FORPLAD: PEC 241 e Reforma do Ensino Médio

 

Sudeste Niteroi

Na ultima sexta feira, 21 de outubro de  2016, a Regional Sudeste se reuniu na Universidade Federal Fluminense para sua ultima reunião do ano de 2016. A pauta discutida abordou temas diversos temas, o primeiro deles foi a proposta de um Consórcio para aquisição comparilhada de livros digitais, resultado da discussão proporcionada pela Comissão de Administração no primeiro encontro de Gestores de Compras, realizado nos dias 29 e 30 de setembro; e para a apresentação do tema contamos com a participação das bilbiotecárias Maria do Carmo Cardoso Kersnowsky (UFABC) e Norma Shizue Moriama Iwashita (UNIFESP). Foi apresentada mais uma parcela de dados, em continuidade ao Estudo Monitoramento, Avaliação e Replanejamento dos Planos de Reestruturação e Expansão das IFES, que vem sendo realizado pelo pro reitor adjunto de Administração, da UNIFESP, Pedro Chadarevian. Abordamos temas novos, como por exemplo o Portal Financeiro da UFF, e experiências de Mapeamento de Processos no CEFET-RJ e na UFABC. 

E para enriquecer os temas pertinentes as nossas Instituições, a Regional Sudeste convidou as especialistas em educação para debater a Reforma do Ensino Médio proposta na MP 746/2016. Contamos com a participação da Profa Dra Lúcia Valadares (UFRRJ), da Profa Dra Iduina Chaves, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (UFF) e com a Profa Dra Luciana Freitas, do departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento (UFF).  A análise da MP contextualizada com a história da educação brasileira e o conceito de formação integral trouxe para a Regional Sudeste novas argumentações para seguir lutando pela não aprovação desta MP.

Após o debate  sobre a Reforma do Ensino Médio, a coordenação da Regional Sudeste trouxe como tema a PEC241 que vem sendo criticada por diversas IFES e também por outros segmentos da sociedade, e nesse contexto, propos como encaminhamento final, a aprovação da Carta de Niteroi, na qual manifesta a necessidade de resistencia na defesa da educação superior publica e gratuita.

 

Veja a Carta de Niterói na íntegra.

Fonte: http://www.forplad.andifes.org.br/?q=noticiaSudesteNiteroi

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse