Histórico

A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) foi criada na Unifesp em 04 de setembro de 2018, por meio da Resolução nº 01 da ProPessoas, em atendimento a Norma Operacional de Saúde do Servidor (NOSS) - Portaria Normativa nº 03 de 07 de maio de 2010 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Em sua composição existem membros indicados, membros eleitos e membros natos. Os natos são os Técnicos de Segurança do Trabalho, um de cada campus, da Reitoria e do HU.

Com o processo eleitoral interno da Unifesp de 2018 foi possível eleger os primeiros membros eleitos da comissão, que iniciaram os trabalhos em fevereiro de 2019 coordenados, no primeiro momento, pela Dra. Larissa Fiorentini e em seguida pela Prof.ª Gisele Grinevicius Garbe, ambas eleitas internamente pelos membros da CISSP para desempenhar à coordenação dos trabalhos da Comissão.

A prioridade dessa primeira gestão foi a elaboração do Regimento Interno da CISSP e apesar do mandato de apenas um ano dos membros eleitos, a comissão elaborou a campanha “Abril Verde", relacionada ao Dia Mundial de Prevenção aos Acidentes de Trabalho e também, com o apoio da Pró-Reitoria de Administração (Proadm), da Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (ProPessoas), do Núcleo de Segurança, Medicina do Trabalho e Perícias Médicas (SESMT) e da Reitoria, elaborou o edital para a terceirização dos exames periódicos dos servidores (em processo).

Em 2019 no processo eleitoral da Unifesp, foram eleitos novos membros da Comissão e também reeleitos alguns membros que novamente se candidataram com o intuito de darem continuidade aos trabalhos iniciados pela primeira gestão. Com isso, deu-se início a memória da CISSP e continuidade aos trabalhos iniciados.

Em 2020 em reunião ordinária da CISSP realizada no mês de março, houve a apresentação dos novos membros eleitos e a despedida da então coordenadora Prof.ª Dr.ª Gisele Grinevicius Garbe que, após relato dos trabalhos realizados e breve apresentação dos membros, passou o bastão da coordenação para a Prof.ª Dr.ª Ana Claudia Fiorini que foi indicada pelos presentes a assumir a coordenação pró-tempore da Comissão.

Com a participação atuante de mais membros em relação a gestão anterior, a comissão finalizou a elaboração do Regimento Interno e enviou para aprovação do ConPessoas, criou GTs para facilitar os trabalhos e conseguir dar atenção à assuntos que são demandas dos servidores da Unifesp há algum tempo, como o mapeamento de risco e exames periódicos. Vale ressaltar que desde 2005, anterior à criação da CISSP, já  existia a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do HSP/HU Unifesp.

Estamos prontos!  Juntos pretendemos cuidar da sáude dos servidores!