência médica.

4. Pesquisa em desenvolvimento: descreve os trabalhos realizados por pesquisadores dos campi da Unifesp, os quais, pelas mais diversas razões, merecem ser apresentados com destaque. A seleção das pesquisas indicadas para publicação é feita pelas Câmaras de Pós-Graduação e Pesquisa.
A pauta geral de cada edição é definida pelo Conselho Científico (CC) da revista e a forma jornalística é dada por seu Conselho Editorial (CE).

II – Da seleção de temas, reportagens e pesquisas para publicação

1. Caberá às Câmaras de Pós-Graduação e Pesquisa sugerir ao CC matérias para publicação, tendo em vista o objetivo de abranger a totalidade das áreas de pesquisa em atividade na Unifesp.

2. Todas as sugestões de matérias serão avaliadas para futura publicação; entretanto, dada a quantidade limitada de páginas do periódico, o CC selecionará para publicação imediata aquelas que melhor se enquadrem na temática de cada edição.

3. Com exceção dos artigos assinados, as matérias serão redigidas por uma equipe de jornalistas, em linguagem rigorosa, mas acessível a não especialistas, incluindo-se no final as referências bibliográficas ou de documentos eletrônicos, de acordo com as normas estipuladas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – e não pelo estilo Vancouver. Para atender a esta última cláusula, será necessário que o pesquisador envie as informações – bibliográficas ou eletrônicas – sobre os artigos científicos relacionados, em conformidade com o padrão adotado, responsabilizando-se por elas. Antes de ser publicado, o texto final será submetido à análise do(s) pesquisador(es), que deverá sanar eventuais erros e confirmar a correção das informações científicas veiculadas.

4. Cada edição elegerá uma temática central. Serão publicadas, prioritariamente, matérias que contemplem o trabalho de pesquisadores da própria Unifesp, cabendo ao CC a decisão de divulgar ou não pesquisas desenvolvidas por outras instituições.

III – Recomendações gerais

1. Encorajamos os pesquisadores da Unifesp a enviarem informações básicas sobre os trabalhos desenvolvidos às respectivas Câmaras de Pós-Graduação e Pesquisa, para efeito de triagem e eventual publicação.

2. Encorajamos também grupos de docentes de um mesmo campus ou de campi diferentes, com interesses científicos afins, a submeterem perfis coletivos de pesquisa à apreciação, proporcionando ao maior número de pesquisadores a oportunidade de ser conhecidos pela comunidade e, ao mesmo tempo, valorizando o trabalho em equipe.

 


 guia referencias ABNT 2014-1

Guia básico para elaboração de referências bibliográficas segundo a ABNT
Clique aqui para baixar o PDF

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse