Campus São Paulo

UAPI – Campus São Paulo

 

A Universidade Aberta à Terceira Idade – UAPi faz parte dos projetos da Unifesp desde 1999 e esta ligada a Diretoria do Campus São Paulo. A UAPI desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão que possibilitam ao idoso o acesso à vida universitária. Vem oferecendo cursos às pessoas a partir de 60 anos, para que possam reciclar e atualizar seus conhecimentos.

O curso é composto por módulos variados no decorrer do ano letivo onde são abordados eixos como Saúde Física e Mental e Laboratório de Humanidades onde informações importantes são dadas para uma vida saudável com especialistas em várias áreas, médicos, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas diversos, entre outros.

Temas de interesses são abordados em diversas áreas, tais como: Sociologia, Política, Direito, História, Filosofia, Literatura e lazer; levando os participantes a desenvolver sua criatividade e participação social e cultural.
Oferecemos acesso ao conhecimento nas diversas áreas do saber, além de promover reinserção social.

 Contato: Claudia Ajzen

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tel.: 5576-4848 ramais: 2642

http://www.unifesp.br/campus/sao/ensino-e-pesquisa/separador2/universidade-aberta-a-terceira-idade 

https://www.facebook.com/pg/UatiVilaClementino/about/?ref=page_internal 

Campus Baixada Santista

UAPI – Campus Baixada Santista

O reconhecimento de que a academia teria algo a oferecer e a receber dos idosos têm se fortalecido nos últimos vinte anos, quando as experiências de ¿universidade aberta¿ voltadas a este público foram ocorrendo pelo Brasil a fora. Considerando valiosa esta frente, o campus Baixada Santista da UNIFESP vem desenvolvendo, desde 2012, um modelo de universidade para idosos afinado com seu projeto político-pedagógico interprofissional, e com uma perspectiva crítica de saúde, educação e sociedade. Considera que os idosos têm plenas condições de continuar aprendendo, produzindo e transmitindo conhecimentos, assim como de transformar limites em ações alternativas. Supõe que o encontro de idosos e jovens pode ser de grande valor para todos, pelas chances de compreensão de raízes e frutos de gerações, assim como pelos deslocamentos mútuos de convicções e valores. Assim, a presença desta população na vida universitária tenderia a produzir tensões benéficas à formação profissional, uma vez que esta é favorecida por questionamentos e revisões permanentes. Ademais, uma série de estudos e pesquisas no campo da saúde volta-se para os anos de envelhecimento, de maneira que a participação de idosos na universidade pode constituir importante parceria na elaboração do conhecimento científico. Assim, este projeto tem por objetivo inserir os idosos na dinâmica universitária do campus da UNIFESP/Baixada Santista, pela participação destes em atividades de ensino, extensão e pesquisa, especificamente desenvolvidas para eles ou compartilhadas com os alunos da graduação.

 

Contato: RICARDO LUIS FERNANDES GUERRA (2018-2019)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

http://www.unifesp.br/campus/san7/extensao/universidade-aberta-a-terceira-idade-uati

Mais Artigos...