PROEC Coordenadorias

A política de extensão da UNIFESP tem sido implementada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, pelo seu órgão colegiado, de natureza consultiva e deliberativa, o Conselho de Extensão e Cultura (COEC), e pelo apoio das Câmaras Técnicas de Extensão - órgãos vinculados às Congregações nos campi. 
A Extensão Universitária é compreende como um conjunto de ações e processos de natureza educativa, cultural, científica e política, que são realizadas de forma indissociável com o ensino e a pesquisa, para que o conhecimento possa ser assimilado e reconstruído ao problematizar a realidade vivida e contribuir com a mesma – atendimento às demandas da sociedade e a implantação de políticas públicas. Constitui, portanto, em um dos canais fecundos para o diálogo com toda a sociedade, construindo a imagem pública da UNIFESP.
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura(PROEC), instância da universidade responsável por fomentar a política de extensão e fazer a gestão dos processos que possam operacionalizá-la, está estruturada da seguinte forma:
• Gabinete da Pró-Reitoria
• 4 Coordenadorias:

I - Coordenadoria de Integração Pedagógica

       Compreende a:

  • Secretaria Escolar Lato Sensu: de forma articulada com as Câmaras de Extensão, gerencia e organiza as informações acadêmicas pertinentes aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Aperfeiçoamento.
  • Secretaria de Cursos de Extensão e Eventos: credencia e gerencia, administrativamente, os cursos de extensão e eventos.
  • Residência Multiprofissional: responsável por oferecer treinamento em serviço, de forma diferenciada, a profissionais de saúde sob orientação de profissionais experientes.


II - Coordenadoria de Apoio a Programas de Políticas de Estado


        Fomenta a criação e a implementação de programas de extensão, por meio de convênios e parcerias institucionais, que efetivem e promovam políticas públicas e a internacionalização de uma cultura de direitos humanos e de participação popular.

  • Iniciativas em curso: Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS), Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e Mais Médicos: oferece cursos gratuitos na modalidade à distância para atender às necessidades de capacitação e educação permanente de profissionais que atuam no SUS.
  • Direitos Humanos e Educação Popular: fomenta convênios e parcerias para a implantação de ações, projetos e programas que promovam uma cultura de direitos humanos, gestão democrática e a participação popular na UNIFESP e na sociedade em geral.
  • Internacionalização da Extensão: cria condições institucionais para a internacionalização das atividades de extensão da UNIFESP e fomenta convênios, parcerias e programas de intercâmbio internacional de extensão para docentes, pesquisadores e estudantes.

III - Coordenadoria de Política Cultural

Tem como objetivo a construção e implementação do Plano de Cultura da Unifesp, promovendo e realizando ações culturais em conjunto com a comunidade universitária. Com o apoio das Câmaras de Extensão e Cultura dos campi, a Coordenadoria Cultural visa incentivar as múltiplas iniciativas em arte e cultura desenvolvidas na Universidade e entorno, oferecendo alternativas de acesso a meios de produção, circulação e difusão artística e cultural.

IV - Coordenadoria de Programas e Projetos Sociais


       Fomenta as ações extramuros, dando suporte administrativo e orientação às Câmaras de Extensão para as atividades desenvolvidas nos campi.

 

 

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse