Apresentação - Política Cultural

Apresentação

Criada para consolidar uma plataforma de políticas culturais na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Coordenadoria Cultural busca motivar as múltiplas iniciativas em arte e cultura da comunidade universitária, promovendo a participação e o bem viver social, tanto no meio acadêmico, como nos demais segmentos da sociedade, especialmente nas comunidades onde os campi estão inseridos.

A Unifesp foi a universidade pública federal que mais cresceu nos últimos anos no estado de São Paulo, passando de um só campus (município de São Paulo) para seis novos campi (Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, Osasco, São José dos Campos) e três campi de extensão universitária (Embu das Artes, Santo Amaro e Zona Leste). Passamos a ser uma universidade multicampi, com campus geograficamente sediados em grandes regiões metropolitanas do estado. Embora esta conformação apresente alguns desafios político-pedagógicos, iniciativas culturais das mais variadas expressões brotaram dentro dos diversos campi da universidade.

É consenso que a cultura, tanto na universidade como fora dela, desempenha um papel central no processo de formação. A cultura remete a uma teia que possibilita tecer o elo entre os campi, à medida que, no ziguezague de seus fios, vai se entranhando e tecendo uma nova prática de produção de conhecimento. Este mesmo vaivém permite tecer uma identidade para esta nova Unifesp.

A universidade pública tem como papel valorizar a diversidade e o pluralismo cultural. Como consta no Plano Nacional de Cultura, trata-se de estabelecer uma nova relação da Universidade com a Cultura e com a sociedade,possibilitando a consolidação da cidadania cultural que garanta a convivência com a diversidade. Esta é a base de atuação da Coordenadoria Cultural da Unifesp. 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse