III Congresso acadêmico da UNIFESP - 30/05 a 02/06 - UNIFESP EM AÇÃO: Pela educação superior pública de qualidade

Com o tema Unifesp em Ação: Pela Educação Superior Pública de Qualidade, o III Congresso Acadêmico Unifesp, que ocorrerá entre os dias 30 de maio e 2 de junho, tem como objetivo mobilizar estudantes, docentes e técnicos(as) administrativos(as) para refletir e dialogar sobre nossa universidade, sua complexidade, desafios e como estamos, afinal, contribuindo “para o reconhecimento e reformulação dos problemas que afligem nossa sociedade e o planeta, para a produção de conhecimento teórico e prático, para a formação do discernimento e para a compreensão do tempo presente, com vistas à transformação social, à satisfação do interesse coletivo e ao desenvolvimento equitativo e sustentável”, como proposto em nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2020). 

O convite é para a reflexão conjunta sobre quais estratégias serão priorizadas para que possamos ocupar o lugar que a Unifesp planejou para seu futuro, no Brasil e para o mundo. Do lugar que hoje ocupa, buscar alternativas coletivas para promover a integração do ensino, da pesquisa e da extensão, em um contexto multicampi e de grande diversidade de áreas de conhecimento. 
Como implementar nossa proposta, elaborada durante o processo coletivo de redação do PDI 2016-2020, de uma universidade convergente, socialmente relevante, com capacidade de diálogo e construção de conhecimentos e saberes? Qual o potencial da convergência e de um trabalho transdisciplinar, que atravesse nossas fronteiras geográficas e as barreiras entre as áreas de conhecimento? Como promover a articulação de maneira a estimular o intercâmbio de ideias e de pessoas no interior da universidade? Quais os grandes temas contemporâneos e prementes articuladores dos esforços de conhecimento convergente? Como fazer isso em meio a tantas adversidades e crises nacionais e mesmo internacionais? 
Construir coletivamente essas respostas, ou reformular as perguntas, são bases fundamentais para a construção do Projeto Pedagógico Institucional da Unifesp, diretriz estruturante número um, definida pelo PDI 2016-2020. 
Esses desafios se tornam mais prementes e intensos diante da conjuntura complexa e de sucessivas crises que estamos vivendo: a universidade pública ameaçada com financiamento reduzido para a pesquisa e produção de conhecimento. Desse modo, às questões já colocadas, sobre qual Unifesp estamos construindo, devemos adicionar também a discussão sobre quais ações a universidade deverá colocar em prática para colaborar, com base nas suas atividades e saberes, para a superação desse contexto adverso, a fim de garantir as atividades de ensino, pesquisa e extensão de qualidade, centrais em uma universidade pública, gratuita, autônoma, socialmente referenciada e de excelência. 
Organizado em torno de diferentes eixos, o III Congresso Acadêmico Unifesp contará com apresentações, mesas redondas, colóquios, rodas de conversa, apresentação oral e de pôsteres. O evento colocará toda a comunidade acadêmica em movimento e permitirá que a Unifesp se reconheça por dentro e fortaleça o debate para se mostrar e atuar.
Além disso, a programação contará com algumas palestras com importantes convidados, que poderão ser vistas na programação (colocar link), tais como a presença do Prof. Renato Janine Ribeiro (USP), com o tema “Migrações contemporâneas”, o Prof. Sergio Salles-Filho (Unicamp), sobre "O conhecimento do futuro ou o futuro do conhecimento?", e o Prof. Roberto Lent (UFRJ), tratando da "Ciência inspirada pela educação. O que é isso?".

 

Sua participação é fundamental. Momentos de encontro presencial, organizados de forma colaborativa, são oportunidades ímpares de integrarmos pessoas, ideias e atividades e seguirmos construindo a Unifesp do século XXI.

Reitoria Unifesp
Diretores de Campi e Unidades Acadêmicas
Comissão Organizadora do Congress

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse