Pedido de Mobilidade alunos Unifesp

O Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica é destinado aos estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de Universidades Federais. O aluno participante deste Convênio terá vínculo temporário com a IFES receptora, dependendo, para isto, da existência de disponibilidade de vaga e das possibilidades de matrícula na(s) disciplina(s) pretendida(s).

Requisitos para se Candidatar ao Programa:

• estar regularmente matriculado em curso de graduação da IFES participante do convênio ANDIFES;
• ter concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem;
• ter no máximo (2) duas reprovações acumuladas nos dois períodos que antecedem o pedido de mobilidade
Link do Convênio ANDIFES: acesse

Havendo interesse em participar, o aluno deverá verificar com a instituição de interesse os prazos e documentos exigidos e apresentar ao seu coordenador de curso na UNIFESP as ementas das disciplinas à serem cursadas em mobilidade juntamente com uma carta explicativa quanto ao interesse em realizar seus estudos em outra instituição. Caberá à coordenação de curso avaliar o pedido do estudante e emitir os documentos solicitados pela instituição de destino em papel timbrado, carimbado e com as devidas anuências à solicitação do estudante.

Caberá a Pró-Reitoria de Graduação, formalizar a solicitação de mobilidade acadêmica junto às IFES. Desta forma, todos os documentos exigidos para análise do pedido, bem como o endereço para o qual o pedido será encaminhado, deverão ser postados para a Pró-Reitoria de Graduação com antecedência mínima de 10 dias ao prazo limite de recebimento da instituição de destino.

Ao término da Mobilidade Acadêmica, será de responsabilidade do estudante entregar à Coordenação de Curso a documentação comprobatória, expedida pela instituição receptora, das disciplinas cursadas.

O mais importante de todo o processo é que o aluno que busca o programa de Mobilidade não tem ajuda de custo da instituição receptora (seja moradia ou qualquer tipo de bolsa), nem da UNIFESP. Caso ele seja bolsista na UNIFESP, esta bolsa não pertence ao aluno e sim à Instituição, por isso, ele perderá o vínculo com o projeto ou bolsa fornecida durante o seu afastamento para cumprir o projeto de Mobilidade.

Em caráter excepcional, o Banco Santander e a ANDIFES vêm financiando nos últimos anos algumas bolsas de auxílio financeiro para os estudantes da UNIFESP obtiveram aceite da instituição receptora para participarem do Programa de Mobilidade Acadêmica da ANDIFES. Havendo a concessão será aberto Edital para este fim no portal eletrônico: www.unifesp.br/reitoria/prograd.

As mobilidades internacionais deverão ser consultadas junto à Secretaria de Relações Internacionais através do portal eletrônico: https://www.unifesp.br/reitoria/sri/ ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.