Aprovado o Projeto de Pesquisa "Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer da Rede Cedes"

Chamada pública 001/2015 do Ministério do Esporte (publicada no DOU 20/07/2015, seção 3 e Portaria 220, seção 1 no DOU de 21/07/2015) aprovou o Projeto sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Nara Rejane Cruz de Oliveira, docente do Departamento de Ciências do Movimento Humano do Campus Baixada Santista da Unifesp. O objeto de cooperação é a estruturação e funcionamento de centros de desenvolvimento de pesquisas em políticas públicas de esporte e lazer da Rede CEDES do referido Ministério. 

Trata-se projeto inédito tanto no âmbito local quanto nacional, considerando que esta chamada pública aprovou apenas um Centro em cada Estado brasileiro. Assim, este Centro de Pesquisas sediado na UNIFESP - Campus Baixada será a referência do Estado de São Paulo para todo o Brasil. Cabe ressaltar que o projeto será desenvolvido em parceria com a USP - Campus Zona Leste (USP Leste), fato que contribui para a aproximação efetiva entre duas prestigiadas e qualificadas instituições de ensino e pesquisa no Estado de São Paulo, além de promover o desenvolvimento técnico-científico em dois Campi relativamente recentes nestas instituições.

O "Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas de Esporte e de Lazer da Rede Cedes do Estado de São Paulo tem por objetivo geral: Criar, estruturar e desenvolver junto a instituições em regiões emergentes de São Paulo (UNIFESP Baixada Santista e USP Leste) polos inéditos de pesquisas com vistas à qualificação das políticas públicas de esporte e lazer, frente a demanda por conhecimento científico socialmente referenciado e sua divulgação (tanto no âmbito acadêmico quanto comunitário), o fomento à inovação e ao desenvolvimento regional, a formação para atuação crítica no campo do esporte e lazer, a compreensão e análise ampliada das políticas públicas de esporte e lazer e suas repercussões no contexto dos megaeventos esportivos, especialmente no Estado de São Paulo.

O projeto conta ainda com financiamento no valor de R$ 230.674,66, valor que será utilizado para compra de materiais equipamentos, produção científica, bem como bolsas de pesquisa e apoio técnico em seus dois anos de vigência. Para sua implementação, deverá ser celebrado Convênio entre Ministério do Esporte e UNIFESP. A documentação devidamente preenchida e assinada (relação de documentos a serem assinados e encaminhados anexa) deverá ser enviada com urgência ao Ministério do Esporte, visto que o deadline é 11/12/2015. Justificamos o curto prazo devido ao Ministério do Esporte ter enviado apenas no final da semana passada a documentação do convênio preenchida e aprovada. Certos de contarmos com a colaboração para agilização deste processo, desde já agradecemos.

Comunicado enviado pela Profa. Dra. Sylvia Helena Souza da Silva Batista, Diretora do Campus Baixada Santista

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse