Comunicação com as famílias da Educação Infantil

Prezadas Famílias,

Estamos vivendo nos últimos dias uma situação não imaginada por nós até pouco tempo. Seguíamos em nossos cotidianos, com a nossa rotina, com projetos, músicas e poesias, que tiveram que ser temporariamente interrompidas. A suspensão das aulas levou a equipe de Educação Infantil do NEI Paulistinha a muitas reflexões e questionamentos. Entre a parada total das atividades, organização de planos de trabalhos remotos, entrega de documentos, uma pergunta seguia conosco: qual nosso papel social nesse momento? O que podemos fazer?

Temos acompanhado muitas instituições que seguem enviando “atividades” para as crianças, sugestões de brincadeiras para serem feitas com as famílias no período de reclusão. Isso também foi um ponto de reflexão ao nosso grupo: ora, se entendemos o currículo da Educação infantil como um conjunto de práticas cotidianas vivenciadas coletivamente, estabelecendo como eixos a interação e a brincadeira, não faria sentido o envio de nenhuma “atividade” às crianças. Educação infantil não se faz à distância! Além disso, quem são as famílias da nossa comunidade? Sabemos que muitas delas atuam na área da saúde e vivem, ainda mais, uma situação muito preocupante. Como responsabilizá-las a oferecerem brincadeiras, jogos e “atividades” às crianças nesse período?

Mas seguíamos preocupados em manter um vínculo, em manter um canal de comunicação em que pudéssemos trocar palavras carinhosas e de conforto, em que pudéssemos relembrar dos bons momentos vividos juntos e acima de tudo dizer: "vai ficar tudo bem e em breve estaremos juntos novamente!". É importante conversarmos com as crianças sobre os momentos que estamos vivendo.

Assim, decidimos abrir alguns canais de comunicação que serão temporários: um canal no youtube (https://www.youtube.com/channel/UCTTSUAb3s2t-gl20flCJT5Q?reload=9&view_as=subscriber) e uma página no facebook (https://www.facebook.com/neipaulistinha/?view_public_for=105803901071406) . Neles, colocaremos vídeos e materiais produzidos pelas educadoras e educadores da escola, periodicamente. Uma maneira de seguirmos juntos, ainda que virtualmente. Solicitamos ajuda para divulgar entre as famílias da Educação Infantil.

Esperamos que em breve, consigamos trocar abraços afetuosos e beijinhos melados com as crianças.

Com carinho

Equipe NEI Paulistinha- Educação Infantil

Prof. Ms. Juliana Diamente Pito

Coordenação Pedagógica da Educação Infantil

Adiamento de Visita ao Museu de Arte Sacra

Srs. Pais e Responsáveis,

Informamos que, por orientação do Centro de Contingência do Covid-19, o Museu de Arte Sacra de São Paulo terá seu funcionamento suspenso por até 30 dias a partir de amanhã.

Sendo assim, as visitas educativas programadas para os dias 19/03 e 26/03 estão canceladas.

Em breve, agendaremos outras datas.

Coordenação Ensino Fundamental

Doação de sabonete líquido

Prezadas famílias,

Estamos precisando de doações de sabonete líquido.

Quem puder colaborar favor entregar na secretaria.

Atenciosamente,

Equipe Gestora.

ALIMENTO DO MÊS: ABÓBORA

Querida comunidade escolar, o alimento do mês de março é a abóbora. Segue material produzido pela Equipe Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente da UNIFESP.

Aproveitem a leitura em família e descubram receitas, curiosidades e informações sobre a abóbora.

E-Book: Alimento do mês Abóbora

Boa leitura!

Equipe pedagógica.

Informe sobre a recepção das crianças

Srs. pais e/ou responsáveis,

Comunicamos que a definição de locais para recepção das crianças e realização de atividades pedagógicas é prerrogativa das professoras e da equipe gestora da Paulistinha. Nos momentos de entrada e saída das crianças, para facilitar a comunicação com os familiares, as professoras são orientadas a deixar aviso na porta da sala com a informação de onde estão, podendo ser no solário, na sala de leitura, ateliê ou outros espaços avaliados como adequados para as atividades que serão desenvolvidas.

Nesses casos, é responsabilidade daquele/a que trouxe a criança até a escola deixa-la sob os cuidados da profissional designada a receber-las, sendo expressamente proibido deixar crianças sozinhas na sala ou sob a supervisão de funcionário da limpeza, manutenção ou de qualquer outro setor da escola que não seja o pedagógico.
Salientamos que a escola abre seus portões às 6:45, mas as professoras chegam após as  7:00, por isso é preciso juntar turmas que ficam sob os cuidados das auxiliares de educação, de modo a atender à necessidade de pais e mães que precisam ingressar às 7:00 em seus respectivos setores. Caso a comunidade escolar entenda que o melhor é que cada criança permaneça com suas professoras, podemos pautar votação na próxima reunião de Conselho Escolar, alterando o horário da entrada das crianças para coincidir com o horário de trabalho docente.

Aproveitamos para reiterar o combinado de que as crianças devem chegar à escola despertas (acordadas), pois precisamos saber o estado de saúde delas. Essa não é uma orientação apenas da Paulistinha, mas também é dada a várias escolas de educação infantil na cidade de São Paulo. O procedimento não significa que o sono não será garantido, caso seja observada a necessidade da criança e seu bom estado de saúde, a professora poderá decidir pelo repouso.

Colocamo-nos à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Equipe Gestora.