Sobre o SSCD

Serviço de Saúde do Corpo Discente (SSCD)

 

O SSCD é um Serviço criado para receber estudantes de todos os Campi que necessitem de atendimento médico especializado e que não seja coberto pelos serviços de saúde do município no qual se encontra o Campus do(a) estudante. São atendimentos em diversas especialidades: odontologia, ginecologia, ortopedia, psiquiatria, nefrologia, cirurgia vascular, urologia, dermatologia, otorrinolaringologia e endocrinologia. Conta também com apoio de serviço de enfermagem.


Importante:

              • Este serviço não deve ser procurado sem encaminhamento do NAE de seu Campus. É a equipe do NAE a responsável pelo encaminhamento e agendamento.
              • Este serviço não pode ser considerado um substituto para os serviços de seu município e nem pode ser tratado como um “plano de saúde” da Unifesp.

 

HISTÓRICO


O Serviço de Saúde dos Alunos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) foi criado em 1963, pelo Prof. Dr. Walter Leser, chefe do Departamento de Medicina Preventiva, sendo vinculado a esse Departamento desde então. O Serviço contava com duas áreas de atendimento: clínica e saúde mental.

A partir de outubro de 1992, houve uma mudança significativa, quando o Serviço de Saúde dos Alunos passou a ser chefiado pelo Dr. Benjamim Lebensztajn, do Departamento de Medicina Preventiva, que ampliou o quadro de profissionais. Com esta reestruturação, no início da década de 1990, foi-se reafirmando a inserção do Setor de Saúde Mental e serviço de Ginecologia dentro do Serviço de Saúde dos Alunos, que era inicialmente formado por Clínicos Gerais.

Tais modificações desencadearam um processo de desenvolvimento e reconhecimento do Serviço pela comunidade da UNIFESP que culminaram, em 1996 na transferência do Serviço para uma nova Sede, bem mais ampla que a anterior. A partir de 1996 o Serviço passou a ser denominado Serviço de Saúde do Corpo Discente.

O Corpo Clínico é composto, desde essa época, por profissionais de diversas especialidades clínicas, cirúrgicas e de saúde mental.

O SSCD conta, ainda, com o apoio dos Serviços Especializados de Diagnóstico e Propedêutica e dos Serviços de Internação Clínica e Cirúrgica do Hospital Universitário São Paulo e dos diversos Departamentos da Universidade Federal de São Paulo.

A partir de mudança para nova sede, o Serviço passou a fazer atendimento de clínicos gerais durante todos os horários, atendendo a demanda dos estudantes, além do atendimento das especialidades com horários agendados.

O SSCD era vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) até a criação da PRAE em 2010. Em 2011 ocorre a mudança do vínculo do SSCD da Prograd para a PRAE e este modelo de atendimento foi reestruturado, passando o SSCD a ser um serviço de Especialidades Médicas.

Em 2014 o Regimento dos NAEs e Regimento do SSCD foram aprovados pelo Conselho de Assuntos Estudantis (CAE) e estão sendo finalizadas para posterior aprovação pelo CAE a Política de Saúde dos Estudantes e demais instrumentos que regulam a política e a oferta dos Serviços, bem como a criação de um conselho assessor para o SSCD. Tudo isso após um processo participativo de quase dois anos de construção da PRAE junto às equipes do SSCD e dos NAEs e que contou com apoio de uma comissão especialmente constituída para este fim. Afora isso o processo está em sintonia com a elaboração da Política Nacional de Assistência Estudantil pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (FONAPRACE) ainda a ser aprovado pela Presidência da República.

  

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse