3º Relatório de Gestão: ProPessoas

Em seu segundo ano de existência a ProPessoas conseguiu consolidar alguns processos, particularmente, seu “modus operandi”, o que incluiu a realização de dez reuniões de seu Conselho Superior, o ConPessoas, que tratou e deliberou diversos temas relacionados à vida funcional dos servidores. Destacamos a aprovação da nova sistemática para avaliação do estágio probatório dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), a revisão das resoluções de concurso para o ingresso na carreira do magistério superior, e a discussão do regimento interno da Pró-Reitoria, e a reformulação de seu organograma, diante da experiência de dois anos. No período implementamos, utilizando as ferramentas do planejamento participativo, os processos de designação das atribuições de competências paras as divisões de Gestão com Pessoas nos campi. Foi possível concluir o processo de criação da Divisão de Gestão com Pessoas do Campus São Paulo.

Apresenta-se a seguir alguns números que buscam quantificar o trabalho desenvolvido na ProPessoas, no ano de 2016 (de janeiro a dezembro). O objetivo deste breve relato é de dar maior visibilidade aos processos aqui realizados. Evidente dizer que os números nos aproximam de uma realidade, mas que a complexidade das atividades e demandas colocadas para a gestão COM pessoas dificilmente serão representadas apenas com os indicadores numéricos. Vamos a eles:

 

 

Departamento de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas
Alguns indicadores desse departamento responsável pelos processos de capacitação e desenvolvimento dos servidores, da mobilidade funcional e da implantação da avaliação de desempenho dos TAEs.

CAPACITAÇÃO de TAEs
Qtde. Cursos ofertados Concluintes no Programa Em eventos externos
14* 381 26

 * Houve contingenciamento de verbas por parte do governo federal, o que impactou na baixa oferta de cursos.

 

BOLSA-AUXÍLIO QUALIFICAÇÃO (TAEs)
Total

359

 

ACELERAÇÃO DA PROMOÇÃO NA CARREIRA DOCENTE
Adjunto A1 para Adjunto C1 Adjunto A2 para Adjunto C1
6 93

 

AÇÕES DE MOBILIDADE FUNCIONAL
Processos Cessão Colaboração Técnica Exercício Provisório Redistribuição Remoção Total
Em Andamento 3 4 3 47 58 115
Concluídos 4 3 2 40 57 106
Total 7 7 5 87 115 22

 

 

Departamento de Saúde do Trabalhador
Durante esse ano realizamos alguns projetos ligados à promoção e a prevenção à saúde, como a Ginástica Laboral que contou com uma adesão de 70% dos servidores da Reitoria, e o ciclo de palestras sobre os processos de adoecimento mais prevalentes em nossa instituição, foram 121 participantes. Mantivemos a operacionalização do plano de saúde, com a participação de 1.509 pessoas. Um número importante de consultas de atenção à saúde foi produzido no NASF, além dos casos acolhidos e acompanhados no serviço de atenção à saúde mental. O SESMT manteve também um número grande de perícias médicas, de realização dos exames admissionais e periódicos. O Núcleo de Reabilitação acompanha, no momento 120 servidores, em projetos singulares de reabilitação, e acolheu em demanda social 484 servidores.

 

 


Departamento de Recursos Humanos
Dá suporte e realiza todas as ações da vida funcional dos servidores ativos e aposentados, e ainda dos estagiários, residentes médicos e multiprofissionais. Elaboram, executam e mantém os documentos que atestam todos os atos relativos à nossa vida na instituição. Vejam os dados:

Acompanhamento de Estagiários Portarias Emitidas Publicação no DOU
60 1860* 508

 *Portarias Emitidas: aprovação estágio probatório, progressão, promoção, aceleração de promoção dos docentes; alteração de carga horária; aposentadoria e pensão; designação, exoneração e substituição de CD/FG/FCC; vacância por exoneração, falecimento ou posse em outro cargo inacumulado; reintegração; progressão por mérito, progressão por capacitação, incentivo à qualificação; localização; adicionais de insalubridade, periculosidade, raio-x e irradiação ionizante.

 

 O gerenciamento da folha de pagamento comporta: 37 Contratos Temporários, 2.190 Aposentados, 373 Residentes Multiprofissionais, 1.115 Médicos Residentes, 490 Pensionistas, 58 Estagiários, 3.423 Servidores Ativos. Praticamente todos os processos que circulam pelo DRH passam pela Seção de Pagamento para acerto financeiro. Mensalmente são efetuados 2.950 lançamentos em folha de pagamento movimentando o total de R$ 1.190.282.00.


Entre as demais ações destacamos:

ATIVIDADES DA FREQUÊNCIA
Licenças e Afastamentos Férias Emissão de Consistências
1.125 7.272 40.764

 

ATIVIDADES DO CADASTRO
Admissões Aposentadorias Desligamentos Pensões Aposentados (recadastramento)
263 76 90 29 1246

 

 

Coordenadoria de Gestão de Vagas e Concurso – CGVC
Responsável por todos os processos de concursos e nomeações na Universidade. Em 2016 treinaram 110 servidores para execução de concursos docente e processos seletivos simplificados.

 

DADOS RELATIVOS A ADMISSÕES E CONCURSOS
TAEs Docentes

Admissões

Nomeações: 340

Desistências: 73

Empossados: 267

 

Concursos

Aberturas: 137

Homologações: 80

 

 

Admissões

Posse (Efetivo): 64

Contratação (substituto): 25

Contratação (visitante): 8

 

 

 

Assessoria Técnica em Legislação e Normas
A Assessoria Técnica em Legislação e Normas (ATLN/ProPessoas) presta assessoria aos Pró-Reitores, aos Diretores, aos Coordenadores e demais unidades administrativas pertencentes à ProPessoas. Em março/2016 foram restruturados os fluxos de autuação e análise dos processos, conforme a seguir:

 

ATUAÇÃO E ANÁLISE DE PROCESSOS
Assunto Número total (de março a dezembro/2016)
Notas Técnicas Emitidas – análise processos formalizados 420
Notas Técnicas - Consultas sem processo formalizado 40
Subsídios à PRF/MPF/JF – demandas judiciais 100

 

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse