Procedimentos Pós-Doutorado

Procedimentos para Finalização do Pós-Doutorado

Pós- Doutorando deve dirigir-se a Secretaria de Pós-Graduação onde está matriculado (a) com a documentação abaixo gravada em mídia digital em formato pdf. 

1.Relatório final do Projeto desenvolvido pelo Pós-Doutorando na Instituição.  Caso o mesmo tenha sido bolsista de alguma agência de fomento e teve que apresentar relatório final ao término da bolsa, poderá aproveitar o mesmo relatório para o término do Pós-Doutorado; 

2.Carta de submissão para publicação de artigo ou artigo já publicado ou equivalente a área de conhecimento; 

3.Parecer final do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP. 

Procedimentos na Secretaria do Programa de Pós-Graduação

1. O Secretário (a) do Programa efetua a finalização no Sistema Acadêmico, por meio da "CEPG Área Exclusiva - Teses/Projetos" gerando o a) Protocolo de Envio de Projeto e b) Parecer de Finalização de Pós-Doutorado os quais deverão ser assinados pela Coordenação do Programa e Supervisor,

 2. Junta- se aos itens a) e b), a mídia digital com documentos gravados para entrega na Pró- Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa a fim da emissão do Certificado de Pós Doutorado que estará disponível para retirada em até 30 dias após passar na Reunião do Conselho de Pós- Graduação e Pesquisa (CPGPq) de acordo com  o calendário disponível em http://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/propgpq/conselho-de-pgpq/calendario-das-reunioes 

Serão considerados para efeito, a documentação que seja entregue nesta Pró- Reitoria até às 16:00 da segunda- feira da semana que antecede a data da reunião do Conselho, ficando para o mês seguinte a documentação que chegar após a segunda- feira.

Não aceitaremos documentação de finalização encaminhada por e-mail.

Procedimentos para Matrícula do Pós-Doutorado

Segue abaixo os procedimentos e relação de documentos para matrícula no Pós- Doutorado.

1) O Pós- Doutorando deverá dirigir- se a Secretaria do Programa de Pós-Graduação de interesse para iniciar oficialmente o ingresso na Instituição;

2) O (a) Secretário(a) insere o CPF, data de nascimento e o Professor Supervisor do Pesquisador por meio do acesso a CEPG "Área exclusiva" no site da Pró- Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa (http://172.16.3.2/dpd/pg/index.htm); 

3) Após esse procedimento Pós- Doutorando acessa a área de "Pré-matrícula alunos", disponível no site da Pró- Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa ( http://www.unifesp.br/reitoria/propgpq/  ) preenchendo o formulário de pré-matrícula e anexando* os documentos pertinentes a matricula via sistema. 

 

*Documentos a serem anexados via sistema  (não é necessário o envio de cópias em papel) conforme citado na descrição acima:

•       RG (formato pdf)

•       CPF (formato pdf)

•       Título de Eleitor (formato pdf)

•      Cópia do certificado ou diploma do título de doutor ou comprovante de solicitação de certificado ou do diploma do título de doutor (não aceitaremos a ata de defesa) (formato pdf)

•      Currículo Lattes atualizado na Plataforma Lattes para consulta pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (formato rtf)

•      Certidão de nascimento, casamento ou união estável

•      Parecer de Aprovação ou Protocolo de entrada do Projeto no Comitê de Ética constando o nome do Pós- Doutorado a ser matriculado no referido documento (encaminhamento de até 6 meses da data de entrada no CEP do Parecer Final, condicionado ao   cancelamento da matrícula caso não seja comprovada a anuência final para realização da Pesquisa e seus ajustes pelo CEP). Para projetos envolvendo outra Instituição, será obrigatória a apresentação do Projeto no Comitê de Ética da UNIFESP,  independente de já ter sido aprovado no Comitê de Ética da outra Instituição envolvida,

•       Projeto de Pesquisa - Com no máximo dez páginas, deve estar na fonte Arial, tamanho 11, espaço entre linhas 1,5 e conter obrigatoriamente os itens abaixo:

  • Título;
  • Introdução e justificativa;
  • Objetivos, com definição e delimitação do objeto de estudo;
  • Metodologia a ser empregada;
  • Cronograma das atividades relativas à pesquisa e fases subsequentes até o termino do Projeto;
  • Plano de atividades, com indicação da existência de infraestrutura na Instituição, que viabilize a execução do trabalho proposto e do cronograma das atividades formalmente aprovados pelo supervisor;
  • Bibliografia de referência.

4) Ao final do preenchimento e envio dos documentos pelo sistema, imprimir o Formulário (ficha de matrícula, ficha para confecção de crachá, aceite de matrícula e termo de aprovação de responsabilidade), colar  as fotos 3x4, coletar as assinaturas necessárias e encaminhar esse formulário  para a Pró- Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa, pessoalmente, ou via Secretaria do Programa de Pós- Graduação ou via malote (protocolo).

 

(Não é necessário o envio de cópias em papel da documentação pessoal conforme citado na descrição acima)

5) Para Supervisores não vinculados como Orientadores no Programa de Pós- Graduação entrar em contato com esta Pró- Reitoria (propgpq.dac@unifesp.br).

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